Questões para
Comissários Bloco IV
* *
As asas baixas, em relação à fuselagem, localizam-se embaixo;
* Os
aviões dotados de 2 planos de asas são chamados biplanos;
* A
parte da frente da asa é denominada de bordo de ataque;
* O
tipo de asa que fica localizada na parte inferior da fuselagem é asa baixa;
* As
extremidades dianteira e traseira das asas são, respectivamente, bordo de
ataque e bordo de fuga;
* As
partes superior e inferior da asa são, respectivamente, extradorso e
intradorso;
* A
distância da ponta de uma asa até a ponta de outra é denominada envergadura;
*
Semi-cantilever são asas usadas em monoplanos com montantes ou estais;
* A
asa é a superfície com forma determinada e com a finalidade de obter rendimento
útil ao voo;
*
Cantiléver são asas que não possuem estais, nem montantes externos para o seu
suporte;
* Asa
média é a asa que fica localizada na altura da metade da fuselagem;
* Asa
alta é a asa que fica localizada na parte superior da fuselagem;
* Os
aviões dotados de apenas um plano de asa são os monoplanos;
* A
designação das partes de uma asa é bordo de ataque e de fuga, extradorso e
intradorso;
* O
deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa para
trás e para cima;
*
Intradorso de uma asa é a parte inferior;
*
Longarinas e nervuras são componentes estruturais internos de uma asa;
* A
parte traseira da asa é denominada de bordo de fuga;
* A
parte estrutural do avião, onde são fixadas as asas e a empenagem é a
fuselagem;
* A
parte da asa que sofre aumento de pressão estática ocasionado pelo escoamento
do ar
é o intradorso;
* Os
ailerons são superfícies primárias de comando;
* Os
ailerons estão localizados no bordo de fuga, próximo às pontas das asas;
*
Quando o aileron direito levantar, a asa direita abaixa;
*
Diferencial é o nome dado aos ailerons cuja amplitude para cima é maior que
para baixo, corrigindo a tendência de guinada;
* Os
ailerons, leme de direção e leme de profundidade dão ao avião estabilidade
comandada;
*
Quando o aileron esquerdo é acionado para cima, a asa esquerda inclina-se para
baixo e a direita para cima;
* Ao
se comandar o aileron direito para baixo, a asa direita sobe e a esquerda
desce;
* Se
o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa direita abaixará;
* As
aeronaves turbofan, turbojato e turboélice, entre outros tipos, fazem parte da
classificação grupo moto-propulsor;
* A
parte da aeronave que dá sustentação a mesma é a asa;
*
Convencional, turbojato, turbofan e turboélice são exclusivamente tipos de
motor;
* As
aeronaves mais pesadas que o ar são chamadas de aeródinos;
* Os
veículos mais leves que o ar, que tem seu funcionamento baseado na força de
empuxo do ar, de baixo para cima, classificam-se como aeróstatos;
* Uma
aeronave que somente opera em superfícies líquidas é do tipo anfíbia;
* Os
principais tipos de fuselagem são: tubular, monocoque e semimonocoque;
*
Segundo o processo de pouso, as aeronaves se classificam em terrestres,
aquáticas e anfíbios;
* São
chamadas aeródinos as aeronaves mais pesadas que o ar;
* O
planador, em relação ao ar é mais pesado;
* Os
aviões que pousam tanto na terra quanto na água são classificados como
anfíbios;
*
Aeronave é qualquer veículo que se eleve e se movimente no ar, por seus
próprios meios;
* Na
estrutura semimonocoque, os esforços aerodinâmicos são suportados pelas
cavernas, revestimentos e longarinas;
*
Aviões terrestres são os que pousam somente em terra;
* A
aeronave que apresenta uma combinação de helicóptero e avião é o autogiro;
* A
estrutura da fuselagem constituída de anéis e revestimento externo é monocoque;
* Os
aviões terrestres, quanto à disposição das rodas, classificam-se em
convencional e triciclo;
* O
tipo de fuselagem mais empregado em aviões modernos é semimonocoque;
* Os
aviões que possuem 2 motores são bimotores;
* Nos
aviões turbojato ou turboélice o combustível empregado é a querosene;
* A
produção de alta tração, em função de sua grande área frontal de admissão e do
seu
regime econômico, caracteriza o motor turbofan;
* O
tipo de combustível usado na aviação é gasolina e querosene;
* O
reversível dos motores turbofan e turbojato joga os gases de escapamento para
frente, reduzindo a velocidade do avião;
* Os
motores a jato puro (motores a reação) possuem, como partes principais, o
compressor, a câmara de combustão e a turbina;
* Em
voo nivelado, o componente que se opõe à sustentação é o peso;
*
Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade contante e em linha
reta, é necessário que as forças que atuam sobre ele se anulem;
* O
