segunda-feira, 4 de março de 2013

Bloco 03


Questões para Comissários Bloco III 


 A serotite pode se instalar durante uma descida da aeronave, devido à inadequada equalização da pressão da cabine com a do interior do ouvido médio;

* O tratamento adequado para quadros de hipóxia é oxigenoterapia;

* Falta de repouso, estresse, má alimentação e cruzamento de fusos horários favorecem o aparecimento de fadiga;

* Havendo hipóxia anóxica em paciente consciente, o tratamento adequado será a administração de oxigênio;

* As alterações que surgem no organismo em decorrência das variações da pressão atmosférica, dá-se o nome de disbarismo;

* Em um voo que são cruzados mais de 4 fusos horários, causa ao organismo alteração do ritmo cardíaco;

* Sendo a fadiga aérea causada por excesso de tensão, tanto física quanto mental, o tripulante, para diminui-la, deverá ter um sono fisiológico de 8 horas;

* A diminuição da pressão parcial do oxigênio no organismo é denominada hipóxia;

* A formação de bolhas de nitrogênio em várias partes do organismo recebe o nome de aeroembolismo;

* Durante o voo de cruzeiro, a pressão do ouvido médio, em relação à pressão da cabine da aeronave, deverá estar equalizada;

* A descompressão, isto é, a diminuição progressiva ou rápida da pressão atmosférica em voo age sobre o ouvido médio, seios da face e gases das cavidades digestivas;

* Cefaléia, náuseas, nervosismo e transtornos menstruais pela atuação de sons subsônicos inaudíveis, são influências causadas pelos ruídos e vibrações do avião;

* O consumo de álcool, o tabagismo, a baixa umidade do ar e o constante cruzamento de fusos horários podem levar os comissários a desenvolverem a fadiga aérea;

* A diminuição da taxa de oxigênio no organismo, levando ao aumento da frequência cardíaca e diminuição da acuidade visual, chegando ao desmaio, chama-se hipóxia;

* A sinusite causada pela alteração da pressão atmosférica pode acometer um passageiro durante um voo, principalmente se este estiver gripado;

* Baixa umidade dentro da aeronave causa perda de líquidos. Dentre as complicações causadas, tem-se a desidratação;

* O feijão produz, durante o voo, aerodilatação no aparelho digestivo;

* Os fatores psicossomáticos possibilitam a aposentadoria devido ao stress;

* Numa cabine pressurizada, com o aumento da altitude, ela permanece equalizada;

* Sintomas de cefaléia, formigamento no corpo e falta de coordenação motora indicam aeroembolismo;

* São sintomas de hipóxia: euforia, belicosidade e irritabilidade;

* Em uma turbulência, onde o avião sofre uma inclinação, os passageiros podem apresentar desorientação espacial;

* Um dos fatores que acarreta perda de líquido durante o voo é o baixo teor de umidade relativa dentro da cabine;

* Aeroembolismo caracteriza-se por formação de bolhas de nitrogênio pelo corpo;

* Os sintomas mais comuns em passageiros expostos a hipóxia de altitude são alterações visuais e leves desmaios;

* A labirintite é uma patologia vinda do ouvido interno;

* A deficiência de oxigênio, ao nível dos tecidos orgânicos, é melhor representada pela hipóxia;

* Um indivíduo apresenta hipóxia por intoxicação pelo monóxido de carbono. É do tipo hipóxia anêmica;

* No caso da hipóxia hipêmica, o tratamento é oxigenoterapia e transfusão sanguínea;

* Na tolerância à hipóxia, tem-se que, quanto menor a altitude, maior a tolerância;

* Um passageiro que apresenta dispnéia deve receber de imediato oxigênio por máscara na posição sentada;

* No interior do ouvido médio existe ar;

* O ouvido médio comunica-se com o exterior por meio da trompa de eustáquio;

* Uma criança de colo, tanto no pouso quanto na decolagem da aeronave, apresenta choro forte, com movimentação e contração dos braços. Provavelmente a causa dessa inquietação seja dor de ouvido;

* A dor de ouvido causada durante os procedimentos de subida e descida da aeronave se deve à aerotite;

* Radiações cósmicas não é exemplo das alterações do ciclo circadiano;

* O medo é comum nos passageiros em viagens aéreas, por isso, a presença do comissário é de suma importância, porque o medo pode levar a uma parada cardíaca;

* A histeria de conversão deve ser tratada com respeito, devendo o comissário procurar tranquilizar o doente;

* Os passageiros apresentam-se com várias características pessoais diferentes entre si. A este grupo denominamos de heterogêneo;

* Passageiro que demonstra medo sempre recorre ao comissário de bordo, procurando ajuda e apoio. Portanto, deve-se apoiá-lo moralmente, mostrando a segurança de nossas aeronaves;

* Havendo a descompressão súbita e acidental da cabine, os passageiros deverão receber imediatamente oxigênio por máscara;

* A descompressão em voo age sobre o ouvido médio, os seios da face e os gases das cavidades digestivas;

* A melhor medida de proteção do passageiro contra o aeroembolismo é a cabine pressurizada;

* Os dois principais gases atmosféricos que devem ser conhecidos pelo socorrista de bordo são oxigênio e nitrogênio;

* À medida que se ganha altura na atmosfera, a pressão atmosférica diminui;

* A hipóxia é causada pela baixa da pressão parcial do oxigênio no ar alveolar;

* Para minimizar a secura da mucosa nos voos de cabine pressurizada, sugere-se hidratação abundante;

* O oxigênio e o nitrogênio participam, no ar atmosférico, respectivamente com 21% e 78%;

* Os sintomas e sinais do aeroembolismo começam a manifestar-se a partir de 30.000 pés;

* Com o aumento da altitude, a temperatura diminui;

* As aerossinusites e aerotites são desencadeadas pelas oscilações da pressão atmosférica;

* A medida da pressão atmosférica ao nível do mar é 760 mm Hg;

* O labirinto e canais semi-circulares são responsáveis pela nossa orientação espacial e equilíbrio;

* A membrana timpânica situa-se no ouvido médio e externo;

* A falta de oxigênio nos tecidos orgânicos é conhecida por anóxia;

* A administração prolongada de oxigênio em passageiro portador de doença pulmonar pode acarretar uma parada respiratória;

