quarta-feira, 6 de março de 2013

Bloco 04


Questões para Comissários Bloco IV

* * As asas baixas, em relação à fuselagem, localizam-se embaixo;

* Os aviões dotados de 2 planos de asas são chamados biplanos;

* A parte da frente da asa é denominada de bordo de ataque;

* O tipo de asa que fica localizada na parte inferior da fuselagem é asa baixa;

* As extremidades dianteira e traseira das asas são, respectivamente, bordo de ataque e bordo de fuga;

* As partes superior e inferior da asa são, respectivamente, extradorso e intradorso;

* A distância da ponta de uma asa até a ponta de outra é denominada envergadura;

* Semi-cantilever são asas usadas em monoplanos com montantes ou estais;

* A asa é a superfície com forma determinada e com a finalidade de obter rendimento útil ao voo;

* Cantiléver são asas que não possuem estais, nem montantes externos para o seu suporte;

* Asa média é a asa que fica localizada na altura da metade da fuselagem;

* Asa alta é a asa que fica localizada na parte superior da fuselagem;

* Os aviões dotados de apenas um plano de asa são os monoplanos;

* A designação das partes de uma asa é bordo de ataque e de fuga, extradorso e
intradorso;

* O deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa para trás e para cima;

* Intradorso de uma asa é a parte inferior;

* Longarinas e nervuras são componentes estruturais internos de uma asa;

* A parte traseira da asa é denominada de bordo de fuga;

* A parte estrutural do avião, onde são fixadas as asas e a empenagem é a fuselagem;

* A parte da asa que sofre aumento de pressão estática ocasionado pelo escoamento
do ar é o intradorso;

* Os ailerons são superfícies primárias de comando;

* Os ailerons estão localizados no bordo de fuga, próximo às pontas das asas;

* Quando o aileron direito levantar, a asa direita abaixa;

* Diferencial é o nome dado aos ailerons cuja amplitude para cima é maior que para baixo, corrigindo a tendência de guinada;

* Os ailerons, leme de direção e leme de profundidade dão ao avião estabilidade comandada;

* Quando o aileron esquerdo é acionado para cima, a asa esquerda inclina-se para baixo e a direita para cima;

* Ao se comandar o aileron direito para baixo, a asa direita sobe e a esquerda desce;

* Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa direita abaixará;

* As aeronaves turbofan, turbojato e turboélice, entre outros tipos, fazem parte da classificação grupo moto-propulsor;

* A parte da aeronave que dá sustentação a mesma é a asa;

* Convencional, turbojato, turbofan e turboélice são exclusivamente tipos de motor;

* As aeronaves mais pesadas que o ar são chamadas de aeródinos;

* Os veículos mais leves que o ar, que tem seu funcionamento baseado na força de empuxo do ar, de baixo para cima, classificam-se como aeróstatos;

* Uma aeronave que somente opera em superfícies líquidas é do tipo anfíbia;

* Os principais tipos de fuselagem são: tubular, monocoque e semimonocoque;

* Segundo o processo de pouso, as aeronaves se classificam em terrestres, aquáticas e anfíbios;

* São chamadas aeródinos as aeronaves mais pesadas que o ar;

* O planador, em relação ao ar é mais pesado;

* Os aviões que pousam tanto na terra quanto na água são classificados como anfíbios;

* Aeronave é qualquer veículo que se eleve e se movimente no ar, por seus próprios meios;

* Na estrutura semimonocoque, os esforços aerodinâmicos são suportados pelas cavernas, revestimentos e longarinas;

* Aviões terrestres são os que pousam somente em terra;

* A aeronave que apresenta uma combinação de helicóptero e avião é o autogiro;

* A estrutura da fuselagem constituída de anéis e revestimento externo é monocoque;

* Os aviões terrestres, quanto à disposição das rodas, classificam-se em convencional e triciclo;

* O tipo de fuselagem mais empregado em aviões modernos é semimonocoque;

* Os aviões que possuem 2 motores são bimotores;

* Nos aviões turbojato ou turboélice o combustível empregado é a querosene;

* A produção de alta tração, em função de sua grande área frontal de admissão e do
seu regime econômico, caracteriza o motor turbofan;

* O tipo de combustível usado na aviação é gasolina e querosene;

* O reversível dos motores turbofan e turbojato joga os gases de escapamento para frente, reduzindo a velocidade do avião;

* Os motores a jato puro (motores a reação) possuem, como partes principais, o compressor, a câmara de combustão e a turbina;

* Em voo nivelado, o componente que se opõe à sustentação é o peso;

* Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade contante e em linha reta, é necessário que as forças que atuam sobre ele se anulem;

* O elemento que não é considerado componente do ar atmosférico é o vapor d´água;