elemento que não é considerado componente do ar atmosférico é o vapor d´água;
* A
pressão atmosférica é exercida sobre um corpo apenas horizontalmente;
*
Vento relativo é o movimento relativo entre a massa de ar e um corpo;
* Em
atitude de nariz para cima, o profundor ficará na posição para cima;
* O
ponto em um avião, em torno do qual os momentos de nariz e os momentos de cauda
são iguais em grandeza, é chamado de centro de gravidade;
* As
forças que atuam no avião em voo são: sustentação, gravidade, tração e
resistência ao avanço;
* Um
corpo mergulhado no vácuo sofre o efeito de uma pressão nula;
* A
menor velocidade com o qual o avião consegue manter o voo horizontal é a
velocidade de estol;
*
Sempre que houver aceleração haverá variação de velocidade;
* O
peso de um corpo é variável e a massa invariável;
* Em
um dia frio, a pressão atmosférica normalmente será maior que a de um dia
quente;
* A
pressão atmosférica é uma pressão estática;
* A
superfície aerodinâmica é aquela que sempre produz pequena resistência ao
avanço;
* Um
corpo que produza o mínimo de resistência ao avanço ou arrasto é chamado de
fuselado;
* Um
corpo que está mergulhado na atmosfera, estará sujeito a uma pressão estática;
* O
ar úmido, em relação ao ar seco, é menos denso;
*
Para que uma aeronave se mantenha em voo reto e horizontal é necessário que a
sustentação seja igual ao peso;
* Quanto
menor o peso de decolagem de um avião, menor a pista necessária para a
decolagem;
* Com
o aumento da altitude, a pressão e a temperatura diminuem;
*
Quando L>W o voo será ascendente;
* A
força que atua num avião e neutraliza a ação do peso é a sustentação;
* Se
a sustentação é maior que o peso, o avião sobe;
* A
movimentação de passageiros e tripulantes dentro do avião, bem como a
distribuição de peso na cabine ou nos porões e o consumo de combustível fazem
variar o centro de gravidade;
* A
força inversa do arrasto que faz com que o avião voe continuamente é a tração;
* A
densidade do ar atmosférico varia somente com fatores como pressão, temperatura
e umidade;
* A
força de sustentação depende do ângulo de ataque, formato do aerofólio, área da
asa, densidade do ar e velocidade de deslocamento;
* A
movimentação de passageiros e tripulantes em voo provoca um desequilíbrio do
centro de gravidade da aeronave que é corrigido pelos compensadores;
*
Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade contante e em linha
reta, é preciso que a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula;
* Ao
puxar o manche aciona-se o leme de profundidade. Neste caso, o nariz da
aeronave levanta;
*
Estando um voo reto e horizontal, o piloto, para cabrar e picar a aeronave
aciona o manche;
*
Girando o manche para a direita ou para a esquerda, a superfície acionada é o
aileron;
* Os
perturbadores de fluxo da asa ou spoilers servem para freio aerodinâmico e
diminuição da sustentação da asa;
*
Bordo de ataque é a parte dianteira do aerofólio;
*
Aerofólios são formas projetadas para produzirem reações úteis;
* A
hélice é uma das partes do avião que produz pouca resistência ao avanço, e que
produz força útil ao voo;
* A
superfície de comando do avião que comanda os movimentos de rolagem é o
aileron;
* A
superfície de comando responsável pelo movimento da aeronave em torno do seu
eixo lateral é denominada profundor;
* As
superfícies de comando são classificadas em primárias e secundárias;
* A
superfície aerodinâmica produz sempre menor resistência ao avanço;
* A
superfície de comando primária e secundária tem como finalidade proporcionar
execução em torno da aeronave pela superfície de comando;
* O
aileron é uma superfície articulada no dorso das asas com a finalidade de
destruir a sustentação;
* As
superfícies de comando: leme de direção, profundor e aileron são superfícies
primárias;
* O
aerofólio produz força útil ao voo;
* Os
compensadores são superfícies secundárias;
* O
grupo moto propulsor em voo é responsável pela tração;
* O
leme de direção é uma superfície primária responsável pelo movimento de
guinada;
* O
impacto causado pela aeronave no solo pode ser amortecido pelo trem de pouso;
*
Estabilizadores vertical e horizontal fazem parte da empenagem;
* As
longarinas são vigas destinadas a transmitir grandes esforços;
* A
empenagem, quanto ao tipo, pode ser padrão, butterfly ou tripla;
* Os
órgãos encontrados na empenagem do avião são: estabilizador vertical, leme de
direção, estabilizador horizontal e profundor;
*
“Stall” é a situação na qual a asa perde totalmente a sustentação;
* Os
flaps e os slats são dispositivos hipersustentadores;
* O
motor turboélice é uma turbina que gira uma hélice;