* A queda da pressão parcial do oxigênio acarreta o mal da altitude;

* Se um tripulante viaja com um dente cariado ou mal obturado, pode apresentar aerodontalgia;

* O efeito no corpo humano com a descompressão é a diminuição da pressão;

* Inclinação e turbulência são alguns dos fatores que podem levar a desorientação espacial;

* Um passageiro apresentou hipoxemia. Pode-se dizer que esta teve origem com a queda da pressão parcial do oxigênio em grandes altitudes;

* Uma causa que pode determinar a fadiga aérea é o ritmo circadiano;

* A manobra de valsava é usada na recuperação da ventilação do ouvido médio;

* Sensação vaga de mal estar, palidez, sudorese, discreta hipotensão, náuseas e até vômitos são sintomas de
mal do ar;

* Febre é causa comum da convulsão na criança;

* Em passageiros desmaiados que já se encontram deitados no corredor, é fundamental colocá-los de lado com a cabeça fletida para trás, porque, no caso de vômitos, evita a aspiração desse material para os pulmões;

* Um passageiro apresenta dor forte e constante no tórax, podendo irradiar-se para os braços, sudorese,
agitação e aparência de sofrimento com palidez e pulso fino. Neste caso, provavelmente, está ocorrendo um infarto agudo no miocárdio;

* Um passageiro apresenta, repentinamente, placas avermelhadas por todo o corpo, acompanhadas de coceira e inchaço. Neste caso, provavelmente, está ocorrendo uma reação alérgica;

* Caso um passageiro apresente enjoo intenso seguido de vômito, o atendimento adequado será ministrar-lhe antiemético e suspender a alimentação;

* Entre outros fatores inter-relacionados, as reações vagotônicas, hiperexcitabilidade do labirinto e deslocamento de vísceras, são alguns dos sintomas que definem o mal do ar;

* Em passageiros que apresentem diarréia abundante, poderá ocorrer uma grave complicação, como a desidratação;

* Palidez, mucosas descoradas, pulso rápido e fino e extremidades frias caracterizam a lipotimia;

* A situação caracterizada pela sensação de que as coisas estão girando, recebe o nome de vertigem;

* Um passageiro, após grande ingestão de bebidas alcoólicas, apresenta-se com sudorese intensa. Para tratamento nesses casos, deve-se administrar café com açúcar na falta de água açucarada;

* Uma dor constante que não se modifica com a respiração ou posição, nem melhora com vasodilatador coronário, durando de 30 minutos a várias horas, é um sintoma característico de infarto do miocárdio;

* Para o atendimento a um passageiro com enjoo, deve-se reclinar a cabeça para trás, melhorar a ventilação e afrouxar as vestes;

* Inicialmente em um quadro de diarréia deve-se, de modo geral, suspender a alimentação e dar líquidos;

* Entre outros sinais, a má coordenação motora, as náuseas, os vômitos e a hipotermia são os principais sintomas de alcoolismo agudo;

* O uso de medicamentos que contenham em sua fórmula sulfa ou penicilina pode provocar uma reação alérgica;

* De modo geral, o comissário não deve ministrar medicamentos. Em alguns casos, poderão ser ministrados colírio, anti-séptico, anti-térmicos e analgésicos leves;

* Uma pessoa prestes a sofrer um desmaio (lipotimia) deve ter sua cabeça mantida baixa para que seja aumentada a irrigação cerebral;

* A angina é um tipo de ataque cardíaco que ocorre quando o tecido cardíaco fica pobre em oxigênio, sem que ocorra a morte celular;

* Colocar o indivíduo em lugar fresco e bastante ventilado, protegido dos raios solares, afrouxando as suas roupas e colocando bolsa de gelo na fronte, são procedimentos adotados em pessoas acometidas de insolação ou intermação;

* No atendimento imediato a um desmaio deve-se afrouxar as vestes e colocar a cabeça mais baixa que o corpo;

* A conduta realizada em um epilético será proteção do mesmo para que não se machuque ao debater-se;

* Nos passageiros que se excedem na bebida alcoólica e que passam a apresentar quadro de coma superficial, podemos colocá-los deitados com a cabeça fletida para trás e virada para o lado;

* Em pessoa alcoolizada, porém não agressiva, deve-se oferecer líquidos bem açucarados;

* A alergia causada por alimentos pode ser perigosa, pois em alguns passageiros podem levar à parada respiratória;

* São causas comuns de diarréia à bordo: medo, abuso de bebidas alcoólicas e alimentação;

* A hipertermia pode se tornar uma grave manifestação, porque pode causar convulsão na criança;

* Um passageiro que apresenta “coceira” intensa no corpo, associada na garganta e tosse seca, deve
receber de imediato antialérgico (fenergan);

* As conjuntivites são frequentes a bordo, em virtude do ressecamento da cabine de passageiro. Com vermelhidão e coceira nos olhos, aconselha-se o uso de colírios;

* A asma brônquica causa dispnéia;

* Após grande ingestão de bebida alcoólica, um passageiro apresenta-se caído e com sudorese intensa. Deve-se administrar café com açúcar ou água açucarada;

* Em pessoas que apresentam diarréia abundante, uma grave complicação que poderá ocorrer será desidratação;

* Um passageiro sente forte dor na região abdominal direita que se estende para o membro inferior direito. Fica na posição antálgica e apresenta febre alta. Estes sintomas são classificados como urgência, pois o tratamento deve ser iniciado dentro de poucas horas, havendo risco de complicações;

* Em passageiros desmaiados o socorro imediato deve ser deixá-lo deitado elevando suas pernas;

* Hepatite, meningite e tuberculose são doenças infecto-contagiosas;

* Existem vários fatores determinantes de diarréia a bordo, como o medo associado ao excesso alimentar;

* Para evitar a febre amarela deve-se ser vacinado;

* A transmissão da hepatite não ocorre através da respiração;

* A malária e a doença de chagas são consideradas doenças endêmicas;

* Icterícia é um dos sintomas da febre amarela;

* Com relação à Aids, pode-se afirmar que não é transmissível pelo contato interpessoal;

* A hepatite, meningite e tuberculose são classificadas como doenças infecto-contagiosas;