* A pressão atmosférica é exercida sobre um corpo apenas horizontalmente;

* Vento relativo é o movimento relativo entre a massa de ar e um corpo;

* Em atitude de nariz para cima, o profundor ficará na posição para cima;

* O ponto em um avião, em torno do qual os momentos de nariz e os momentos de cauda são iguais em grandeza, é chamado de centro de gravidade;

* As forças que atuam no avião em voo são: sustentação, gravidade, tração e resistência ao avanço;

* Um corpo mergulhado no vácuo sofre o efeito de uma pressão nula;

* A menor velocidade com o qual o avião consegue manter o voo horizontal é a velocidade de estol;

* Sempre que houver aceleração haverá variação de velocidade;

* O peso de um corpo é variável e a massa invariável;

* Em um dia frio, a pressão atmosférica normalmente será maior que a de um dia quente;

* A pressão atmosférica é uma pressão estática;

* A superfície aerodinâmica é aquela que sempre produz pequena resistência ao avanço;

* Um corpo que produza o mínimo de resistência ao avanço ou arrasto é chamado de fuselado;

* Um corpo que está mergulhado na atmosfera, estará sujeito a uma pressão estática;

* O ar úmido, em relação ao ar seco, é menos denso;

* Para que uma aeronave se mantenha em voo reto e horizontal é necessário que a sustentação seja igual ao peso;

* Quanto menor o peso de decolagem de um avião, menor a pista necessária para a decolagem;

* Com o aumento da altitude, a pressão e a temperatura diminuem;

* Quando L>W o voo será ascendente;

* A força que atua num avião e neutraliza a ação do peso é a sustentação;

* Se a sustentação é maior que o peso, o avião sobe;

* A movimentação de passageiros e tripulantes dentro do avião, bem como a distribuição de peso na cabine ou nos porões e o consumo de combustível fazem variar o centro de gravidade;

* A força inversa do arrasto que faz com que o avião voe continuamente é a tração;

* A densidade do ar atmosférico varia somente com fatores como pressão, temperatura e umidade;

* A força de sustentação depende do ângulo de ataque, formato do aerofólio, área da asa, densidade do ar e velocidade de deslocamento;

* A movimentação de passageiros e tripulantes em voo provoca um desequilíbrio do centro de gravidade da aeronave que é corrigido pelos compensadores;

* Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade contante e em linha reta, é preciso que a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula;

* Ao puxar o manche aciona-se o leme de profundidade. Neste caso, o nariz da aeronave levanta;

* Estando um voo reto e horizontal, o piloto, para cabrar e picar a aeronave aciona o manche;

* Girando o manche para a direita ou para a esquerda, a superfície acionada é o aileron;

* Os perturbadores de fluxo da asa ou spoilers servem para freio aerodinâmico e diminuição da sustentação da asa;

* Bordo de ataque é a parte dianteira do aerofólio;

* Aerofólios são formas projetadas para produzirem reações úteis;

* A hélice é uma das partes do avião que produz pouca resistência ao avanço, e que produz força útil ao voo;

* A superfície de comando do avião que comanda os movimentos de rolagem é o aileron;

* A superfície de comando responsável pelo movimento da aeronave em torno do seu eixo lateral é denominada profundor;

* As superfícies de comando são classificadas em primárias e secundárias;

* A superfície aerodinâmica produz sempre menor resistência ao avanço;

* A superfície de comando primária e secundária tem como finalidade proporcionar execução em torno da aeronave pela superfície de comando;

* O aileron é uma superfície articulada no dorso das asas com a finalidade de destruir a sustentação;

* As superfícies de comando: leme de direção, profundor e aileron são superfícies primárias;

* O aerofólio produz força útil ao voo;

* Os compensadores são superfícies secundárias;

* O grupo moto propulsor em voo é responsável pela tração;

* O leme de direção é uma superfície primária responsável pelo movimento de guinada;

* O impacto causado pela aeronave no solo pode ser amortecido pelo trem de pouso;

* Estabilizadores vertical e horizontal fazem parte da empenagem;

* As longarinas são vigas destinadas a transmitir grandes esforços;

* A empenagem, quanto ao tipo, pode ser padrão, butterfly ou tripla;

* Os órgãos encontrados na empenagem do avião são: estabilizador vertical, leme de direção, estabilizador horizontal e profundor;

* “Stall” é a situação na qual a asa perde totalmente a sustentação;

* Os flaps e os slats são dispositivos hipersustentadores;

* O motor turboélice é uma turbina que gira uma hélice;

* O conjunto de estabilizadores e superfícies de comando da cauda chama-se empenagem;

* Em um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior no extradorso;

* Pode-se considerar que todo peso de um avião equilibrado está aplicado no centro de gravidade;