* O
conjunto de estabilizadores e superfícies de comando da cauda chama-se
empenagem;
* Em
um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior
no extradorso;
*
Pode-se considerar que todo peso de um avião equilibrado está aplicado no
centro de gravidade;
* Um
avião é considerado do tipo triciclo quando possui roda dirigível no nariz e
trem principal sob as asas;
* O
formato de empenagem horizontal pode ser elíptica, triangular e retangular;
* Uma
das finalidades dos compensadores em uma aeronave é tirar tendências
indesejáveis de voo;
* A
finalidade do aerofólio é produzir sustentação e forças úteis ao voo;
*
Quanto ao leme de profundidade podemos afirmar que é instalado no estabilizador
horizontal;
* Os
aerofólios tem como finalidade produzirem reações aerodinâmicas úteis;
* A
superfície de comando que permite o avião girar em torno do seu eixo
transversal é o leme de profundidade;
* O
aileron é uma superfície primária;
*
Corda é a linha reta que liga bordo de ataque ao bordo de fuga;
* Um
aerofólio possui características assimétricas e simétricas;
* No
aerofólio os filetes de ar passam com maior velocidade no extradorso;
*
Quando o centro de gravidade da aeronave se deslocar para trás, a empenagem
abaixa;
*
Nervura é o elemento que dá formato ao aerofólio e dá apoio ao revestimento;
* O
acionamento dos compensadores proporciona alívio nos comandos das superfícies;
* O
movimento que o avião faz com o nariz para a direita e para a esquerda é
chamado de guinada;
* As
manobras de um avião são realizadas em torno dos eixos vertical, transversal e
longitudinal;
* O
pedal direito quando acionado, atua em torno do eixo vertical, ocasionando
guinada para a direita;
* O
movimento de subir e descer (cabrar e picar) é realizado em torno do eixo
transversal;
* O
eixo em torno do qual a aeronave faz o movimento de guinada é o eixo vertical;
* O
eixo que vai da proa à ponta da cauda da fuselagem é o longitudinal;
* O
eixo imaginário que liga a cauda do nariz da aeronave denomina-se longitudinal;
* O
movimento em torno do eixo vertical chama-se guinada;
* O
movimento em torno do eixo longitudinal chama-se rolagem ou rolamento ou
bancagem;
* O
carregamento de um avião é considerado com referência no eixo longitudinal;
* O
movimento de arfagem está relacionado ao eixo transversal;
*
Longitudinal, rolagem e manche lateral tem correlação, respectivamente, a
eixos, movimento e controle;
* O
movimento da aeronave em torno de seu eixo vertical é realizado através do
comando do leme de direção;
* Os
três eixos imaginários cruzam-se em um ponto denominado centro de gravidade;
* A
inclinação lateral do avião se processa em torno do eixo longitudinal;
* O
eixo lateral ou transversal de um avião é aquele que vai de uma ponta a outra
da asa;
*
Tangagem é o movimento feito em torno do eixo lateral;
*
Bancagem é o movimento de levantar ou baixar as asas em torno do eixo
longitudinal;
* O
movimento de bancagem é executado em torno do eixo longitudinal;
* O
ângulo diedro influi na estabilidade lateral;
*
Diedro é o ângulo formado entre o eixo lateral e o plano da asa;
* O
ângulo de estol é onde ocorre a perda súbita de sustentação;
* O
ângulo de incidência não apresenta variação;
* O
ângulo de ataque é formado pela corda do perfil e o vento relativo;
* Um
avião desce com ângulo de 30o. Neste caso, o vento relativo sobe com ângulo de
30o;
* O
ângulo formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal chama-se ângulo
de
incidência;
* O
ângulo formado pela corda do aerofólio e a direção do vento relativo chama-se
ângulo de ataque;
*
Diedro é o ângulo formado entre o plano da asa e o eixo transversal do avião;
* O
ângulo formado entre a corda e a direção da trajetória é o ângulo de ataque;
* O
ângulo de incidência da asa é formado entre a corda da asa e o eixo
longitudinal;
* O
leme de direção faz parte do conjunto que forma a empenagem;
* O
leme de profundidade está situado no estabilizador horizontal;
* O
leme de direção está localizado no estabilizador vertical;
* O
leme de profundidade quando acionado para baixo faz a cauda levantar e abaixa o
nariz em torno do
eixo
transversal;
*
Acionado o leme de profundidade, o avião gira em torno do seu eixo lateral;
* O
leme de direção é acionado através dos pedais;
* O
leme de profundidade é acionado através do manche para frente e para trás;
*
Durante o voo, acionado o comando do leme de profundidade para frente, a
aeronave baixa o nariz;
*
Numa curva para a esquerda, o sentido de deslocamento do leme de direção é para
a
esquerda;
* O
trem de pouso de uma aeronave que possui o conjunto de trem principal e