* Segundo o regulamento sanitário internacional, a única doença relacionada à atual exigência de um certificado internacional de vacinas é a febre amarela;

* Sarampo, tuberculose e gripe são doenças infecto-contagiosas;

* Coqueluche, rubéola e sarampo são as doenças mais comuns na infância;

* As doenças endêmicas mais comuns no Brasil são malária, febre amarela e esquistossomose;

* Os sintomas mais comuns apresentados em uma meningite são rigidez na nuca, cefaléia e náuseas;

* Principais sintomas da meningite são rigidez na nuca, cefaléia e náuseas;

* Para combater a malária e a febre amarela é necessário combater os mosquitos, evitar águas empoçadas e se vacinar contra a febre amarela;

* Sarampo, rubéola e coqueluche são doenças contagiosas que constituem quadros característicos da infância e que está contra indicada ao voo;

* Um passageiro apresenta dor intensa pré-cordial que se irradia para o membro superior, seguindo o pescoço, mandíbula e abdômen, durante 15 minutos. Diz-se que ele apresenta angina pectoris. Deve-se deixá-lo de jejum, repouso absoluto e dar um vaso dilatador;

* Um passageiro apresenta distúrbio de comportamento, taquisfigmia, hipotermia, má coordenação motora, distúrbios de consciência indo até o coma. Tudo isto porque ingeriu altas doses de uma substância líquida que não é água. Portando, pode-se dizer que ele tem hipoglicemia devido à ingestão excessiva desta substância;

* Em determinada região encontra-se um criadouro natural de mosquito do gênero anopheles. O local é propício para a malária;

* A leptospirose é uma doença transmitida por roedores do tipo ratos;

* A malária é mais comum no Amazonas, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso;

* As patologias da boca podem ser evitadas com o hábito de escovar os dentes com pasta dentifrícia, diariamente;

* Na higiene do corpo humano, para restabelecer a oxigenação cutânea natural, deve-se tomar banho diariamente com sabonete comum;

* São fatores que contribuem para a saúde, proporcionando uma boa aparência pessoal, o asseio corporal, alimentação equilibrada e descanso;

* O sono é uma necessidade biológica regulada pelos mecanismos autônomos do cérebro. Portanto, a insônia forçada induz a uma redução de eficiência e dos reflexos;

* Numa altura de aproximadamente 25.000 pés, o TUL será de aproximadamente 5 minutos;

* O sono é primordial para a saúde, pois a insônia acarreta aumento do desgaste e diminuição dos reflexos;

* Dentro do ouvido médio temos ar;

* Um dos fatores que impede a tendência dos pulmões se colarem chama-se pressão interpleural;

* O bióxido de carbono é importante no estímulo do centro respiratório;

* Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma pessoa, para ser considerada saudável, deve estar em equilíbrio mental, social e físico;

* Deve-se manter a higiene bucal através da escovação com escova e creme dental, sendo que na arcada superior, em movimentos circulares, de cima para baixo;

* O termo higiene se traduz com cuidados diários, como asseio corporal, alimentação e sono;

* O processo da troca de gases entre o meio e as células que compõem o organismo chama-se difusão;

* Chama-se a junção do monóxido de carbono com a hemoglobina de carboxihemoglobina;

* A substância que é secretada pelo epitélio alveolar chama-se surfactante;

* A principal função da respiração é fornecer oxigênio aos tecidos e eliminar gás carbônico;

* Das células que compõem o tecido sanguíneo, as responsáveis pelo transporte de oxigênio são os eritrócitos (hemácias);
* A tuba auditiva comunica o ar contido dentro do ouvido médio com o exterior;

* Devido à possibilidade de provocar uma emergência obstétrica, o voo deve estar contra indicado para gestantes acima do sétimo mês;

* Caso haja iminência de um parto a bordo, o comissário deverá, como primeira providência, comunicar o chefe de equipe ou ao comandante e procurar um médico a bordo;

* O cordão umbilical do feto deverá ser ligado a, aproximadamente, 5 dedos transversos da parede abdominal, para favorecer-se a formação do côto umbilical;

* Assim que o feto nascer, deve-se mantê-lo de cabeça para baixo e limpar boca e nariz;

* O procedimento adotado com um bebê ao nascer é: limpá-lo, desobstruindo as vias aéreas e agasalhar;

* A última fase do parto é eliminar a placenta;

* A bordo de uma aeronave comercial em voo, a gestante deve aplicar seu cinto de segurança no baixo ventre;

* Se houver ruptura do períneo por ocasião do parto a bordo, deve-se fazer hemostasia local com gaze ou panos limpos;

* O primeiro sintoma de uma passageira que se encontra em trabalho de parto são as contrações uterinas;

* Havendo dois comissários para prestarem, em conjunto, o mesmo tipo de socorro em uma criança, o ritmo deverá ser 5 MCE para 1 RA;

* Havendo um comissário para prestar os primeiros socorros a um passageiro que necessita massagem cardíaca externa (MCE) e respiração boca-a-boca (RA), o ritmo combinado para ambas as manobras deverá ser 15 MCE para 2 RA;

* A um passageiro com parada respiratória deve-se, de imediato, fazer respiração boca-a-boca numa frequência de 12 a 20 incursões por minuto;

* O uso de oxigênio a bordo pode ser feito de maneira criteriosa, observando-se a necessidade para tal e o tempo ideal de uso;

* Os passageiros que estão sob oxigenoterapia por máscara devem ser atentamente vigiados, porque pode evoluir para parada respiratória;

* A respiração boca-a-boca está indicada na parada respiratória;

* O uso de oxigênio com máscara está indicado nos passageiros com dispnéia e cianose;

* A midríase paralítica é característica da parada cardio-respiratória;

* Passageiros que apresentam ausência de movimentos respiratórios, de pulso carotídeo e também presença de midríase, deve ser submetido de imediato a massagem cardíaca e respiração boca-a-boca de maneira coordenada;

* A uma vítima de asfixia por corpo estranho e que se encontra com parada respiratória, deve-se procurar retirar o corpo estranho e, em seguida, se necessário, aplicar a respiração artificial;