* Um avião é considerado do tipo triciclo quando possui roda dirigível no nariz e trem principal sob as asas;

* O formato de empenagem horizontal pode ser elíptica, triangular e retangular;

* Uma das finalidades dos compensadores em uma aeronave é tirar tendências indesejáveis de voo;

* A finalidade do aerofólio é produzir sustentação e forças úteis ao voo;

* Quanto ao leme de profundidade podemos afirmar que é instalado no estabilizador horizontal;

* Os aerofólios tem como finalidade produzirem reações aerodinâmicas úteis;

* A superfície de comando que permite o avião girar em torno do seu eixo transversal é o leme de profundidade;

* O aileron é uma superfície primária;

* Corda é a linha reta que liga bordo de ataque ao bordo de fuga;

* Um aerofólio possui características assimétricas e simétricas;

* No aerofólio os filetes de ar passam com maior velocidade no extradorso;

* Quando o centro de gravidade da aeronave se deslocar para trás, a empenagem
abaixa;

* Nervura é o elemento que dá formato ao aerofólio e dá apoio ao revestimento;

* O acionamento dos compensadores proporciona alívio nos comandos das superfícies;

* O movimento que o avião faz com o nariz para a direita e para a esquerda é chamado de guinada;

* As manobras de um avião são realizadas em torno dos eixos vertical, transversal e longitudinal;

* O pedal direito quando acionado, atua em torno do eixo vertical, ocasionando guinada para a direita;

* O movimento de subir e descer (cabrar e picar) é realizado em torno do eixo transversal;

* O eixo em torno do qual a aeronave faz o movimento de guinada é o eixo vertical;

* O eixo que vai da proa à ponta da cauda da fuselagem é o longitudinal;

* O eixo imaginário que liga a cauda do nariz da aeronave denomina-se longitudinal;

* O movimento em torno do eixo vertical chama-se guinada;

* O movimento em torno do eixo longitudinal chama-se rolagem ou rolamento ou bancagem;

* O carregamento de um avião é considerado com referência no eixo longitudinal;

* O movimento de arfagem está relacionado ao eixo transversal;

* Longitudinal, rolagem e manche lateral tem correlação, respectivamente, a eixos, movimento e controle;

* O movimento da aeronave em torno de seu eixo vertical é realizado através do comando do leme de direção;

* Os três eixos imaginários cruzam-se em um ponto denominado centro de gravidade;

* A inclinação lateral do avião se processa em torno do eixo longitudinal;

* O eixo lateral ou transversal de um avião é aquele que vai de uma ponta a outra da asa;

* Tangagem é o movimento feito em torno do eixo lateral;

* Bancagem é o movimento de levantar ou baixar as asas em torno do eixo longitudinal;

* O movimento de bancagem é executado em torno do eixo longitudinal;

* O ângulo diedro influi na estabilidade lateral;

* Diedro é o ângulo formado entre o eixo lateral e o plano da asa;

* O ângulo de estol é onde ocorre a perda súbita de sustentação;

* O ângulo de incidência não apresenta variação;

* O ângulo de ataque é formado pela corda do perfil e o vento relativo;

* Um avião desce com ângulo de 30o. Neste caso, o vento relativo sobe com ângulo de 30o;

* O ângulo formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal chama-se ângulo
de incidência;

* O ângulo formado pela corda do aerofólio e a direção do vento relativo chama-se ângulo de ataque;

* Diedro é o ângulo formado entre o plano da asa e o eixo transversal do avião;

* O ângulo formado entre a corda e a direção da trajetória é o ângulo de ataque;

* O ângulo de incidência da asa é formado entre a corda da asa e o eixo longitudinal;

* O leme de direção faz parte do conjunto que forma a empenagem;

* O leme de profundidade está situado no estabilizador horizontal;

* O leme de direção está localizado no estabilizador vertical;

* O leme de profundidade quando acionado para baixo faz a cauda levantar e abaixa o nariz em torno do
eixo transversal;

* Acionado o leme de profundidade, o avião gira em torno do seu eixo lateral;

* O leme de direção é acionado através dos pedais;

* O leme de profundidade é acionado através do manche para frente e para trás;

* Durante o voo, acionado o comando do leme de profundidade para frente, a aeronave baixa o nariz;

* Numa curva para a esquerda, o sentido de deslocamento do leme de direção é para
a esquerda;

* O trem de pouso de uma aeronave que possui o conjunto de trem principal e bequilha é classificado como
convencional;

* O trem de pouso nos aviões é órgão de pouso, amortecimento do choque e locomoção no solo;

* O trem de pouso que não oferece qualquer tipo de resistência ao avanço, é do tipo escamoteável;

* Trem de pouso que recolhe totalmente possuindo portão ou carenagem que o esconde é denominado
escamoteável;