bequilha é classificado como
convencional;
* O
trem de pouso nos aviões é órgão de pouso, amortecimento do choque e locomoção
no solo;
* O
trem de pouso que não oferece qualquer tipo de resistência ao avanço, é do tipo
escamoteável;
*
Trem de pouso que recolhe totalmente possuindo portão ou carenagem que o
esconde é denominado
escamoteável;
*
Consiste de duas pernas nas asas, através do CG do avião e uma abaixo do nariz
que serve para
direcionar
o avião no solo. Este é um trem de pouso do tipo triciclo;
* O
avião que tem a roda direcional instalada na parte da frente é classificado
como triciclo;
*
Enflechamento é o ângulo formado entre o eixo lateral e o bordo de ataque;
* O
trem de pouso, quanto à fixação, pode ser fixo;
*
Trem de pouso que tem uma das rodas localizada na cauda da aeronave, quanto à
sua disposição, é do tipo convencional;
* O
flap está localizado no bordo de fuga e tem como função secundária servir de
freio aerodinâmico;
* O
slat tem a mesma função do flap, só que se situa no bordo de ataque;
* Os
flaps funcionam exclusivamente como freio aerodinâmico e hipersustentadores;
* O
tipo de flap que aumenta a área das asas é o vertical;
* O
flap de asa de uma aeronave quando abaixado para pouso combina redução de
velocidade e aumento da sustentação;
* A
atuação de um flap pode ser hidráulica, mecânica ou elétrica;
* A
principal função do flap é aumentar a sustentação;
* A
função do flap na decolagem é diminuir o percurso de decolagem;
* A
experiência de Bernoulli foi comprovada através do tubo de Venturi;
* O
princípio de Bernoulli expressa que no aumento do escoamento a pressão estática
diminui e a pressão dinâmica aumenta, causando maior sustentação do
aerofólio;
* O
dirigível é um exemplo de aeróstato dotado de propulsão (motores e hélice);
* Em
um tubo de escoamento no qual existe um estreitamento, o fluido em escoamento
uniforme acelera no estreitamento;
* A
força de sustentação deve-se a diferença de pressão existente entre o
extradorso e o intradorso da asa;
* Um
avião estará voando quando a força de tração é ligeiramente maior do que a de
resistência ao avanço e a de sustentação é igual ou maior que a da gravidade;
*
Centro de gravidade é o ponto de equilíbrio de um determinado corpo;
*
Densidade é a quantidade de matéria existente num corpo por unidade de volume;
*
Vento de frente na decolagem diminui o percurso para decolar;
* O
vento relativo fornece ao piloto a velocidade do avião em relação ao ar ou
aerodinâmica;
* A
pressão dinâmica depende da densidade do fluido e da velocidade de
deslocamento;
*
Quanto maior a altitude, menor será a densidade;
* O
termo vento relativo é usado para indicar o fluxo da corrente de ar em que o
avião está se movendo;
* Um
corpo mergulhado num fluido em equilíbrio sofre pressão maior na parte
inferior;
* A
componente que é perpendicular ao vento relativo chama-se sustentação;
* O
sistema de pressurização tem por objetivo fazer com que a pressão na cabine, em
relação à pressão atmosférica externa à aeronave seja maior;
* O
controle da pressão dentro da cabine da aeronave e a renovação de ar é feito
pelas válvulas out-flow;
* A
linha equidistante do extradorso e do intradorso que vai do bordo de ataque ao
bordo de fuga é a linha de curvatura média;
* As
condições ideais para uma decolagem são ar seco, temperatura baixa e vento de
proa;
* A
diferença horária entre uma cidade situada na longitude 045oW e outra na
longitude 075oW será de 2 horas;
* O
meridiano 090oE tem como antimeridiano o de longitude 090oW;
*
Partindo-se do sul, no sentido horário, tem-se como pontos colaterais,
respectivamente, sudoeste, noroeste, nordeste e sudeste;
* A
milha marítima e a terrestre convertida em metros, equivalem a, respectivamente,
1852 metros e 1609 metros;
* Dia
solar é o espaço de tempo compreendido entre dois sucessivos trânsitos de sol
pelo mesmo meridiano;
* No
Brasil existem vários fusos horários. Se em Fortaleza (038o31'W) são 12 horas
(HLE), conclui-se que em Rio Branco (67o47'W) são 10 horas;
* Um
semicírculo máximo limitado pelos pólos, oposto ao meridiano de um observador,
é chamado de antimeridiano;
* A
diferença horária entre o fuso 120oW e o fuso 135oE será de 17 horas;
* Com
relação à hora legal (HLE), para locais que estejam do lado oeste, a hora
UTC
será mais tarde;
* Ao
longo de um paralelo ou do Equador, são lidas as longitudes;
*
Proa verdadeira é a relação entre o norte verdadeiro e o eixo longitudinal;
* Para
saber onde a aeronave está, com o uso de instrumentos especiais, é aplicada a
navegação eletrônica;
*