* Em um passageiro com parada cardio-respiratória, deve-se colocá-lo deitado e fazer massagem cardíaca e respiração boca-a-boca, numa proporção de 15 massagens para cada 2 respirações (15X2) se estiver sozinho ou acompanhado;

* Na parada respiratória deve-se aplicar a respiração artificial de imediato;

* A vítima de infarto deve permanecer em repouso;

* A respiração artificial deve ser feita com a frequência de 16 vezes/minuto;

* Pode-se determinar a pulsação de um passageiro preferencialmente nas artérias radiais e carotidianas;

* Um tripulante sofreu uma fratura de fêmur, tendo a pele rompida por um fragmento ósseo. O tipo de fratura é exposta;

* A imobilização provisória é feita sem que se tente fazer redução do foco da fratura, ou sem redução da luxação;

* Ao imobilizarmos provisoriamente um caso fraturado, cujos fragmentos estejam fora do lugar, não devemos colocá-lo na posição normal, porque evita possível ruptura de um vaso sanguíneo;

* Um tripulante ao fazer a barba cortou-se com a gilete, e realizou uma ferida incisa;

* A imobilização de uma fratura deve ser feita através de talas rígidas;

* Nas contusões ocorridas a bordo, o melhor analgésico é gelo no local;

* A imobilização provisória é obrigatoriamente feita nos passageiros que tenham sofrido uma luxação ou fratura;

* O grande queimado é aquele que apresenta grande extensão de pele queimada acima de 20% de área corporal;

* Uma queimadura de 2o grau atinge epiderme e derme;

* Nas queimaduras leves, a conduta imediata é colocar compressas frias;

* Nas queimaduras de 2o grau deve-se colocar compressa de água ou soro fisiológico sobre a lesão;

* O melhor meio de transporte para acidentados é a maca;

* Em um passageiro que apresente ferimento por um corte, da caixa de primeiros socorros, deve-se utilizar para o atendimento sabão, mertiolate, gaze, pinça e esparadrapo;

* Para se remover a água das vias aéreas, em caso de afogamento, a vítima deve ser colocada em decúbito ventral;

* A medicação adequada para que se possa combater a febre é o antitérmico;

* Manipular um membro fraturado não é um procedimento adequado. O risco que poderá ocorrer é a ruptura de uma artéria;

* Quando for executada a RCP por somente um socorrista, a cada duas ventilações executadas deverá ser efetuada 15 massagens;

* Os passageiros inconscientes devem ser transportados com a cabeça lateralizada, pois no caso de vômito, evita a aspiração;

* Um curativo no globo ocular deve ser oclusivo;

* Para se fazer a respiração boca-a-boca, o paciente deve ser colocado em decúbito dorsal, com a cabeça em hiperextensão;

* Insolação e intermação são fenômenos causados pelo calor;

* A ausência de movimentos respiratórios é uma apnéia;

* Entorse é um tipo de lesão que, devido a um movimento anormal, compromete as peças ósseas que se articulam, sem, no entanto, acarretar perda da relação entre as mesmas;

* A exposição excessiva ao sol pode provocar uma queimadura de 1o grau;

* O tipo de hemorragia que ocorre no organismo, onde o sangue não se exterioriza, ficando retido em alguns órgãos localizados, por exemplo, no abdômen, tórax e caixa craniana, denomina-se hemorragia interna;

* Caso um acidentado apresente um ferimento com hemorragia abundante em um membro, o método de hemostasia a ser empregado será o de compressão;

* Luxação é uma lesão que ocorre em articulações;

* No caso de fratura em que o osso atravesse a pele, tem-se uma fratura do tipo exposta;

* As queimaduras de 1o, 2o e 3o grau atingem, respectivamente, epiderme/epiderme e derme/epiderme, derme e tecidos profundos;

* Na avaliação da respiração, a frequência normal dos movimentos respiratórios é de 12 a 20 por minuto. Se o número desses movimentos estiver acima de 20 por minuto, caracteriza-se uma taquipnéia;

* Caso um passageiro apresente enjoo intenso, seguido de vômito, o atendimento adequado será ministrar-lhe antiemético e suspender a alimentação;

* Para proceder-se a massagem cardíaca externa, deve-se colocar o passageiro em lugar fixo e duro, estando o mesmo em decúbito dorsal;

* A gravidade de uma queimadura é determinada pela quantidade de pele queimada;

* Um passageiro encontra-se em parada respiratória, vítima de asfixia por corpo estranho. O atendimento adequado será retirar o corpo estranho e, se necessário, aplicar a respiração;

* Uma lesão de cabeça, em que haja sangramento intenso, porém sem maiores complicações e na qual o passageiro mantenha-se consciente, é do tipo superficial;

* Uma fratura na qual o osso se parte na totalidade de sua espessura é do tipo completa;

* O procedimento de emergência que faz cessar a hemorragia de um ferimento denomina-se hemostasia;

* As feridas provocadas por agentes cortantes afiados são do tipo incisas;

* Identifica-se o traumatismo ocular interno quando são afetados a córnea e o globo ocular;

* Ausência de pulso e pupilas dilatadas são sintomas que indicam que o passageiro apresenta parada cardíaca e necessita de massagem cardíaca externa;

* Uma queimadura de 3o grau caracteriza-se por necrose;

* Colocar o passageiro sentado com a cabeça para trás e apertar-lhe as narinas durante 5 minutos é o tratamento adequado em caso de hemorragia nasal;

* Em casos de ingestão acidental ou voluntária, de doses letais de medicamentos, deve-se fazer uma lavagem gástrica, se o passageiro estiver consciente e se a ingestão tiver ocorrido há, no máximo, 4 horas;

* Na avaliação da respiração, a frequência dos movimentos respiratórios acima do valor normal e taquipnéia;

* A sequência correta no atendimento da parada cardíaca é desobstrução das vias aéreas, ventilação e massagem;

* O primeiro socorro adotado frente a uma contusão leve é aplicação de frio no local e analgésico;

* Nas queimaduras de 2o grau, deve-se colocar compressas geladas e não furar as bolhas;

* Uma hemorragia que jorra em jatos, acompanhando o ritmo da pulsação, com coloração vermelho-vivo e aspecto espumoso é do tipo arterial;

* Um dos perigos da hipotermia é a convulsão;