* Consiste de duas pernas nas asas, através do CG do avião e uma abaixo do nariz que serve para
direcionar o avião no solo. Este é um trem de pouso do tipo triciclo;

* O avião que tem a roda direcional instalada na parte da frente é classificado como triciclo;

* Enflechamento é o ângulo formado entre o eixo lateral e o bordo de ataque;

* O trem de pouso, quanto à fixação, pode ser fixo;

* Trem de pouso que tem uma das rodas localizada na cauda da aeronave, quanto à sua disposição, é do tipo convencional;

* O flap está localizado no bordo de fuga e tem como função secundária servir de freio aerodinâmico;

* O slat tem a mesma função do flap, só que se situa no bordo de ataque;

* Os flaps funcionam exclusivamente como freio aerodinâmico e hipersustentadores;

* O tipo de flap que aumenta a área das asas é o vertical;

* O flap de asa de uma aeronave quando abaixado para pouso combina redução de velocidade e aumento da sustentação;

* A atuação de um flap pode ser hidráulica, mecânica ou elétrica;

* A principal função do flap é aumentar a sustentação;

* A função do flap na decolagem é diminuir o percurso de decolagem;

* A experiência de Bernoulli foi comprovada através do tubo de Venturi;

* O princípio de Bernoulli expressa que no aumento do escoamento a pressão estática diminui e a pressão dinâmica aumenta, causando maior sustentação do
aerofólio;

* O dirigível é um exemplo de aeróstato dotado de propulsão (motores e hélice);

* Em um tubo de escoamento no qual existe um estreitamento, o fluido em escoamento uniforme acelera no estreitamento;

* A força de sustentação deve-se a diferença de pressão existente entre o extradorso e o intradorso da asa;

* Um avião estará voando quando a força de tração é ligeiramente maior do que a de resistência ao avanço e a de sustentação é igual ou maior que a da gravidade;

* Centro de gravidade é o ponto de equilíbrio de um determinado corpo;

* Densidade é a quantidade de matéria existente num corpo por unidade de volume;

* Vento de frente na decolagem diminui o percurso para decolar;

* O vento relativo fornece ao piloto a velocidade do avião em relação ao ar ou aerodinâmica;

* A pressão dinâmica depende da densidade do fluido e da velocidade de deslocamento;

* Quanto maior a altitude, menor será a densidade;

* O termo vento relativo é usado para indicar o fluxo da corrente de ar em que o avião está se movendo;

* Um corpo mergulhado num fluido em equilíbrio sofre pressão maior na parte inferior;

* A componente que é perpendicular ao vento relativo chama-se sustentação;

* O sistema de pressurização tem por objetivo fazer com que a pressão na cabine, em relação à pressão atmosférica externa à aeronave seja maior;

* O controle da pressão dentro da cabine da aeronave e a renovação de ar é feito pelas válvulas out-flow;

* A linha equidistante do extradorso e do intradorso que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga é a linha de curvatura média;

* As condições ideais para uma decolagem são ar seco, temperatura baixa e vento de proa;

* A diferença horária entre uma cidade situada na longitude 045oW e outra na longitude 075oW será de 2 horas;

* O meridiano 090oE tem como antimeridiano o de longitude 090oW;

* Partindo-se do sul, no sentido horário, tem-se como pontos colaterais, respectivamente, sudoeste, noroeste, nordeste e sudeste;

* A milha marítima e a terrestre convertida em metros, equivalem a, respectivamente, 1852 metros e 1609 metros;

* Dia solar é o espaço de tempo compreendido entre dois sucessivos trânsitos de sol pelo mesmo meridiano;

* No Brasil existem vários fusos horários. Se em Fortaleza (038o31'W) são 12 horas (HLE), conclui-se que em Rio Branco (67o47'W) são 10 horas;

* Um semicírculo máximo limitado pelos pólos, oposto ao meridiano de um observador, é chamado de antimeridiano;

* A diferença horária entre o fuso 120oW e o fuso 135oE será de 17 horas;

* Com relação à hora legal (HLE), para locais que estejam do lado oeste, a hora
UTC será mais tarde;

* Ao longo de um paralelo ou do Equador, são lidas as longitudes;

* Proa verdadeira é a relação entre o norte verdadeiro e o eixo longitudinal;

* Para saber onde a aeronave está, com o uso de instrumentos especiais, é aplicada a navegação eletrônica;

* Círculo máximo é o que divide a Terra em duas partes iguais;

* Se uma pessoa, para se orientar estender o braço direito lateralmente para o lado que nasce o Sol, terá à sua frente o norte;

* O instrumento que indica direção magnética é a bússola;

* A Terra gira em torno do seu eixo imaginário, realizando o movimento chamado rotação, de oeste para leste;