Círculo máximo é o que divide a Terra em duas partes iguais;
* Se
uma pessoa, para se orientar estender o braço direito lateralmente para o lado
que nasce o Sol, terá à sua frente o norte;
* O
instrumento que indica direção magnética é a bússola;
* A
Terra gira em torno do seu eixo imaginário, realizando o movimento chamado
rotação, de oeste para leste;
* Os
círculos menores, equidistantes do Equador, cujos planos são perpendiculares ao
eixo imaginário da Terra, são os paralelos;
*
Começando do norte, no sentido horário, os pontos colaterais são NE-SE-SW-NW;
* Na
teoria dos fusos horários, a relação de hora em relação à longitude é de 15o de
longitude para 1 hora;
* A
linha do Equador é um círculo máximo que divide a Terra em dois hemisférios
denominados norte e sul;
* O
meridiano de origem, determinado por convenção como longitude 000o é o
meridiano de Greenwich;
* Com
relação aos pontos cardeais e respectivas direções em graus, fala-se que o
N=360o;
* A
linha de fé é encontrada na bússola;
* A
declinação magnética é o ângulo entre o norte verdadeiro e o norte magnético;
* O
ponto 270o, com relação à Rosa dos Ventos, está localizado na direção oeste;
* O
arco de meridiano compreendido entre a linha do Equador e um paralelo dado
constitui a latitude;
* Os
semicírculos, círculos menores e círculos maiores são medidos em graus, minutos
e segundos;
*
Através das coordenadas geográficas permite-se determinar pontos na superfície
terrestre;
*
Sobre a linha de referência para leitura em bússola, tem-se o valor da proa do
avião, que é a direção do seu eixo longitudinal em relação ao meridiano
magnético;
*
Dentro do grupo dos pontos colaterais, a sigla SE significa sudeste;
* A
forma de conduzir uma aeronave sobre a superfície da Terra, determinando a
atual posição através de uma última posição conhecida é classificada como
navegação
estimada;
* O
sistema de coordenadas geográficas é utilizado para identificação dos pontos
cardeais na superfície da Terra, através de duas componentes chamadas latitude
e longitude;
*
Nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste são pontos colaterais;
*
Quando há a mudança de data no meridiano de 180o, no Rio de Janeiro
(22o48'S/043o15'W) a HLE será 9 horas;
* Na
navegação aérea, o processo utilizado para a obtenção da localização e
orientação pela observação de pontos significativos na superfície terrestre, é
chamado navegação visual ou por contato;
* O
eixo polar ou terrestre intercepta a superfície da Terra em dois pontos
conhecidos como Pólo Norte Verdadeiro e Pólo Sul Verdadeiro;
* A
linha internacional de mudança de data ou “datum line” é o meridiano de
longitude 180o;
*
NNE, ENE, ESE, SSE, SSW, WSW, WNW e NNW são pontos subcolaterais;
* A
bússola indica a direção seguida em graus em relação ao norte magnético;
* Se
são 12 horas no meridiano de Greenwich, a hora UTC em São Paulo será 12 horas;
* A
hora UTC é a hora tomada no meridiano de Greenwich;
* Em
fusos com longitude oeste, as HLE (horas legais) em relação à UTC serão mais
cedo;
* A
hora computada na longitude central de dois meridianos de longitude,
correspondente a um fuso horário é a hora legal (HLE);
* Uma
aeronave decola de Fernando de Noronha (fuso +2) às 16 horas HLE com o tempo de
voo estimado de 1 hora para Recife (fuso +3). A HLE de Recife e a UTC no
momento do pouso é, respectivamente, 16:00 – 19:00 horas;
* Uma
aeronave decola de Santarém (fuso +4) às 10:00 HLE com o tempo de voo para
Fernando de Noronha (fuso +2) de 3 horas. A HLE de chegada em Fernando de
Noronha será 15 horas;
*
Considerando um ponto de coordenadas geográficas (57o12'33''N – 114o28'56''E),
sabemos que está nos hemisférios, respectivamente, norte do Equador e leste de
Greenwich;
*
Valor angular que varia de 00o a 90o, medido a partir do Equador, para norte ou
para sul, chamamos de latitude;
* A
sigla UTC se refere a tempo universal coordenado;
* As
latitudes e as longitudes possuem valores angulares mínimos e máximos,
respectivamente, de 00o a 90o e 000o a 180o;
*
Para medir uma longitude utilizamos um arco de paralelo;
* Na
longitude 000o existe a coincidência da HLO, UTC e HLE;
* O
meridiano 180o é o semicírculo máximo oposto ao meridiano de Greenwich;
* A
abreviatura de NNE corresponde ao grupo de direções e seu ângulo, em relação ao
norte, é de, respectivamente, subcolaterais – 022,5o;
* Um
plano perpendicular ao eixo polar e que passa pelo centro do globo terrestre
formará o Equador;
* Com
relação à HLE, para localidades a leste de Greenwich, a hora UTC será mais
cedo;
* Se
as coordenadas geográficas (33o45'S – 075o00'W) são 18:00Z, a hora UTC nestas
coordenadas será 18:00 horas;
*
Quando em São Paulo (fuso +3) um relógio marca 23:00 do dia 01 de janeiro, em
Londres (Greenwich) um relógio marcará 02:00 horas do dia 02 de janeiro;
*
00o00'00''S – 131o12'20''W são exemplos de coordenadas expressas
incorretamente;
* O
processo de navegação que utiliza ondas de rádio de estações terrestres é
chamado de radiogonométrico;
* Na
teoria dos fusos horários, o Sol leva 1 hora para percorrer um arco de
longitude equivalente a 15o;
*
Latitudes decrescentes de baixo para cima e longitudes crescentes da esquerda
para a direita. Esta carta representa os hemisférios Sul e Leste;
* A
latitude é medida sobre um meridiano;
* A
direção cujo ângulo, medido a partir do norte, correspondente a 225o, é dita e
tem a sigla de, respectivamente, colateral – SW;
* No
período vespertino, uma pessoa de frente para o sol terá o norte à direita;
* Por
volta de 12:00Z, uma aeronave sobre o Equador e na longitude 075oW e que voa
com o Sol à direita, estará voando no RV (rumo verdadeiro) de 360o;
*
Linhas numa carta que unem pontos de uma mesma declinação magnética (DMG)
chamam-se isogônicas;
* Uma
aeronave localizada exatamente no pólo norte deseja abandoná-lo. Para isto,
tomará direção sul;
* Ao
ser dada as coordenadas geográficas, consegue-se identificar o paralelo e o
meridiano do lugar. No cruzamento do paralelo com o meridiano tem-se um ponto
geográfico;
* Um
círculo máximo na superfície terrestre é obtido cortando-se a Terra com um plano
que passa pelo centro da Terra;
* A
Terra é dividida em hemisférios Leste (E) e Oeste (W) pelo meridiano 000o e
meridiano 180o;
* O
arco de Equador compreendido entre o meridiano de Greenwich e um meridiano
qualquer é chamado de longitude;
* A
milha náutica (NM) ou marítima (MIMA) é própria para navegação, pois esta
unidade de distância está impressa numa carta sobre um meridiano;
* A
sigla SSW pertence ao ponto subcolateral e sua direção, em graus, é 202,5o;
* Na
longitude de 120W são 18:00 UTC. No mesmo instante a hora UTC na longitude
135oE será de 18:00 horas;
* O
Sol levará 5 horas e 14 minutos para percorrer em seu movimento, um arco de
longitude correspondente a 078o30';
*
Existem na Terra dois pontos de maior acúmulo de atração magnética. São eles os
pontos norte e sul magnéticos;
* A
linha em cuja extensão tem o mesmo valor de declinação magnética é isogônica;
* Um
plano perpendicular ao eixo polar formará um paralelo;
*
Quando temos o Sol como referência, devemos indicar com o braço direito o
nascente que representa o ponto cardeal leste;
* O
círculo cujo plano não divide a Terra em duas partes iguais é conhecido como
menor;
* N,
S, E e W são pontos cardeais;
*
Meridiano que, por convenção, foi escolhido como meridiano de origem e cujo
valor em graus é 000o, é conhecido como Meridiano de Greenwich;
* As
latitudes são expressas em graus de 00o a 90o a partir do Equador nos sentidos
norte e sul;
* O
ângulo obtido no NV até o rumo, chamamos de rumo verdadeiro (RV);
*
Quando voamos sobre um paralelo podemos estar com RV a 090o ou 270o;
*
Círculo perpendicular ao eixo da Terra cujos pontos estão equidistantes do
Equador chama-se paralelo;
*
Círculo menor é todo aquele cujo plano não passa pelo centro da Terra e não
divide a Terra em partes iguais;
*
097o30'E e 112o30'E são meridianos limites de uma faixa de fuso horário que tem
para meridiano central 105oE;
* Em
Greenwich são 21:50 horas. A HLE de um lugar de longitude 072o15'E é de 02:50
horas;
* A
partir de um meridiano verdadeiro (direção norte), a ordem dos pontos
colaterais no sentido horário são, respectivamente, nordeste, sudeste, sudoeste
e
noroeste;
* A
diferença horária entre os lugares de longitude 120oE e 045oW são 11 horas;
* O
ângulo formado entre um meridiano magnético e o eixo longitudinal do avião
chama-se proa magnética;
* Na
teoria dos fusos horários, o movimento aparente do Sol, de leste para oeste, é
resultado do movimento de rotação da Terra de oeste para leste;
* Uma
distância de 177 NM, medida sobre um meridiano verdadeiro corresponde a 02o57'
de latitude;
*
Para efeito de navegação aérea, considera-se a Terra uma esfera perfeita;
*
025o30'N – 048o20'E são coordenadas geográficas expressas corretamente;
* Os
pontos colaterais tomados no sentido horário valem, respectivamente, 045o,
135o, 225o e 315o;
* A
hora computada a cada meridiano de longitude é a hora local (HLO);
* Em
função da grande extensão territorial, os fusos do Brasil são em número de 4;
* Se
em Curitiba (fuso +3) são 16:30 horas HLE, a hora UTC é 19:30 horas;
* Os
fenômenos meteorológicos mais importantes ocorrem na troposfera;
* A
principal característica da tropopausa é a isotermia;
* A
camada de transição da atmosfera, com cerca de 4 km de espessura, dentro da
qual o gradiente térmico é praticamente nulo, chama-se tropopausa;
* Um
volume de ar quando retém um total de 4% de vapor de água, é considerado
saturado;
* A
troposfera, camada mais baixa da atmosfera, se estende verticalmente sobre o
Equador, até cerca de 17 a 19 km;
* De
um modo geral, a temperatura na troposfera diminui com a altitude;
* A
camada da atmosfera que limita a troposfera denomina-se tropopausa;
* A
camada da atmosfera onde tem início a difusão da luz, denomina-se estratosfera;
* Os
gases que são encontrados na atmosfera terrestre, em maiores proporções são
nitrogênio e oxigênio;
* A
camada da atmosfera que apresenta a maior concentração gasosa e sofre o efeito
direto do aquecimento da superfície terrestre denomina-se troposfera;
* A
camada da atmosfera onde a temperatura do ar sofre um decréscimo de 2oC/1000
pés denomina-se troposfera;
* A
porcentagem média do gás nitrogênio na atmosfera é 78%;
* As
porcentagens de oxigênio e de nitrogênio na atmosfera terrestre são,
respectivamente, 21% e 78%;
* A
camada da atmosfera que apresenta isotermia como principal característica é a
tropopausa;
* O
movimento vertical do ar atmosférico recebe a denominação de correntes;
* O
movimento do ar na horizontal, como processo advectivo, é chamado de vento;
* À
noite, a temperatura do solo diminui pelo processo de radiação;
* A
transferência de calor que ocorre na atmosfera terrestre através de movimentos
verticais de ar, é denominada convecção;
*
Vento é o movimento horizontal do ar;
* A
transferência à distância, através de um meio rarefeito, sem que haja contato
entre os corpos, é a forma de propagação de calor conhecida como radiação;
*
Nuvens cumuliformes são fenômenos que tem sua formação caracterizada pelo
processo convectivo do ar;
* O
processo de propagação de calor nos sólidos é conhecido como condução;
* A
transferência de calor por contato direto entre os corpos é chamada de
condução;
* A
propagação de calor que ocorre pelas correntes ascendentes e descendentes, é
denominada convecção;
* A
propagação de calor no sentido horizontal denomina-se advecção;
* A
pressão atmosférica padrão, ao nível do mar é de 1013.2 hPa;
* A
pressão atmosférica é do tipo estática;
* O
fator que influencia na variação da pressão atmosférica é a temperatura;
* O
que não interfere na pressão atmosférica é o vento;
* A
densidade do ar aumenta com uma menor altitude/menor temperatura;
* A
pressão atmosférica representa o peso de uma coluna de ar desde o seu limite
superior até o nível considerado;
* O
instrumento que registra a pressão atmosférica chama-se barógrafo;
* Os
valores da temperatura e da pressão na atmosfera padrão são, respectivamente,
15oC e 1013.3hPa;
* A
distância vertical que separa uma aeronave em voo do nível do mar é denominada
altitude;
* Na
atmosfera padrão encontramos ar seco, temperatura de 15oC e pressão de
1013.2hPa;
* A
denominação dada à distância entre a aeronave e o solo e à aeronave e o mar
são, respectivamente, de altura e altitude;
*
Define-se vento de superfície aquele que flui nos primeiros 100 metros;
* A
camada de fricção ou de atrito ocorre entre a superfície e a altura média de
600 metros;
* A
meteorologia aeronáutica utiliza como unidade de velocidade do vento o knots;
* A
diferença de pressão entre dois pontos faz com que o vento flua da maior pressão
para a menor pressão;
* As
aeronaves pousam e decolam com o vento de proa;
* O
vento é o movimento horizontal do ar provocado por uma diferença de pressão;
* Num
voo em rota, a aeronave terá um melhor desempenho quando este voo estiver sendo
realizado com vento de cauda;
* Um
volume de ar se torna saturado com 100% de umidade relativa;
*
Quando a proporção de vapor de água atinge 1% do volume de ar, pode-se afirmar
que a umidade relativa é de 25%;
* Um
volume de ar é denominado saturado quando estiver com umidade relativa de 100%;
* Na
classificação das nuvens, as do estágio alto são cirrus, cirrocumulus e
cirrostratus;
* À
medida que o ar sobe a encosta de uma montanha ou serra, resfria-se e torna-se
saturado, formando nuvem do tipo orográfica;
* AS,
NS e CS são nuvens de desenvolvimento horizontal;
*
Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical;
* As
nuvens do estágio baixo e do estágio alto possuem, respectivamente, uma
estrutura líquida e sólida;
* ST
e SC são nuvens de estágio baixo;
* As
nuvens de desenvolvimento vertical são de estrutura mista;
* CU
é uma nuvem que propicia muita turbulência;
* As
nuvens cumuliformes formam-se em ar instável;
* As
nuvens do estágio baixo são encontradas com bases entre a superfície e a
altura
de 2000 metros;
* A
nuvem cumulus congestus (TCU) é classificada como de desenvolvimento vertical;
* As
nuvens apresentam-se sob dois aspectos básicos que são estratiformes e
cumuliformes;
* As
nuvens constituídas por cristais de gelo são encontradas no estágio alto;
* CU,
CB e CC são nuvens de maior desenvolvimento no sentido vertical;
* As
nuvens cumulonimbus caracterizam-se por serem nuvens verticais e escuras;
*
Cumulus é uma nuvem que poderá estar associada à turbulência convectiva;
*
Qualquer tipo de nevoeiro que venha se formar, algumas características
necessariamente estarão presentes. Dentre elas, encontramos umidade relativa
elevada
e
visibilidade restrita;
* Os
ventos que sopram do mar para o continente formam, ao longo do litoral,
nevoeiro de brisa marítima;
* O
nevoeiro produzido pelos ventos que sopram sobre regiões alagadas é
classificado como de vapor;
*
Vapor orográfico e marítimo são nevoeiros de advecção;
* O
nevoeiro formado devido o resfriamento noturno, principalmente em noites sem
nuvens, é denominado de radiação;
* O
nevoeiro restringe a visibilidade junto ao solo, podendo acarretar fechamento
do aeródromo;
* A
turbulência convectiva ou térmica é mais comum no verão;
* As
turbulências que ocorrem pelo resultado do atrito de ventos fortes com uma
superfície irregular, são do tipo mecânicas;
* A
turbulência que geralmente ocorre no verão, sobre os continentes e com a
presença de nuvens cumuliformes denomina-se térmica;
* A
turbulência orográfica é mais intensa a sotavento das montanhas;
* A
turbulência que ocorre com maior frequência no verão, identificada pela
presença de nuvens cumuliformes, denomina-se convectiva;
* A
turbulência convectiva é mais intensa à tarde, no verão e sobre o continente;
* A
turbulência encontrada por uma aeronave quando voando sobre montanhas é de
origem orográfica;
* O
atrito de ventos fortes com terrenos irregulares e/ou obstáculos artificiais,
poderá produzir um tipo de turbulência denominada mecânica de solo;
* A
turbulência causada pela corrente de jato é de ar claro;
* A
linha imaginária limítrofe entre duas massas de ar de características
distintas, denomina-se frente;
*
Após a passagem de uma frente fria geralmente ocorre queda de temperatura;
* Um
grande volume de ar repousando sobre uma região acaba adquirindo as
características físicas de pressão, temperatura e umidade, tornando-se uma
massa de
ar;
* As
frentes frias no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de SW;
* As
frentes quentes no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de NW
para SE;
*
Quando uma massa de ar frio desloca uma massa de ar quente, tem-se uma frente
fria;
* A
fase da trovoada em que a energia dos fenômenos meteorológicos diminui é
denominada dissipação;
*
Quando uma trovoada vem acompanhada de várias mudanças nas condições
meteorológicas, pode-se dizer que a mesma é de origem frontal;
* A
trovoada é um conjunto de fenômenos que se manifestam no interior de uma nuvem
cumulunimbus;
* As
trovoadas frontais são do tipo dinâmicas;
*
Granizo e chuva forte são condições de tempo que poderão estar associadas às
trovoadas;
* A
trovoada na fase de dissipação apresenta como característica principal somente
correntes
descendentes;
*
Trovoadas orográficas formam-se a barlavento das montanhas;
* A
primeira fase de uma trovoada é conhecida como fase de cumulus;
* As
correntes ascendentes, que ocorrem nas trovoadas, predominam na fase de
cumulus;
* Os
vários tipos de gelo que se formam sobre as aeronaves são: claro, escarcha e
geada;
* O
gelo menos perigoso para a aviação é o escarcha;
* O
gelo claro forma-se mais comumente em ar instável e nuvens cumuliformes;
* O
tipo de gelo considerado mais perigoso para a aviação, por ser pesado e
aderente é o claro;
*
Quando uma aeronave voa em grandes altitudes, ocorrerá o resfriamento da
fuselagem. Ao descer para pouso entra em camada úmida de ar, podendo ocorrer a
formação de gelo do tipo geada;
*
Gelo claro ou cristal forma-se entre 0oC e -10oC em nuvens cumuliformes;
* O
tipo de gelo que se forma por sublimação do vapor de água em contato com a
fuselagem
fria das aeronaves é denominado geada;
* A
formação de gelo nas asas da aeronave concorre para diminuir a sustentação.
Adorei o seu blog, super caprichado com todas as respostas das mais variadas perguntas...obrigada por compartilhar!!
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