* Como primeira medida de assistência no caso de socorro a um passageiro que apresente crise convulsiva epilética, deve-se afrouxar as vestes e deixá-lo debater-se, protegendo-o;

* Havendo necessidade de solicitação de médico a bordo, cabe ao comissário anotar o nome e o CRM correspondente;

* Para uma pessoa com parada respiratória, o método boca-a-boca é indicado, pois o ar expirado pelo socorrista e introduzido na vítima, além de oxigênio, tem gás carbônico, que é estimulante do centro respiratório;

* Um passageiro apresenta-se com cefaléia, náuseas, ânsia, mal estar epigástrico, chegando até o vômito. Diz-se que apresenta mal do ar, devido ao movimento da aeronave;

* Um passageiro apresenta-se com enjoo. A conduta é fletir a cabeça para trás, fechar os olhos, respirar profundamente e administrar um antiemético;

* Em uma construção, o servente de pedreiro acidentou-se e parte da lança do portão atravessou seu
abdômen. Esse ferimento é classificado como penetrante;

* Politraumatizado é um indivíduo que apresenta traumas variados em vários segmentos corpóreos;

* A conduta que se deve adotar em caso de queimaduras é não furar as bolhas, lavar com água em abundância, imobilizar com gaze vaselinada e ataduras, se possível;

* Diz-se que um indivíduo é um grande queimado quando a extensão da área corporal lesada for superior a 20%;

* São sintomas graves de intermação: dor de cabeça, anorexia, hipertermia, convulsões e até morte;

* Se uma superfície áspera atritar com uma determinada área corpórea, tem-se ferimento do tipo escoriação;

* A conduta em caso de queimadura a bordo é colocar compressas de água fria por mais ou menos 15 minutos;

* O tratamento do quadro: formigamento, entorpecimento que pode chegar até a perda da consciência, isto devido à queda de dióxido de carbono, é tranquilizar a vítima e fazê-la realizar apnéia, e caso não consiga com essas técnicas, fazê-la respirar no saco de papel ou de vômito;

* Em uma imobilização provisória, o tipo de tala adequada é rígida sem pressão excessiva;

* A conduta a ser adotada no atendimento dado a passageiro com hematêmese é lateralizar a cabeça, colocá-lo em decúbito dorsal e colocar gelo;

* O homem sobrevive por 5 minutos se estiver totalmente privado de oxigênio;

* Em uma hemorragia nasal (epistaxe), deve-se fazer tamponamento das fossas nasais, compressas das asas nasais e fletir a cabeça para trás na posição sentada;

* O que caracteriza o tipo de hemorragia arterial são os jatos intermitentes (pulsátil), a cor vermelho vivo e grave e pela grande quantidade de sangue perdido. A venosa é contínua, vermelha escura e em menor quantidade. A capilar é sempre em pequenas quantidades, contínua e, portanto, de pequena gravidade;

* Uma vítima sofreu um ferimento no braço direito, cuja hemorragia só pode ser coibida com um garroteamento, que foi mantido durante 6 horas, tempo que durou para chegar ao hospital. No hospital, tiveram que lhe computar o braço. Conclui-se que o torniquete aplicado deveria ser afrouxado a cada 15 minutos;

* A vítima portadora de uma séria hemorragia, se transportada, deve ser mantida com a cabeça mais baixa que o corpo;

* A hemorragia resulta numa lesão vascular;

* É norma, em primeiros socorros, afrouxar-se ligeiramente o garrote, num processo de hemostasia, a cada
15 minutos;

* A primeira medida tomada diante de uma hemorragia é comprimir o local que sangra;

* Quando, em um ferimento, fazemos cessar uma hemorragia, estamos praticando a hemostasia;

* Passageiro que sofreu um ferimento que apresenta sangramento intenso e contínuo. Esta hemorragia é venosa;

* A hemorragia arterial, por ser grave e não coibida, deve ser tratada usando-se o garrote com afrouxamento a cada 15 minutos;

* Nas hemorragias internas de passageiros a bordo, o único recurso que pode ser utilizado é colocá-lo deitado com as pernas para cima, apoiadas no encosto da poltrona;

* Em um acidente de aviação, um passageiro sofreu contusão nasal, que começou a sangrar pela narina direita. O primeiro socorro será manter a vítima recostada numa cadeira, fletir sua cabeça para trás e comprimir a asa do nariz do lado afetado de encontro ao septo nasal;

* O garrote ou torniquete é uma medida de hemostasia que deve ser aplicada só se a compressão no local não der certo, desde que seja nos membros;

* A vítima de acidente que já perdeu mais de um litro de sangue apresenta-se com palidez e pulso rápido;

* O uso de garrote tem complicações posteriores muito graves. Por isto, ao aplicá-los, deve-se apertar por 15 minutos, deixando frouxo por 30 segundos a seguir;

* Em termos de gravidade, a hemorragia mais importante na pessoa humana é a arterial;

* As bolhas de queimaduras devem ser mantidas íntegras;

* Uma queimadura de 2o grau caracteriza-se por bolhas ou flictemas;

* Uma queimadura de 1o grau caracteriza-se por eritemas;

* Diz-se que um indivíduo apresenta queimadura de 3o grau quando nota-se a presença de escaras amareladas com tecido enegrecido ao redor e não dói;

* A insolação e a intermação ocorrem, respectivamente, por exposição ao sol por períodos prolongados e em locais sem ventilação ou superaquecidos;

* A profilaxia para insolação e intermação é ingerir líquidos em abundância, não se expor por prolongados períodos ao sol e lugares ventilados;

* Em um pouso de emergência, o passageiro feriu sua cabeça levantando um retalho do couro cabeludo. O ferimento traumático produzido foi lacercontuso;

* Ao depilar a perna uma pessoa cortou-se. O tipo de ferida estabelecida é incisa;

* A queimadura de 2o grau atinge, respectivamente, epiderme e derme;

* A característica da queimadura de 1o grau é eritema e dói muito (ardência);

* A conduta em caso de trauma abdominal será colocar a vítima em decúbito dorsal e pernas fletidas para diminuir a dor;

* Em um acidente a vítima encontra-se com a presença de corpo estranho encravado no abdômen. A sua conduta será imobilizar o corpo estranho e, caso haja vômito, lateralizar a cabeça;