* Os círculos menores, equidistantes do Equador, cujos planos são perpendiculares ao eixo imaginário da Terra, são os paralelos;

* Começando do norte, no sentido horário, os pontos colaterais são NE-SE-SW-NW;

* Na teoria dos fusos horários, a relação de hora em relação à longitude é de 15o de longitude para 1 hora;

* A linha do Equador é um círculo máximo que divide a Terra em dois hemisférios denominados norte e sul;

* O meridiano de origem, determinado por convenção como longitude 000o é o meridiano de Greenwich;

* Com relação aos pontos cardeais e respectivas direções em graus, fala-se que o N=360o;

* A linha de fé é encontrada na bússola;

* A declinação magnética é o ângulo entre o norte verdadeiro e o norte magnético;

* O ponto 270o, com relação à Rosa dos Ventos, está localizado na direção oeste;

* O arco de meridiano compreendido entre a linha do Equador e um paralelo dado constitui a latitude;

* Os semicírculos, círculos menores e círculos maiores são medidos em graus, minutos e segundos;

* Através das coordenadas geográficas permite-se determinar pontos na superfície terrestre;

* Sobre a linha de referência para leitura em bússola, tem-se o valor da proa do avião, que é a direção do seu eixo longitudinal em relação ao meridiano magnético;

* Dentro do grupo dos pontos colaterais, a sigla SE significa sudeste;

* A forma de conduzir uma aeronave sobre a superfície da Terra, determinando a atual posição através de uma última posição conhecida é classificada como navegação
estimada;

* O sistema de coordenadas geográficas é utilizado para identificação dos pontos cardeais na superfície da Terra, através de duas componentes chamadas latitude e longitude;

* Nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste são pontos colaterais;

* Quando há a mudança de data no meridiano de 180o, no Rio de Janeiro (22o48'S/043o15'W) a HLE será 9 horas;

* Na navegação aérea, o processo utilizado para a obtenção da localização e orientação pela observação de pontos significativos na superfície terrestre, é chamado navegação visual ou por contato;

* O eixo polar ou terrestre intercepta a superfície da Terra em dois pontos conhecidos como Pólo Norte Verdadeiro e Pólo Sul Verdadeiro;

* A linha internacional de mudança de data ou “datum line” é o meridiano de longitude 180o;

* NNE, ENE, ESE, SSE, SSW, WSW, WNW e NNW são pontos subcolaterais;

* A bússola indica a direção seguida em graus em relação ao norte magnético;

* Se são 12 horas no meridiano de Greenwich, a hora UTC em São Paulo será 12 horas;

* A hora UTC é a hora tomada no meridiano de Greenwich;

* Em fusos com longitude oeste, as HLE (horas legais) em relação à UTC serão mais cedo;

* A hora computada na longitude central de dois meridianos de longitude, correspondente a um fuso horário é a hora legal (HLE);

* Uma aeronave decola de Fernando de Noronha (fuso +2) às 16 horas HLE com o tempo de voo estimado de 1 hora para Recife (fuso +3). A HLE de Recife e a UTC no momento do pouso é, respectivamente, 16:00 – 19:00 horas;

* Uma aeronave decola de Santarém (fuso +4) às 10:00 HLE com o tempo de voo para Fernando de Noronha (fuso +2) de 3 horas. A HLE de chegada em Fernando de Noronha será 15 horas;

* Considerando um ponto de coordenadas geográficas (57o12'33''N – 114o28'56''E), sabemos que está nos hemisférios, respectivamente, norte do Equador e leste de Greenwich;

* Valor angular que varia de 00o a 90o, medido a partir do Equador, para norte ou para sul, chamamos de latitude;

* A sigla UTC se refere a tempo universal coordenado;

* As latitudes e as longitudes possuem valores angulares mínimos e máximos, respectivamente, de 00o a 90o e 000o a 180o;

* Para medir uma longitude utilizamos um arco de paralelo;

* Na longitude 000o existe a coincidência da HLO, UTC e HLE;

* O meridiano 180o é o semicírculo máximo oposto ao meridiano de Greenwich;

* A abreviatura de NNE corresponde ao grupo de direções e seu ângulo, em relação ao norte, é de, respectivamente, subcolaterais – 022,5o;

* Um plano perpendicular ao eixo polar e que passa pelo centro do globo terrestre formará o Equador;

* Com relação à HLE, para localidades a leste de Greenwich, a hora UTC será mais cedo;

* Se as coordenadas geográficas (33o45'S – 075o00'W) são 18:00Z, a hora UTC nestas coordenadas será 18:00 horas;

* Quando em São Paulo (fuso +3) um relógio marca 23:00 do dia 01 de janeiro, em Londres (Greenwich) um relógio marcará 02:00 horas do dia 02 de janeiro;

* 00o00'00''S – 131o12'20''W são exemplos de coordenadas expressas incorretamente;

* O processo de navegação que utiliza ondas de rádio de estações terrestres é chamado de radiogonométrico;

* Na teoria dos fusos horários, o Sol leva 1 hora para percorrer um arco de longitude equivalente a 15o;

* Latitudes decrescentes de baixo para cima e longitudes crescentes da esquerda para a direita. Esta carta representa os hemisférios Sul e Leste;

* A latitude é medida sobre um meridiano;

* A direção cujo ângulo, medido a partir do norte, correspondente a 225o, é dita e tem a sigla de, respectivamente, colateral – SW;

* No período vespertino, uma pessoa de frente para o sol terá o norte à direita;

* Por volta de 12:00Z, uma aeronave sobre o Equador e na longitude 075oW e que voa com o Sol à direita, estará voando no RV (rumo verdadeiro) de 360o;

* Linhas numa carta que unem pontos de uma mesma declinação magnética (DMG) chamam-se isogônicas;

* Uma aeronave localizada exatamente no pólo norte deseja abandoná-lo. Para isto, tomará direção sul;

* Ao ser dada as coordenadas geográficas, consegue-se identificar o paralelo e o meridiano do lugar. No cruzamento do paralelo com o meridiano tem-se um ponto geográfico;

* Um círculo máximo na superfície terrestre é obtido cortando-se a Terra com um plano que passa pelo centro da Terra;

* A Terra é dividida em hemisférios Leste (E) e Oeste (W) pelo meridiano 000o e meridiano 180o;

* O arco de Equador compreendido entre o meridiano de Greenwich e um meridiano qualquer é chamado de longitude;

* A milha náutica (NM) ou marítima (MIMA) é própria para navegação, pois esta unidade de distância está impressa numa carta sobre um meridiano;

* A sigla SSW pertence ao ponto subcolateral e sua direção, em graus, é 202,5o;

* Na longitude de 120W são 18:00 UTC. No mesmo instante a hora UTC na longitude 135oE será de 18:00 horas;

* O Sol levará 5 horas e 14 minutos para percorrer em seu movimento, um arco de longitude correspondente a 078o30';

* Existem na Terra dois pontos de maior acúmulo de atração magnética. São eles os pontos norte e sul magnéticos;

* A linha em cuja extensão tem o mesmo valor de declinação magnética é isogônica;

* Um plano perpendicular ao eixo polar formará um paralelo;

* Quando temos o Sol como referência, devemos indicar com o braço direito o nascente que representa o ponto cardeal leste;

* O círculo cujo plano não divide a Terra em duas partes iguais é conhecido como menor;

* N, S, E e W são pontos cardeais;

* Meridiano que, por convenção, foi escolhido como meridiano de origem e cujo valor em graus é 000o, é conhecido como Meridiano de Greenwich;

* As latitudes são expressas em graus de 00o a 90o a partir do Equador nos sentidos norte e sul;

* O ângulo obtido no NV até o rumo, chamamos de rumo verdadeiro (RV);

* Quando voamos sobre um paralelo podemos estar com RV a 090o ou 270o;

* Círculo perpendicular ao eixo da Terra cujos pontos estão equidistantes do Equador chama-se paralelo;

* Círculo menor é todo aquele cujo plano não passa pelo centro da Terra e não divide a Terra em partes iguais;

* 097o30'E e 112o30'E são meridianos limites de uma faixa de fuso horário que tem para meridiano central 105oE;

* Em Greenwich são 21:50 horas. A HLE de um lugar de longitude 072o15'E é de 02:50 horas;

* A partir de um meridiano verdadeiro (direção norte), a ordem dos pontos colaterais no sentido horário são, respectivamente, nordeste, sudeste, sudoeste e
noroeste;

* A diferença horária entre os lugares de longitude 120oE e 045oW são 11 horas;

* O ângulo formado entre um meridiano magnético e o eixo longitudinal do avião chama-se proa magnética;

* Na teoria dos fusos horários, o movimento aparente do Sol, de leste para oeste, é resultado do movimento de rotação da Terra de oeste para leste;

* Uma distância de 177 NM, medida sobre um meridiano verdadeiro corresponde a 02o57' de latitude;

* Para efeito de navegação aérea, considera-se a Terra uma esfera perfeita;

* 025o30'N – 048o20'E são coordenadas geográficas expressas corretamente;

* Os pontos colaterais tomados no sentido horário valem, respectivamente, 045o, 135o, 225o e 315o;

* A hora computada a cada meridiano de longitude é a hora local (HLO);

* Em função da grande extensão territorial, os fusos do Brasil são em número de 4;