* No atendimento pré-hospitalar (APH), o socorrista deverá dar o suporte básico no local para que, posteriormente, seja realizado o atendimento definitivo;

* No estado de choque, o comissário deve executar o seguinte tratamento, em benefício do passageiro: repouso absoluto + aquecimento + cabeça baixa;

* Palidez + mucosas descoradas + pulso rápido e fino + extremidades frias caracteriza-se o estado de choque;

* Uma vítima se encontra pálida com pulso rápido e sudorese intensa. A suspeita do quadro mórbido que acomete e o primeiro socorro que deve-se fazer são, respectivamente, estado de choque e mantê-la agasalhada e de cabeça baixa;

* No choque hipovolêmico ocorrido por perda sanguínea arterial, como socorro imediato deve-se colocar o passageiro no corredor, com as pernas para cima, apoiadas no assento;

* Choque hipovolêmico se caracteriza por taquicardia, sudorese, palidez da pele, alterações da consciência e incapacidade para ficar de pé;

* Taquicardia caracteriza-se por frequência do pulso arterial maior que 100 bpm;

* Ausência de pulso e pupilas dilatadas são sinais que nos autorizam dizer que um passageiro tem parada cardíaca e a fazer massagem cardíaca externa;

* Uma queimadura de 3o grau atinge epiderme, derme e tecidos profundos;

* A principal complicação imediata de uma queimadura de grande extensão é perda de líquidos e eletrólitos;

* Uma queimadura de 3o grau caracteriza-se por necrose de tecidos;

* Uma queimadura de 1o grau atinge a epiderme;

* A gravidade de uma queimadura se analisa pela extensão da lesão;

* Os órgãos do abdômen são bastante vulneráveis a lesões por traumatismos, porque o abdômen não apresenta arcabouço ósseo;

* Chama-se de ITCH a presença de bolhas de nitrogênio na pele;

* Um passageiro acidentado só pode ser removido do local onde se encontra depois de ser devidamente examinado e se forem usadas técnicas de transporte;

* No caso de corpo estranho nos olhos, o procedimento correto é pingar soro fisiológico, colírio, fazer curativo oclusivo e esperar o médico;

* No caso de um corpo estranho na laringe de um acidentado, a conduta indicada é colocá-lo em decúbito dorsal com compressão no peito;

* Para fazer uma respiração boca-a-boca, a cabeça da vítima deverá estar hiperestendida;

* Nas lesões abdominais profundas deve-se deixar o paciente em jejum;

* Ao cair substância química no olho, o curativo empregado deve ser oclusivo frouxo;

* Para estancar hemorragia em fratura de mandíbula, deve-se proteger o ferimento, apoiando a fratura;

* Deve-se realizar um curativo na seguinte sequência: - hemostasia, - antissepsia, - imobilização com bandagens, entre outros;

* Antes de cuidar de um ferimento deve-se lavar as mãos antes do ferimento ser tocado, desengordurar a pele, fazer a tricotomia no local e depois realizar o curativo;
* Em um ferimento corto contuso, deve ser realizado o curativo seco, antissepsia em volta do ferimento, ponto falso, iniciando do meio do corte para as extremidades e protegendo a área;

* Taquipnéia se traduz em movimentos respiratórios aumentados e superficiais;

* Um indivíduo adulto tem uma frequência de pulso de 60 a 100 pulsações por minuto;

* Diz-se que uma vítima que apresenta a frequência de pulso em torno de 140 pulsações por minuto tem taquisfigmia;

* A posição do socorrista ao realizar a manobra de reanimação cardio-pulmonar deverá ser ao lado do ombro;

* Para evitar a aerossinusite deve-se não voar gripado ou resfriado;

* Na aeronave um colega passa mal. É uma de suas primeiras viagens. Reclama do movimento do avião, apresenta náuseas, cefaléia, ânsia e vômitos. O provável diagnóstico é aerocinetose;

* Ocorreu um corte com bordas e fundo irregular produzido por instrumento pouco afiado. Diz-se que o ferimento é corto contuso;

* Ao passar roupa com um ferro elétrico, queimou-se a mão. Esta queimadura foi do tipo térmica;

* Referente ao conjunto de medicamentos, o comissário deve anotar o remédio, o nome e o CRM do
médico;

* A imobilização com maca rígida deve ser aplicada na fratura lombar;

* Vários fragmentos ósseos, sem atingir a pele, é uma fratura cominutiva;

* Em um trauma de cabeça, o sistema nervoso central é atingido. Identifica-se por traumatismo profundo;

* Em um trauma de cabeça ocorre uma fratura óssea e o fragmento atinge o encéfalo. É um traumatismo crânio-encefálico;

* Em caso de evisceração deve-se deixar a víscera na forma encontrada, colocar gaze embebida com soro fisiológico na temperatura de mais ou menos 37%, cobrir com saco plástico e imobilizar a área;

* A técnica adequada em caso de corpo estranho encravado é nunca retirá-lo, imobilizar com gazes e ataduras;

* A conduta em casos da presença de corpos estranhos encravados é não retirá-lo porque diminui a lesão e não atinge tecidos vizinhos, como vasos e nervos;

* Complicações provenientes do trauma torácico são identificadas por pneumotórax, hemotórax e choque;

* Para tratar um indivíduo com trauma fechado de tórax deve-se colocá-lo em decúbito elevado e, se respirar bem, fazer enfaixamento torácico em apnéia respiratória;

* A presença de evisceração é característica de lesão abdominal;

* Ao abordar uma vítima, o primeiro procedimento será o estímulo verbal;

* Caso uma vítima apresente inconsciência com alterações dos batimentos cardíacos e padrões respiratórios, cujo histórico é não se alimentar por um período de tempo prolongado, o provável diagnóstico e conduta serão, respectivamente, lipotimia, elevar as pernas 30 cm aproximadamente e dar algo forte para cheirar;

* São sinais e sintomas de hipertensão arterial apresentar a pele vermelha, quente e pulso forte;

* No exame físico avalia-se posição da vítima, estado geral, grau de consciência e hálito;

* Em uma vítima cujas pupilas se apresentam de tamanhos diferentes, diz-se que são anisocóricas;

* Os parâmetros que apresentam melhor os dados vitais são frequência de pulso, frequência respiratória, temperatura e pressão arterial;

* Em adultos deve-se fazer a reanimação cardio-pulmonar (massagem cardíaca e ventilação) na proporção de, respectivamente, 15X2;

* A manobra tríplice ou de propulsão da mandíbula deverá ser usada quando há suspeita de lesão de coluna. Para saber se as deflexões sobre o esterno estão corretas, peça para o outro socorrista sentir o pulso carotídeo. Deve-se hiperestender a cabeça, desde que não haja lesão na coluna e usar sempre anteparos de proteção, como, por exemplo, máscara oro-nasal;

* Se uma vítima se queixa da presença de sensações onde o mundo gira ao seu redor ou ela gira ao redor do mundo, devido à presença de grandes altitudes, diz-se que ela apresenta vertigem;

* O tratamento realizado para pessoas que a bordo apresentam vertigem é colocar a vítima com a cabeça apoiada numa mesma posição no encosto da poltrona, afrouxar as vestes, fechar os olhos e mostrar a segurança da aeronave;

* Em crianças (de 1 a 8 anos de idade) deve-se fazer a reanimação na sequência de massagem cardíaca e respiratória, respectivamente, 5X1 com apenas uma mão;

* Um passageiro acidentou-se dentro da aeronave e produziu uma contusão abdominal. Em pouco tempo evoluiu para alterações vitais e apresenta palidez, sudorese, pulso fino e acelerado (fraco), hipotensão, sede, confusão mental, entre outros. Ele apresenta estado de choque;

* Passageiro com discreta hipotensão, sudorese e vômito caracteriza mal do ar;

* O passageiro bateu o braço, tendo uma contusão leve. O procedimento é a aplicação de frio no local e enfaixamento;

* A perda total da relação de superfície óssea de uma articulação é denominada luxação;

* Hemorragia no couro cabeludo deve ser contida através de hemostasia e compressão suave no local;

* Num ferimento com lâmina cortante sujo de terra, o primeiro procedimento é lavar com água corrente e sabão neutro;

* Ao realizar o RCP com dois socorristas, o auxiliar que irá desobstruir as vias aéreas, deverá ficar na
posição ao lado da vítima e na altura do ombro;

* O tipo de queimadura que atinge apenas a epiderme é de 1o grau;

* A um passageiro com crise asmática e aparência cianótica deve-se ministrar a oxigenoterapia umidificada;

* O pulso é um sinal vital que não se apresenta na parada cardíaca;

* De acordo com o RBHA – 121, dentre os vários itens exigidos em um conjunto de primeiros socorros encontram-se antidiurético, analgésico e tesoura;

* Um passageiro em crise convulsiva deve ter, como socorro imediato, as vestes afrouxadas e a proteção das áreas que podem sofrer traumas;

* A conduta imediata em caso de queimadura de 1o grau é lavar a lesão com água e sabão;

* Contusão é o tipo de lesão na qual o tecido permanece íntegro, porém com presença de edema;

* O quadro que pode levar um indivíduo a uma convulsão é hipertermia;

* Diz-se que um indivíduo que apresenta falta de ar, ou melhor, dificuldade para respirar, está dispneico;

* Na hiperventilação temos hipocapnia e hipocardia;

* Taquipnéia se traduz em movimentos respiratórios aumentados e superficiais;

* Como técnica de biossegurança, deve-se proteger os seus ferimentos, calçar luvas de procedimento e, se possível, usar máscaras e óculos;

* O sangramento proveniente de uma lesão pulmonar denomina-se hemoptise;

* O cuidado que deverá ser tomado por um socorrista, caso haja um sangramento vaginal intenso, é manter
a vítima deitada e aplicar bolsa de gelo, manter as pernas mais altas que a cabeça e aplicar oxigênio por máscara;

* Ansiedade, medo, ambientes lotados e pouca ventilação, cenas desagradáveis, falta de alimentação são alguns dos sintomas que podem causar síncope;

* No início da reanimação cardio-pulmonar, percebe-se que o ar insuflado não chega aos pulmões. A conduta será reposicionar a cabeça da vítima e depois, caso o ar continue não entrando, realizar a manobra de compressão sub-diafragmática por 10 vezes;

* Em bebês acima de 28 dias devemos fazer a reanimação cardio-pulmonar na proporção de 1X5, com dois dedos no esterno e boca-a-boca X nariz;

* Superfície não rígida, posição das mãos em local incorreto, interrupções prolongadas nas compressões são alguns dos erros que podem ser cometidos na massagem cardíaca;

* Em ordem, a conduta a ser adotada em caso de epistaxe é compressão, compressas frias e tamponamento;

* A hemorragia arterial é de coloração vermelho vivo, pulsátil e é grave. A venosa é de coloração escura, contínua e pode ser intensa, dependendo do vaso lesado;

* Um adulto apresenta melena. Dizemos que esta hemorragia é proveniente de tracto digestivo intérico;

* Em caso de amputação devemos preservar o membro colocando em um pano limpo saco plástico e depois, em um recipiente apropriado com gelo de geladeira;

* Uma vítima inconsciente e com ausência de movimentos respiratórios está apnéica;

* Ao transportar um acidentado, para que não haja complicação no futuro deve-se analisar a cena do acidente amplamente, e, só depois, usar técnicas apropriadas de transporte dando suporte à coluna;

* O socorro eficiente deverá ocorrer, preferencialmente, antes do 4o minuto em que o indivíduo se encontra em parada cardio-pulmonar

* Respiração lenta e profunda, pulso lento, vômitos em jato, pupilas desiguais, otorragia e sinal de batalha identificam traumatismo do tipo craniano encefálico;

* Uma vítima apresenta-se deitada no local do acidente e observa-se saída de sangue pelo ouvido. Na palpação, constata-se sinais de afundamento craniano e sangue. A conduta do comissário é imobilizar com faixas, deixando o sangue do ouvido sair livremente e jejum;

* Em caso de fratura mandibular, deve-se não tracionar e deixar a mandíbula elevada, mantendo os dentes cerrados, e imobilizar;

* Ao depararmos com um corpo estranho no globo ocular deve-se ocluir sem compressão, mas antes lavar abundantemente com água e soro fisiológico;

* Diz-se que o trauma do globo ocular é misto quando atinge a pálpebra e esclerótica;

* Em caso de evisceração ocorrido após acidente aéreo e cujo socorro irá demorar, deve-se não recolocar no lugar, umedecer com soro fisiológico e gaze, cobrir com saco plástico e imobilizar com anel triangular e jejum absoluto;

* Para indivíduos que sofreram um traumatismo de cabeça devido a uma queda de escada da aeronave, o decúbito adequado é dorsal, se inconsciente, maca rígida com proteção do pescoço (colar cervical);

* Os sinais e sintomas como hipovolemia, vômitos com conteúdo fecalóide e distensão abdominal são características de trauma fechado de abdômen;

* Diz-se que um ferimento abdominal é profundo quando atinge o peritôneo e alguma víscera;

* Politraumatizado é o indivíduo que apresenta várias lesões traumáticas em vários segmentos corpóreos;

* Em um trauma aberto de tórax que evidenciamos a saída de sangue aerado, deve-se realizar curativo de 3 pontas, que funciona como válvula;

* Inchaço, dor que piora com a respiração e hemoptise são sinais e sintomas que indicam uma lesão no tórax;

* Quando ocorre uma lesão na cabeça com sangramento abundante e atingindo o couro cabeludo, identifica-se como lesão superficial;

* O tratamento apropriado para um passageiro em choque é manter a cabeça mais baixa;

* O que identifica a gravidade de uma queimadura é a extensão;

* Não se deve ministrar líquidos a um passageiro que apresente sintomas de choque;

* As intoxicações por gás (monóxido de carbono) podem ser fatais. Nos intoxicados que ainda respiram deve-se aplicar oxigênio de imediato;

* A intoxicação pelo monóxido de carbono pode causar parada respiratória;

* Um indivíduo com infecção urinária grave apresenta hemorragia do tipo hematúria;

* Alimentação equilibrada e descanso são alguns fatores que contribuem para a saúde e a aparência pessoal;

* O que atrapalha um tripulante obeso é a dificuldade na locomoção em uma emergência;

* A manobra de Hemlech deve ser usada em pessoa que aspirar um corpo estranho;

* O oxigênio terapêutico tem como finalidade atender passageiro com insuficiência respiratória;

* Ao se realizar a massagem cardio-respiratória (RCP), objetiva-se oxigenação e circulação sanguínea até a chegada dos médicos;

* Um passageiro encontra-se alcoolizado e consciente. Neste caso, a conduta adequada é dar líquidos com açúcar;

* Em uma imobilização provisória, o tipo de tala adequada é rígida e sem pressão excessiva;

* A conduta a ser adotada no atendimento dado a um passageiro com hematêmese é lateralizar a cabeça, colocá-lo em decúbito dorsal e colocar gelo;

* Palidez, hipotermia, hipotensão, sudorese e sede são sintomas de choque hipovolêmico;

* No caso de corpo estranho nos olhos o procedimento correto é pingar soro fisiológico, colírio, fazer curativo oclusivo e esperar o médico;

* No caso de um afogado, a conduta indicada é colocá-lo em decúbito ventral com compressão forte nas costas;

* Nas lesões abdominais profundas deve-se deixá-lo em jejum;

* Para uma pessoa apresentar uma saúde adequada existem fatores que contribuem, tais como descanso adequado e alimentação equilibrada;

* A frequência respiratória no adulto em condições normais é de 15 a 18 MR/min;

* A dispnéia e a cianose exigem suplemento de oxigênio;

* A hipotermia no adulto ou criança pode resultar em parada cardíaca;

* A luminosidade excessiva e a baixa umidade relativa do ar dentro da aeronave, são fatores que desencadeiam o estresse;

* O ciclo circadiano do aeronauta altera-se a partir do cruzamento de 4 fusos horários;

* A aerossinusite ocasionada pela decolagem da aeronave tem como causa a diferença da pressão atmosférica;

* A despressurização rápida da aeronave e consequente diminuição da pressão atmosférica acarreta hipóxia;
* Quando inicia a despressurização com a subida da aeronave, o ouvido médio é afetado, podendo ocasionar ensurdecimento;

* Em caso de passageiro apresentar sintomas de cardiopatia e solicitar remédio do kit médico, a conduta correta é chamar o chefe de equipe para pedir um médico que esteja a bordo;

* Nos casos de fratura do antebraço o procedimento é colocar uma tala com fixação acima e abaixo da lesão e uso de tipóia;

* A metrorragia é um sangramento oriundo do aparelho genital;

* Em caso de garroteamento da perna que apresenta hemorragia, o membro deverá manter-se elevado;

* Em caso de queimadura que apresente bolha, a conduta em relação à bolha deverá ser mantê-la íntegra;

* Afrouxar os vestes, colocar gelo na parte frontal e beber água potável é procedimento em caso de intermação;

* Em caso de parada cardio-respiratória num atendimento com apenas um socorrista, a quantidade de massagens que deverá ser feita após a sequência de duas respirações é de 15;

* A malária e a febre amarela são doenças típicas da Amazônia;

* A diarréia e a desidratação são sintomas de cólera;

* Tuberculose, hanseníase e hepatite são doenças classificadas como infecto-contagiosas;

* A pessoa com dificuldade em expirar e apresenta ruídos ao respirar possui asma;

* A primeira fase do parto é contração uterina e rompimento da bolsa;

* Aerocinetose é um conjunto de reações relacionado com o movimento da aeronave, que leva ao vômito;

* A fratura de clavícula deverá ser imobilizada colocando tipóia em forma de “8” entre os membros;

* São sintomas de asma brônquica: chiado, bronco-constrição e dispnéia;

* No afogado pálido deve-se iniciar a respiração artificial e, caso necessário, aplicar RCP com oxigênio;

* Escalas intermediárias, voos retardados, materiais inadequados e voar com limite de mau tempo desenvolvem fadiga;

* O politraumatizado deverá ser vigiado atentamente, porque pode evoluir para complicações, como parada respiratória;

* Um indivíduo que ingeriu grandes quantidades de álcool apresenta hipóxia histotóxica;

* Um indivíduo intoxicado com monóxido de carbono apresenta hipóxia hipêmica

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