* Se em Curitiba (fuso +3) são 16:30 horas HLE, a hora UTC é 19:30 horas;

* Os fenômenos meteorológicos mais importantes ocorrem na troposfera;

* A principal característica da tropopausa é a isotermia;

* A camada de transição da atmosfera, com cerca de 4 km de espessura, dentro da qual o gradiente térmico é praticamente nulo, chama-se tropopausa;

* Um volume de ar quando retém um total de 4% de vapor de água, é considerado saturado;

* A troposfera, camada mais baixa da atmosfera, se estende verticalmente sobre o Equador, até cerca de 17 a 19 km;

* De um modo geral, a temperatura na troposfera diminui com a altitude;

* A camada da atmosfera que limita a troposfera denomina-se tropopausa;

* A camada da atmosfera onde tem início a difusão da luz, denomina-se estratosfera;

* Os gases que são encontrados na atmosfera terrestre, em maiores proporções são nitrogênio e oxigênio;

* A camada da atmosfera que apresenta a maior concentração gasosa e sofre o efeito direto do aquecimento da superfície terrestre denomina-se troposfera;

* A camada da atmosfera onde a temperatura do ar sofre um decréscimo de 2oC/1000 pés denomina-se troposfera;

* A porcentagem média do gás nitrogênio na atmosfera é 78%;

* As porcentagens de oxigênio e de nitrogênio na atmosfera terrestre são, respectivamente, 21% e 78%;

* A camada da atmosfera que apresenta isotermia como principal característica é a tropopausa;

* O movimento vertical do ar atmosférico recebe a denominação de correntes;

* O movimento do ar na horizontal, como processo advectivo, é chamado de vento;

* À noite, a temperatura do solo diminui pelo processo de radiação;

* A transferência de calor que ocorre na atmosfera terrestre através de movimentos verticais de ar, é denominada convecção;

* Vento é o movimento horizontal do ar;

* A transferência à distância, através de um meio rarefeito, sem que haja contato entre os corpos, é a forma de propagação de calor conhecida como radiação;

* Nuvens cumuliformes são fenômenos que tem sua formação caracterizada pelo processo convectivo do ar;

* O processo de propagação de calor nos sólidos é conhecido como condução;

* A transferência de calor por contato direto entre os corpos é chamada de condução;

* A propagação de calor que ocorre pelas correntes ascendentes e descendentes, é denominada convecção;

* A propagação de calor no sentido horizontal denomina-se advecção;

* A pressão atmosférica padrão, ao nível do mar é de 1013.2 hPa;

* A pressão atmosférica é do tipo estática;

* O fator que influencia na variação da pressão atmosférica é a temperatura;

* O que não interfere na pressão atmosférica é o vento;

* A densidade do ar aumenta com uma menor altitude/menor temperatura;

* A pressão atmosférica representa o peso de uma coluna de ar desde o seu limite superior até o nível considerado;

* O instrumento que registra a pressão atmosférica chama-se barógrafo;

* Os valores da temperatura e da pressão na atmosfera padrão são, respectivamente, 15oC e 1013.3hPa;

* A distância vertical que separa uma aeronave em voo do nível do mar é denominada altitude;

* Na atmosfera padrão encontramos ar seco, temperatura de 15oC e pressão de 1013.2hPa;

* A denominação dada à distância entre a aeronave e o solo e à aeronave e o mar são, respectivamente, de altura e altitude;

* Define-se vento de superfície aquele que flui nos primeiros 100 metros;

* A camada de fricção ou de atrito ocorre entre a superfície e a altura média de 600 metros;

* A meteorologia aeronáutica utiliza como unidade de velocidade do vento o knots;

* A diferença de pressão entre dois pontos faz com que o vento flua da maior pressão para a menor pressão;

* As aeronaves pousam e decolam com o vento de proa;

* O vento é o movimento horizontal do ar provocado por uma diferença de pressão;

* Num voo em rota, a aeronave terá um melhor desempenho quando este voo estiver sendo realizado com vento de cauda;

* Um volume de ar se torna saturado com 100% de umidade relativa;

* Quando a proporção de vapor de água atinge 1% do volume de ar, pode-se afirmar que a umidade relativa é de 25%;

* Um volume de ar é denominado saturado quando estiver com umidade relativa de 100%;

* Na classificação das nuvens, as do estágio alto são cirrus, cirrocumulus e cirrostratus;

* À medida que o ar sobe a encosta de uma montanha ou serra, resfria-se e torna-se saturado, formando nuvem do tipo orográfica;

* AS, NS e CS são nuvens de desenvolvimento horizontal;

* Cumulonimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical;

* As nuvens do estágio baixo e do estágio alto possuem, respectivamente, uma estrutura líquida e sólida;

* ST e SC são nuvens de estágio baixo;

* As nuvens de desenvolvimento vertical são de estrutura mista;

* CU é uma nuvem que propicia muita turbulência;

* As nuvens cumuliformes formam-se em ar instável;

* As nuvens do estágio baixo são encontradas com bases entre a superfície e a
altura de 2000 metros;

* A nuvem cumulus congestus (TCU) é classificada como de desenvolvimento vertical;

* As nuvens apresentam-se sob dois aspectos básicos que são estratiformes e cumuliformes;

* As nuvens constituídas por cristais de gelo são encontradas no estágio alto;

* CU, CB e CC são nuvens de maior desenvolvimento no sentido vertical;

* As nuvens cumulonimbus caracterizam-se por serem nuvens verticais e escuras;

* Cumulus é uma nuvem que poderá estar associada à turbulência convectiva;

* Qualquer tipo de nevoeiro que venha se formar, algumas características necessariamente estarão presentes. Dentre elas, encontramos umidade relativa elevada
e visibilidade restrita;

* Os ventos que sopram do mar para o continente formam, ao longo do litoral, nevoeiro de brisa marítima;

* O nevoeiro produzido pelos ventos que sopram sobre regiões alagadas é classificado como de vapor;

* Vapor orográfico e marítimo são nevoeiros de advecção;

* O nevoeiro formado devido o resfriamento noturno, principalmente em noites sem nuvens, é denominado de radiação;

* O nevoeiro restringe a visibilidade junto ao solo, podendo acarretar fechamento do aeródromo;

* A turbulência convectiva ou térmica é mais comum no verão;

* As turbulências que ocorrem pelo resultado do atrito de ventos fortes com uma superfície irregular, são do tipo mecânicas;

* A turbulência que geralmente ocorre no verão, sobre os continentes e com a presença de nuvens cumuliformes denomina-se térmica;

* A turbulência orográfica é mais intensa a sotavento das montanhas;

* A turbulência que ocorre com maior frequência no verão, identificada pela presença de nuvens cumuliformes, denomina-se convectiva;

* A turbulência convectiva é mais intensa à tarde, no verão e sobre o continente;

* A turbulência encontrada por uma aeronave quando voando sobre montanhas é de origem orográfica;

* O atrito de ventos fortes com terrenos irregulares e/ou obstáculos artificiais, poderá produzir um tipo de turbulência denominada mecânica de solo;

* A turbulência causada pela corrente de jato é de ar claro;

* A linha imaginária limítrofe entre duas massas de ar de características distintas, denomina-se frente;

* Após a passagem de uma frente fria geralmente ocorre queda de temperatura;

* Um grande volume de ar repousando sobre uma região acaba adquirindo as características físicas de pressão, temperatura e umidade, tornando-se uma massa de
ar;

* As frentes frias no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de SW;

* As frentes quentes no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de NW para SE;

* Quando uma massa de ar frio desloca uma massa de ar quente, tem-se uma frente fria;

* A fase da trovoada em que a energia dos fenômenos meteorológicos diminui é denominada dissipação;

* Quando uma trovoada vem acompanhada de várias mudanças nas condições meteorológicas, pode-se dizer que a mesma é de origem frontal;

* A trovoada é um conjunto de fenômenos que se manifestam no interior de uma nuvem cumulunimbus;

* As trovoadas frontais são do tipo dinâmicas;

* Granizo e chuva forte são condições de tempo que poderão estar associadas às trovoadas;

* A trovoada na fase de dissipação apresenta como característica principal somente
correntes descendentes;

* Trovoadas orográficas formam-se a barlavento das montanhas;

* A primeira fase de uma trovoada é conhecida como fase de cumulus;

* As correntes ascendentes, que ocorrem nas trovoadas, predominam na fase de cumulus;

* Os vários tipos de gelo que se formam sobre as aeronaves são: claro, escarcha e geada;

* O gelo menos perigoso para a aviação é o escarcha;

* O gelo claro forma-se mais comumente em ar instável e nuvens cumuliformes;

* O tipo de gelo considerado mais perigoso para a aviação, por ser pesado e aderente é o claro;

* Quando uma aeronave voa em grandes altitudes, ocorrerá o resfriamento da fuselagem. Ao descer para pouso entra em camada úmida de ar, podendo ocorrer a formação de gelo do tipo geada;

* Gelo claro ou cristal forma-se entre 0oC e -10oC em nuvens cumuliformes;

* O tipo de gelo que se forma por sublimação do vapor de água em contato com a
fuselagem fria das aeronaves é denominado geada;

* A formação de gelo nas asas da aeronave concorre para diminuir a sustentação.

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog, super caprichado com todas as respostas das mais variadas perguntas...obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir