BLOCO 02
* A Convenção de Chicago, na
qual tornaram parte representante de 54 nações, e que resultou na criação da
OACI, foi realizado em 1944;
* Os anexos à Convenção de
Chicago definem normas técnicas padronizadas para disciplinar o exercício de
transporte aéreo. Os países membros que, por motivos técnicos ou discordância
de legislação interna não puderem cumpri-las, deverão levar os fatos ao
conhecimento dos demais membros, através da apresentação de diferenças;
* Nos termos do artigo 37 da
Convenção de Chicago, a OACI estabeleceu normas de caráter técnico em
instrumentos denominados anexos à convenção;
* A uniformização dos
critérios relativos ao transporte aéreo no que se refere aos documentos de
transporte (bilhete de passagem, nota de bagagem, etc) foi conseguida na
Convenção de Varsóvia;
* Na Convenção de Varsóvia
foram estabelecidas regras que não são seguidas até hoje, como articulações de
rotas e métodos comerciais numa rede única de serviço público mundial;
* Estudar os problemas da
aviação civil internacional e estabelecer padrões e regulamentos internacionais
para a aviação civil são algumas finalidades da OACI;
* A OACI estabeleceu normas de
caráter técnico através de anexos. O que estabelece normas para licenciamento
de pessoal é o anexo número 1;
* A sigla ONU significa
Organização das Nações Unidas;
* A organização internacional,
responsável pela elaboração de normas, métodos e procedimentos relativos à
aviação civil, do qual o Brasil é integrante, chama-se ICAO;
* As empresas de transporte
aéreo latino-americanas criaram em 1980 uma associação privada, para tratar dos
problemas de transporte aéreo, tarifas, etc. Dentro de sua área de atuação é
denominada AITAL;
* As normas e recomendações
que foram adotadas pela OACI, como padrão mínimo para a concessão de licenças e
instrução do pessoal aeronáutico (aeronautas e aeroviários), estão contidos no
anexo 1;
* A simplificação das
formalidades aduaneiras, de imigração e de saúde pública, no que se refere ao
tráfego aéreo internacional, bem como o tratamento dos múltiplos aspectos
econômicos do tráfego aéreo, foi conseguido pela OACI;
* A OACI tem em sua estrutura,
um órgão considerado como o poder máximo da organização. É constituído por
todos os países membros e denominado assembléia;
* Em 1945 foi criada a
International Air Transport Association (IATA) e sua sede atual fica em
Montreal, no Canadá;
* A IATA, através de seus
diversos setores, desenvolve, dentre outras atividades, como promover um
constante intercâmbio de informações, padronizações e disciplina de atuação,
como, por exemplo, publicação de manuais, documentos de transporte de
passageiros e carga;
*
A sigla FAA significa Federal Aviation Administration;
* O órgão eminentemente
político, de assessoramento de alto nível, incumbido de estudar, planejar e
coordenar os assuntos que
dizem respeito à aviação civil internacional e que trabalha coordenadamente com
a ANAC é o CERNAI – Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea
Internacional;
* A organização das atividades
necessárias ao funcionamento e ao desenvolvimento da aviação civil é finalidade
precípua do SAC – Sistema de Aviação Civil;
* A instrução técnica
especializada e os estudos e pesquisas na área de aviação civil são coordenados
pelo IAC;
* O estabelecimento de regras
e procedimentos de tráfego aéreo cabe ao DECEA – Departamento de Controle do
Espaço Aéreo;
* O Sistema de Aviação Civil
(SAC) que tem por finalidade executar as atividades relacionadas com a aviação
civil, nas áreas dos respectivos comandos aéreos regionais, tem como sigla
SERAC;
* A criação do Sistema de
Aviação Civil, pelo Ministério da Aeronáutica, foi instituída pelo decreto
65.144, de 12/09/1969;
* A autoridade competente em
assuntos de aviação civil no Brasil é o Comando da Aeronáutica;
* A homologação de
equipamentos aeronáuticos, da fabricação de peças e equipamentos à formação de
técnicos e engenheiros com destino à aviação civil, é uma das atividades do
CTA;
* A organização do comando da
aeronáutica, que tem por finalidade a consecução dos objetivos da política
aeroespacial nacional do setor da aviação civil é a ANAC;
* As empresas de manutenção, a
indústria aeronáutica e as empresas de transporte aéreo, em relação ao sistema
de aviação civil são elos executivos;
* A empresa pública, vinculada
ao Comando da Aeronáutica, que cuida da infra-estrutura aeroportuária dos
principais aeroportos do país é denominada INFRAERO;
* A seleção e o controle
médico periódico do pessoal aeronavegante é a principal função do CEMAL;
* Os documentos que habilitam
os tripulantes ao exercício das respectivas funções são: licença, habilitação
técnica e capacidade física;
* O exercício legal das
atividades aeronáuticas a bordo de aeronaves é estabelecido por licenças de
tripulantes;
* As condições especiais,
atribuições ou restrições referentes ao exercício das prerrogativas
estabelecidas por uma licença, se acham especificados nos certificados de
habilitação técnica (CHT);
* Cessada a validade do CHT ou
do CCF, o titular da licença ficará impedido do exercício da função nele
especificada;
* No caso de óbito a bordo, o
comandante deverá providenciar na próxima escala o comparecimento de autoridade
policial;
*
No serviço aéreo internacional poderão ser empregados comissários estrangeiros
até a fração de 1/3;
* O comandante poderá delegar
a outro membro da tripulação as atribuições que lhe competem, menos as que se
relacionem com segurança de voo;
* As pessoas devidamente
habilitadas, que exercem função de bordo de aeronaves civis brasileiras, são
denominadas tripulantes;
* Se o tripulante ficar
incapacitado fisicamente, em condição permanente, ele terá seu certificado
cassado;
* Se for comprovado em
processo administrativo ou em exame de saúde que o titular de uma licença não
possui idoneidade profissional ou não está capacitado para as funções
especificadas, a autoridade aeronáutica poderá cassar qualquer dos
certificados;
* Sempre que o titular de uma
licença apresentar indícios comprometedores de sua aptidão técnica ou condições
físicas, poderá ser submetido a novos exames técnicos ou físicos, mesmo que
ainda estejam válidos seus certificados;
* Tripular aeronave com o
certificado de habilitação técnica (CHT) vencido poderá implicar em multa e
interdição da aeronave;
* Permitir a composição da
tripulação por aeronauta sem habilitação é infração imputável à concessionária
ou permissionária de serviços aéreos;
* Na prática reiterada de
infrações graves o tripulante estará sujeito a pena de cassação do CHT e/ou
multa de até 1.000 valores de referência, e/ou suspensão do CHT;
* O certificado de capacidade
física (CCF) exigido para que um comissário de voo exerça suas prerrogativas é
o de 2a classe;
* Transportar carga, material
perigoso ou proibido sem autorização, poderá implicar em multa e interdição da
aeronave;
* O CBAer, ao tratar da
responsabilidade civil, estabelece que para garantir eventual indenização de
riscos futuros em relação à tripulantes, passageiros, cargas, entre outros,
todo explorador é obrigado a contratar seguro;
* A prática de contrabando
poderá acarretar ao aeronauta infrator a pena de cassação do certificado;
* No caso de suspensão do
certificado, o aeronauta ficará impedido de exercer suas funções por um prazo
inicial de, no máximo, 180 dias;
* Todo transporte em que os
pontos de partida, intermediário e de destino estejam em território nacional, é
considerado transporte doméstico;
* Para fins de garantia de
responsabilidade, a expedição ou renovação do certificado de aeronavegabilidade
só ocorrerá se o proprietário ou explorador da aeronave comprovar ter
contratado o seguro previsto;
*
A cassação de um CHT dependerá de um inquérito administrativo, no curso do qual
será assegurada ampla defesa do infrator;
* No caso dos tripulantes, as
punições que poderão ocorrer pelo código brasileiro de aeronáutica são:
multa/suspensão/cassação;
* O lançamento de coisas de
bordo de aeronaves, dependerá de prévia permissão da autoridade aeronáutica
competente, exceto nas situações de emergência;
* No caso de pouso de emergência
ou forçado, o proprietário ou possuidor do solo não poderá opor-se à retirada
da aeronave ou sua partida desde que lhe seja dada garantia de reparação dos
danos;
* Salvo permissão especial,
nenhuma aeronave poderá voar no espaço aéreo brasileiro, aterrissar no
território subjacente ou dele decolar, a não ser que tenha marcas de matrícula
e nacionalidade e esteja munida dos respectivos certificados de matrícula e
aeronavegabilidade;
* A aeronave é considerada da
nacionalidade do Estado em que estiver matriculada;
* Toda aeronave proveniente ou
com destino ao exterior fará, respectivamente, o primeiro pouso ou última
decolagem em aeroporto internacional;
* Tripulantes são pessoas
devidamente habilitadas que exercem função a bordo de aeronaves;
* O código brasileiro de
aeronáutica (CBAer) classifica os aeródromos em civis e militares;
* Toda área definida,
destinada à chegada, partida e movimentação de aeronaves é aeródromo;
* As aeronaves brasileiras são
classificadas em civis e militares;
* O surgimento do direito
aeronáutico se deveu à necessidade de regulamentar o emprego do avião, após ter
sido considerado veículo de transporte aéreo;
* No Brasil, a legislação
básica do direito aeronáutico está consubstanciada na lei no 7565, de 19 de dezembro
de 1986, que sancionou o Código Brasileiro de Aeronáutica;
* O aeródromo destinado
exclusivamente a operações de helicópteros é denominado heliponto;
* Todo aparelho manobrável em
voo, que possa sustentar-se e circular no espaço aéreo mediante reações
aerodinâmicas, apto a transportar pessoas ou coisas é considerado aeronave;
* O órgão do Sistema de
Aviação Civil (SAC) que está diretamente subordinado ao diretor geral da ANAC é
o Instituto de Aviação Civil (IAC);
* O relatório preliminar
referente aos acidentes ocorridos com aeronaves civis tem, em princípio,
caráter reservado;
* O sistema de investigação e
prevenção de acidentes aeronáuticos tem como sigla SIPAER;
* Em caso de acidente, a
guarda da aeronave ou de seus destroços, objetivando preservar os indícios e
evidências, são responsabilidade do proprietário ou operador da aeronave;
*
Cabe ao SIPAA ou SERAC a investigação de acidente aeronáutico ocorrido com
aeronave pertencente à aviação geral;
* Todos os acidentes
aeronáuticos podem ser evitados. A prevenção de acidentes requer mobilização
geral. Todo acidente aeronáutico tem um precedente. São princípios do SIPAER;
* O documento que contém o
relato de fatos considerados potencialmente perigosos à aviação e que permite a
adoção de medidas corretivas pelas autoridades aeronáuticas, é denominado
relatório de perigo;
* Se durante uma investigação
de acidente aeronáutico houver índices de crime ou contravenção, poderá ser
instaurado um inquérito policial, paralelamente à investigação;
* A investigação do acidente
não diz respeito às responsabilidades do proprietário ou explorador da aeronave
em caso de acidente aeronáutico;
* As investigações de
acidentes e incidentes aeronáuticos tem por finalidade prevenir acidentes
aeronáuticos, eliminando fatores para a sua ocorrência, orientando com normas
de segurança;
* Havendo deficiência em
auxílio à navegação, deve-se preencher o relatório de perigo;
* Os destroços de uma aeronave
acidentada que não puderem ser removidos deverão ser marcados com tinta amarela
e pelo operador da aeronave;
* A pessoa que tiver
conhecimento de acidente aeronáutico, ou da existência de destroços de
aeronaves, deverá comunicar a autoridade competente pelo meio mais rápido;
* O responsável pela
destinação dos restos mortais das vítimas de incidentes aeronáuticos é o
operador da aeronave;
* Quando o operador da
aeronave envolvida num incidente aeronáutico não dispuser de agente de
segurança de voo (ASV) e não puder utilizar o de outro operador, deverá
solicitar ao SERAC da área a referida investigação;
* A comunicação de um acidente
aeronáutico ou da existência de destroços de aeronaves é obrigação de qualquer
pessoa;
* O proprietário, explorador,
arrendatário ou tripulantes deverão comunicar o acidente ocorrido com aeronave
sob sua responsabilidade pelo meio mais rápido disponível, à organização do
comando da aeronáutica mais próxima;
* A guarda dos bens envolvidos
no acidente, a bordo da aeronave acidentada, ou de terceiros envolvidos, é da
responsabilidade do piloto em comando ou tripulante que não estiver
incapacitado;
* Toda pessoa que tiver
conhecimento de acidente aeronáutico deverá comunicar o fato pelo meio mais
rápido à autoridade pública mais próxima;
* Um acidente aeronáutico
ocorrido com aeronave não pertencente à empresa aérea regular, será investigado
pelo Serviço Regional de Aviação Civil;
*
A legislação referente às atividades do SIPAER é regulamentada através de
normas do sistema de comando da aeronáutica;
* O órgão central do SIPAER
que investiga os acidentes é o CENIPA;
* No caso de um acidente
aeronáutico, o comandante, logo que possível, deverá avisar o Comando da
Aeronáutica;
* Toda ocorrência com intenção
de voo, onde não haja danos na aeronave nem vítimas, é considerado um incidente
aeronáutico;
* O SIPAER tem como princípio
filosófico a prevenção de acidentes;
* A responsabilidade de
treinamento de tripulantes da aeronave após um pouso de emergência antes da
chegada do serviço de salvamento, compete ao explorador da aeronave;
* O documento formal destinado
ao registro e à divulgação de informações de incidente aeronáutico é designado
como RELIN;
* O elemento civil credenciado
para investigação de acidentes aeronáuticos envolvendo aeronave civil brasileira,
pertencente à companhia aérea regular, é designado ASV da companhia aérea;
* O grupo de pessoas designado
a investigar um acidente aeronáutico específico convocado de acordo com as
características daquele acidente denomina-se CIAA;
* A afirmativa “Todo acidente
pode ser evitado” faz parte dos conceitos filosóficos do SIPAER;
* No caso de aeronave
desaparecida ou em local inacessível, considera-se acidente aeronáutico;
* No caso de vazamento de
combustível, alarme de fogo falso, sem danos graves para a aeronave ou
passageiros, é considerado como incidente aeronáutico;
* CNPAA, CIAA e ASV são alguns
dos elementos do SIPAER;
* Quando em voo ocorrer algo
como colisão de pássaros com a aeronave, sem prejuízos ou danos físicos e
materiais, caracteriza-se um incidente aeronáutico;
* No que se refere à segurança
de voo no Brasil, o órgão de caráter diretivo responsável pela proteção ao voo,
é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo;
* O órgão subordinado à ANAC,
responsável pela investigação de acidentes com aeronaves civis de transporte
aéreo regular é o DIPAA;
* Em toda empresa ou
organização envolvida com a operação, manutenção, fabricação, circulação de
aeronaves, deverá existir SPAA;
* Comissão responsável por
planejar e desenvolver a navegação aérea internacional é o CERNAI;
* Quando ocorrer um
abalroamento com aeronaves brasileiras em país estrangeiro, serão aplicadas as
leis do país onde ocorreu;
*
Não tendo SERAC no Estado, o órgão existente em todos os aeroportos que irá
representá-lo é o SAC;
* O CEMAL é um órgão do
sistema de aviação civil relacionado à seleção e exame médico periódico do
pessoal aeronavegante;
* A aviação civil, serviços
especializados e serviços de manutenção, fazem parte do sistema executivo;
* O anexo da OACI de número 13
está relacionado com investigação de acidentes de aeronaves;
* Os documentos técnicos onde
estão definidas as normas internacionais e métodos recomendados da OACI
denominam-se anexos;
* O órgão brasileiro que
juntamente com o Comando da Aeronáutica tem a atribuição de cuidar das relações
da aviação internacional é o CERNAI;
* O órgão que tem por
atribuição executar diretamente ou assegurar a execução de atividades
relacionadas com a aviação civil na área de jurisdição é o SERAC;
* A organização que administra
direta ou indiretamente as empresas aéreas em termos de concordância entre
elas, e que foi criada para atender internacionalmente o interesse dessas
empresas é a OACI;
* A empresa pública destinada
a administrar os principais aeroportos do país com eficiência, rapidez,
conforto e segurança é a INFRAERO;
* A indústria aeronáutica e as
empresas de transporte aéreo, em relação ao sistema de aviação civil são
denominados elos executivos;
* No caso de erro de projeto,
falha de manuseio, fadiga de material, é considerado fator material;
* O relatório reservado e
sigiloso que contém dados detalhados para uma investigação é o de investigação
de acidente aeronáutico;
* Os órgãos do
sub-departamento da ANAC são órgãos normativos;
* Os aeródromos civis são
classificados em públicos e privados;
* Uma aeronave estrangeira
poderá sobrevoar o território brasileiro desde que haja autorização do governo
brasileiro;
* A homologação e o registro
das aeronaves civis brasileiras são feitas no RAB;
* As atividades aéreas que tem
a finalidade de atendimento ao povo são denominadas serviços públicos;
* O transporte aéreo regular
no Brasil pode ser doméstico e internacional;
* O órgão que realiza, através
do centro de medicina aeroespacial, a seleção e o controle médico periódico dos
aeronautas, ligados ao Sistema de Aviação Civil responsável pelos exames
médicos é o DIRSA;
* A convenção que substituiu a
Convenção de Paris foi a Convenção de Chicago;
*
Nenhuma aeronave poderá transportar explosivo, munição ou substância perigosa
sem a autorização da autoridade competente;
* Uma aeronave privada
brasileira sobrevoando a cidade de Londres será considerada em território
inglês;
* As normas para o empresário
com relação ao dever de transportar passageiros, malas postais e bagagens está
estabelecido no contrato de transporte;
* Nas tripulações simples, o
substituto eventual do comandante é o co-piloto;
* O tripulante devidamente
habilitado que exerce função a bordo de aeronave civil mediante contrato de
trabalho é denominado aeronauta;
* O tripulante auxiliar do
comandante que auxilia na operação e no controle de sistemas diversos é o
mecânico de voo;
* Os certificados CHT e CCF
vigoram por prazos estabelecidos. Já as licenças tem caráter permanente;
* O comandante é responsável
pelos passageiros e bagagens desde o momento que se apresenta para o voo até o
término da viagem;
* A Organização da Aviação
Civil Internacional (OACI) tem sua sede localizada em Montreal, no Canadá;
* A Associação Internacional
que tem como objetivo principal assegurar transportes aéreos rápidos, cômodos,
seguros e econômicos, tanto para as empresas aéreas como para o público, tem
como sigla IATA;
* Os ASV são elementos das
empresas, com cursos de segurança de voo, ministrado pelo CENIPA;
* Ocorrendo um acidente
aeronáutico envolvendo aeronave de empresa aérea regular, com vítimas fatais,
os familiares das vítimas deverão ser notificados pelo proprietário ou operador
da aeronave;
* Para que se caracterize um
acidente ou incidente aeronáutico, a ocorrência deverá estar relacionada a
intenção de voo;
* O anexo 1 da Convenção de
Chicago trata de licença de pessoal;
* O sistema que tem por
objetivo específico o controle e a fiscalização das atividades dos aeroportos e
a operação das aeronaves civis é o SINCONFAC;
* A empresa que projeta e
constrói aviões civis e militares no Brasil, considerada como uma das maiores
no seu gênero, é a EMBRAER;
* Toda área destinada a pouso,
decolagem e movimentação de aeronaves é denominada aeródromo;
* O comandante deve anotar
decisões, notificações de nascimentos e óbitos entre outras informações no
diário de bordo;
* O Certificado de Capacidade
Física é o documento imprescindível para a obtenção da licença e do CHT;
*
O tripulante responsável pela operação e segurança da aeronave e que exerce a
autoridade que a legislação aeronáutica lhe atribui é o comandante;
* Para a obtenção da licença
de comissário, a ANAC exige o cumprimento de alguns pré-requisitos. Entre
estes, tem-se conclusão do curso homologado com aproveitamento;
* Em termos de segurança de
voo, torna-se necessário o cumprimento das normas estabelecidas nos anexos da
OACI;
* Juntamente filosófico e
conceitos do SIPAER, encontra-se a recomendação de reportar incidentes, ou ao
menos preencher um formulário chamado relatório de perigo;
* Com relação à estrutura do
SIPAER, o órgão que está diretamente ligado à estrutura do SERAC é a SIPAA;
* Os militares credenciados
pelo CENIPA designados para o desempenho das atividades de prevenção e
investigação de acidentes aeronáuticos denomina-se OSV;
* Uma aeronave acidentada
poderá ser removida sem autorização da autoridade aeronáutica investigadora,
quando o objetivo for salvar vidas humanas;
* Um acidente aeronáutico
ocorrido com aeronave pertencente à empresa de transporte aéreo regular terá
como órgão investigador a Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos (DIPAA);
* Investigar os incidentes
aeronáuticos de uma empresa aérea é de responsabilidade do ASV da empresa
envolvida;
* Na ocorrência de um acidente
aeronáutico, o certificado de capacidade física (CCF) dos tripulantes
envolvidos perde a validade automaticamente;
* A Convenção de Varsóvia
unifica regras relativas ao transporte aéreo internacional;
* Na Organização de Aviação
Civil Internacional (OACI) inúmeros países fazem-se representar, inclusive o
Brasil, através de seus governos;
* As publicações da
Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) que tratam das normas
internacionais e práticas recomendadas, são chamadas de anexos;
* Criar os meios necessários
para colaboração entre empresas de transporte aéreo internacional, é um dos
objetivos da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo);
* A licença, o CHT e o CCF dos
tripulante são concedidos na forma de regulamentação específica pela autoridade
aeronáutica competente;
* São parte da filosofia
SIPAER: todo acidente tem um precedente/todos os acidentes podem ser
evitados/segurança de voo não é um ato egoísta;
* Toda ocorrência relacionada
à operação de uma aeronave com intenção de voo, mas que não implique em danos
graves à aeronave nem lesões das pessoas envolvidas, caracteriza um incidente
aeronáutico;
*
A legislação referente às atividades do SIPAER é regulamentada através de normas
do sistema do comando da aeronáutica;
* O relatório de caráter
ostensivo onde são divulgadas as conclusões referentes a acidente ocorrido com
aeronave civil é denominado relatório final;
* O CERNAI é órgão de
assessoramento do Comando da Aeronáutica, que tem por finalidade estudar,
planejar, orientar e coordenar assuntos relativos à Aviação Civil
Internacional;
* A organização responsável
pela instalação, operação e manutenção de órgãos e equipamentos para controle
de tráfego aéreo é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo;
* No caso de pouso forçado, a
autoridade do comandante sobre a aeronave se encerra quando as autoridades
competentes assumirem tal responsabilidade;
* A afirmativa “todo acidente
tem um precedente” faz parte dos princípios filosóficos e conceitos do SIPAER;
* CENIPA, DIPAA e CNPAA são
órgãos que fazem parte da estrutura do SIPAER;
* O documento formal de
extrema importância na prevenção de acidentes aeronáuticos que contém, de
forma simplificada,
informações detalhadas sobre um acidente aeronáutico, denomina-se RP;
* A pesquisa de fatores em
potencial de perigo é uma técnica de prevenção de acidentes denominada
vistorias de segurança;
* O Comando da Aeronáutica,
através do DECEA e da ANAC adota normas internacionais e práticas recomendadas
pela OACI;
* Com a finalidade de
organizar atividades necessárias ao funcionamento e ao desenvolvimento da
aviação civil no Brasil, foi instituído o Sistema de Aviação Civil;
* A divisão de habilitação da
ANAC, responsável pela emissão e controle de licenças e certificados,
pertence ao subdepartamento
técnico-operacional;
* Na constituição da
infraestrutura aeroportuária brasileira, o serviço de busca e salvamento
pertence ao sistema de proteção ao voo;
* O tráfego no espaço aéreo
brasileiro está sujeito às normas e condições estabelecidas no CBAer. Tais
normas e condições serão aplicadas à qualquer aeronave;
* A aviação civil abrange as
atividades comerciais, privadas e desportivas;
* A Organização da Aviação
Civil Internacional (OACI) foi instituída através da Convenção de Chicago;
* A Organização da Aviação
Civil Internacional (OACI) é uma entidade filiada à ONU;
* Estabelecer regras
uniformes, relativas à responsabilidade dos transportes aéreos, no que se
refere aos passageiros em caso de morte ou lesão por acidente, é uma das
finalidades da Convenção de Varsóvia;
*
Ocorrendo um acidente aeronáutico, a investigação final do mesmo, feita pelo
CENIPA, será concluída no prazo de 90 dias;
* O relatório final referente
à acidente ocorrido com aeronave civil, tem em princípio, caráter ostensivo;
* O porte de aparelhos
cinematográficos, fotográficos, eletrônicos ou nucleares, a bordo de aeronave
pode ser impedido por razões de segurança da navegação aérea;
* A função remunerada a bordo
de aeronaves nacionais é privativa de brasileiros natos ou naturalizados, desde
que possuam licença, CHT e CCF;
* O contrato que regulamenta
as atividades não eventuais entre empregado e empregador é o de trabalho;
* Após a contratação, o contratante
deverá registrar a carteira num período máximo de 48 horas;
* Entre os benefícios da
previdência, o auxílio doença é pago ao acidentado que ficar incapacitado para
o trabalho. Este benefício será pago ao segurado afastado do serviço a partir
de 15 dias;
* Numa empresa, o prazo máximo
do contrato do período de experiência não poderá ser superior a 90 dias;
* O benefício atualmente
vigente relativo à indenização a ser paga ao trabalhador por tempo de serviço
será o FGTS;
* O tempo de mandato da CIPA
será de 1 ano;
* A CIPA é composta por
representantes dos empregados e do empregador;
* Havendo pedido de demissão
por parte do empregado, ele perde direito à férias proporcionais e movimentação
de FGTS;
* Os chamados “atos inseguros”
podem ser caracterizados por imprudência, imperícia ou negligência;
* Será considerado acidente de
trajeto quando acontece com o empregado no percurso de ida e volta do local de
trabalho;
* O registro da CIPA deverá
ser feito na Delegacia Regional do Trabalho;
* A compilação de normas
editadas pela União, que regulam as relações trabalhistas, é denominada CLT;
* A jornada de trabalho tem,
normalmente, na falta de acordos, convenções ou regulamentos especiais, uma
duração de 8 horas;
* São deveres do empregador:
segurança e não discriminação;
* O aeronauta fará jus à
aposentadoria de legislação especial quando completar 25 anos de serviço,
tendo, no mínimo, 45 anos de idade;
* Uma das condições que o
contribuinte pode fazer uso do FGTS é para adquirir a casa própria;
*
Constitui justa causa para rescisão de contrato de trabalho pelo empregador, se
o empregado, em serviço, ofender fisicamente outrem, sem que consiga provar
legítima defesa;
* Com relação ao contrato de
trabalho, fica ajustado que este deverá ser de caráter pessoal, oneroso,
contínuo e subordinado;
* A documentação do menor
desacompanhado fica em poder do comissário;
* O salário família é um
benefício devido ao segurado da previdência social, que sustenta filho de
qualquer condição, com idade até 14 anos;
* A sigla CIPA significa
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
* A sigla EPI significa
equipamento de proteção individual;
* Segundo a CLT, o pagamento
da remuneração de férias do comissário deverá ser feito pelo empregador até 2
dias antes do início do respectivo período;
* Para trabalhos realizados em
turnos ininterruptos de revezamento, a jornada de trabalho, salvo negociação
coletiva, é de 6 horas;
* As normas que regem a
legislação entre trabalhador e empregador encontram-se na CLT;
* Um funcionário terá direito
a 30 dias de férias desde que tenha no ano menos de 5 faltas;
* De acordo com a CLT,
mediante acordo ou contrato coletivo de trabalho, uma jornada poderá ser
acrescida de um período suplementar não excedente a 2 horas;
* Mudança de residência, sem
aviso prévio ao empregador não é motivo para rescisão do contrato de trabalho
por justa causa;
* Com base na CLT, em caso de
acidente do trabalho, em caso de acidente de trabalho, o empregado afastado
receberá remuneração, a contar do dia da ocorrência, paga pela empresa;
* A compilação de normas
editadas pela União que regulam as relações trabalhistas, é denominada CLT;
* O aeronauta, através de
legislação especial, assegura sua aposentadoria após ter prestado serviço
durante 25 anos;
* O auxílio férias não é de
obrigatoriedade da previdência social com o segurado;
* O conjunto de princípios e
normas que regulam as relações individuais e coletivas entre empregados e
empregadores, decorrente do trabalho, denomina-se Direito do Trabalho;
* Para que um empregado,
contratado segundo a CLT, tenha a condição para o recebimento do salário
família, é necessário apresentar certidão de nascimento do dependente;
* A aposentadoria do aeronauta
é regida pela respectiva legislação especial. Se este for licenciado para
exercer cargos de administração na empresa ou no sindicato, estes períodos
serão computados
integralmente;
*
Durante o período de aviso prévio, o horário de trabalho é reduzido em 2 horas;
* Um tripulante extra cai e
machuca a perna ao se deslocar na aeronave. Caracteriza-se esta situação um
acidente de trabalho;
* Para a jornada de trabalho
semanal, na falta de regulamentos especiais, esta deverá ser de 44 horas;
* Os benefícios por acidente
de trabalho ou auxílio-doença, será devido ao acidentado que ficar incapacitado
para o trabalho, a partir de 15 dias;
* O auxílio natalidade deverá
ser pago à mulher, se ambos os cônjuges forem segurados;
* O trabalhador que, não sendo
aeronauta, exerce função remunerada nos serviços terrestres de empresa de
transporte aéreo, é considerado aeroviário;
* Quando a rescisão de
contrato de trabalho tiver sido promovida pelo empregador e não houver a
redução de 2 horas diárias, o empregado de aviso prévio poderá faltar ao
serviço por 7 dias consecutivos;
* O trabalhador terá direito a
apenas 24 dias corridos de férias quando, durante os 12 meses de trabalho, teve
falta injustificada em número de 6 à 14;
* O período de licença
paternidade é de 5 dias consecutivos após o nascimento da criança;
* O acidente sofrido nos
períodos destinados à refeição ou descanso é considerado acidente de trabalho;
* O trabalhador poderá
requerer seu FGTS em casos especiais, tais como na compra da casa própria;
* A principal prova do
contrato bilateral efetuado entre empregado e empregador é a carteira de
trabalho;
* A violação de segredos da
empresa poderá acarretar ao empregado a sua despedida por justa causa;
* É considerado motivo para
dispensa do empregado por justa causa ato de improbidade;
* Em caso de parto antecipado,
a mulher terá direito a uma licença de 16 semanas;
* Uma tripulação mínima
acrescida dos tripulantes necessários para efetuar o voo transforma-se em uma
tripulação simples;
* A jornada de trabalho que
poderá efetuar uma tripulação de revezamento é de 20 horas;
* Uma tripulação simples
poderá ser transformada em composta somente na origem do voo;
* De acordo com o determinado
pela Lei 7183 e Portaria Interministerial, um tripulante poderá apresentar-
se no local de trabalho para
início da jornada com uma antecedência mínima de 30 minutos;
* Na condição de tripulante
extra, não há limites de pousos, desde que obedeça o limite de horas de
trabalho;
* De acordo com a Lei 7183, o
profissional habilitado pelo Comando da Aeronáutica que exerce atividade a
bordo de Aeronave Civil mediante contrato de trabalho, é o aeronauta;
*
Antes de iniciar um voo, o comandante deve anotar o seu nome, o dos demais
tripulantes do voo, decisões, notificações de nascimentos e óbitos, entre
outras informações, no Diário de Bordo;
* Para a obtenção da licença
de comissário, a ANAC exige o cumprimento de alguns pré-requisitos, como
aprovação em curso homologado com aproveitamento;
* O limite de pousos que uma tripulação
composta poderá efetuar durante uma jornada é de número 6;
* A tripulação que pode
efetuar uma jornada de, no máximo, 14 horas de voo e 6 pousos, é do tipo
composta;
* Jornada de trabalho é a
duração do trabalho do aeronauta, contado da apresentação no local de trabalho
e a hora que o mesmo é encerrado;
* Os limites das horas de voo
para aviões a jato por mês, trimestre ou ano, não poderão exceder,
respectivamente, a 85 – 230 – 850;
* O empregador deverá
comunicar ao aeronauta que ele irá participar de uma transferência provisória
com antecedência de 15 dias;
* A contratação de instrutores
estrangeiros admitidos como tripulantes, em caráter provisório, não poderá
exceder a 6 meses;
* O tripulante auxiliar do
comandante responsável pela operação e controle de sistemas diversos é o
mecânico de voo;
* Nas tripulações simples, o
substituto eventual do comandante é o co-piloto;
* As atribuições que o
comandante não poderá delegar a outro tripulante são as relativas à segurança
de
voo;
* Cessada a validade dos
certificados de capacidade física e de habilitação técnica, a licença do
tripulante não lhe permite exercer a função a bordo;
* A função remunerada, a bordo
de aeronaves nacionais, e privativa de titulares de licenças específicas,
emitidos pelo Comando da Aeronáutica, é reservada a brasileiros natos e
naturalizados;
* Para aeronaves de asas
rotativas, o tempo de voo é definido como sendo o período compreendido entre a
partida e o corte dos motores;
* Uma tripulação de
revezamento, que tenha trabalhado durante 13h e 15min, terá direito a um
repouso de 16 horas;
* As refeições do aeronauta,
quando em voo, deverão ser servidos a intervalos máximos de 4 horas;
* A duração de trabalho do
aeronauta, computados os tempos de todos e quaisquer serviços, em uma semana,
não poderá exceder a 60 horas;
* O comandante é responsável
pelos passageiros e bagagens desde o momento que se apresenta para o voo até o
término da viagem;
*
Quando uma tripulação simples, a critério do empregador, tiver que realizar 6
pousos, terá 1 hora a mais no repouso que precede a jornada;
* A alimentação do aeronauta
em reserva será entre 12 e 14 horas e 19 e 21 horas;
* Os limites de tempo de voo
para aeronautas de empresas de transporte aéreo regular, que tenham trabalhado
num período inferior a 30 dias, serão proporcionais ao limite mensal + 10
horas;
* Não há limites estabelecidos
pela regulamentação do aeronautas, no que se refere à reserva;
* Um tripulante base SAO que
efetuou a programação:
→ 4a – SAO/GYN/BSB/THE/SLZ
→ 5a – SLZ/BEL/MCP/STM/MAO
→ 6a – MAO
→ Sáb – MAO/BHZ/CGR/SAO/BHZ
→ Dom – BHZ/SAO/BHZ/SAO ,
efetuou 4 jornadas e 3 viagens;
* Se o tripulante ficar
incapacitado, física e permanentemente, ele terá seu certificado de capacidade
física cassado;
* A duração do trabalho do
aeronauta, contado entre a hora da apresentação no local de trabalho e a hora
em que o mesmo é encerrado, denomina-se jornada;
* O trabalho noturno não
poderá ultrapassar a 10 horas, no que se refere a uma tripulação simples;
* O período de tempo não
inferior a 24 horas consecutivas, em que o aeronauta em sua base contratual e
sem prejuízo da remuneração está desobrigado de qualquer atividade relacionada
com seu trabalho, denomina-se folga;
* Numa transferência
provisória, a empresa deverá proporcionar ao tripulante alimentação,
acomodação, transporte aeroporto – hotel – aeroporto, assistência médica e
transporte até o local;
* No caso da impossibilidade
para comparecer para efetuar um voo, o tripulante deverá comunicar a empresa
com a maior antecedência possível;
* Uma empresa poderá operar
uma tripulação de revezamento por escala, normalmente (quando a empresa tem a
concessão do voo), por atrasos devidos a problemas de manutenção ou de
meteorologia e com a autorização do COMAER;
* Ao ser admitido numa empresa
aérea, o comissário deve efetuar o curso do equipamento que irá tripular e do
serviço de bordo da empresa;
* Após a aprovação em escola
credenciada pela ANAC, e antes de voar em uma empresa, o comissário deverá
fazer exame da ANAC, para homologar o curso e obter a CHT, seleção na empresa e
curso de equipamento que irá tripular, para só depois disso começar a voar;
* O Certificado de Habilitação
Técnica (CHT) é válido por 2 anos;
* O comissário poderá tripular
no máximo em 4 equipamentos diferentes;
*
Para tripular um novo tipo de equipamento, o comissário deve fazer curso e
prestar prova do novo equipamento;
* A empresa tem necessidade
que um comissário, que já concorria à escala de 4 equipamentos diferentes,
comece a tripular uma nova aeronave. Para tal, é necessário que seja eliminado
um dos equipamentos registrados no CHT do comissário para dar lugar ao novo
equipamento;
* O pré-requisito para
obtenção da licença de comissário é ter concluído curso de formação específico;
* A licença, o CCF e o CHT dos
tripulantes são concedidos na forma de regulamentação específica pela
autoridade aeronáutica competente;
* Após o embarque, a
documentação de um passageiro deportado permanece com o comissário;
* Se durante um voo houver
necessidade de auxílio médico, o comissário deve solicitar através do
interfone, a presença de um médico que por ventura esteja a bordo. Nesse caso,
o comissário deve auxiliar no que for necessário, anotar seu nome e o seu CRM e
colocar à sua disposição todo o material necessário existente a bordo;
* O desembarque de passageiro
que esteja colocando a aeronave em perigo não é responsabilidade do comissário;
* É proibido ao aeronauta o
uso de bebidas alcoólicas durante o voo. Também deverá abster-se antes de
um voo por um período de pelo
menos 8 horas;
* A profissão de aeronauta
está regulamentada pela lei e portaria interministerial;
* O exercício da profissão do
aeronauta é regulado pelos Regulamentos da Profissão;
* A lei que regulamenta a
profissão de aeronauta é a Lei 7183;
* A pessoa devidamente
habilitada para o exercício de uma função específica a bordo é denominada de
tripulante;
* Em um voo São Paulo/Nova
York, com 12 comissários, a empresa pode operar com 4 comissários estrangeiros
a bordo;
* A responsabilidade pelos
limites de jornada, limites de voo, intervalos de repouso e fornecimento de
alimentos durante a viagem é do comandante;
* As empresas brasileiras que
operam linhas internacionais poderão utilizar comissários estrangeiros, desde
que o número não exceda a 1/3 dos comissários existentes a bordo da aeronave;
* O responsável pela operação
e segurança da aeronave durante a viagem é o comandante;
* As atividades dos
tripulantes, a bordo, estão classificadas em técnica e não técnica;
* O aeronauta deverá ter
domicílio e prestar serviços em sua base;
*
O aeronauta de empresa de transporte aéreo regular que se desloca, a serviço
desta, sem exercer função a bordo de aeronave, tem a designação de tripulante
extra;
* Tripulante extra é o
aeronauta de uma empresa de transporte aéreo regular que se desloca a serviço
da referida empresa sem exercer função a bordo;
* Um tripulante de uma
tripulação simples que inicie sua jornada às 11 horas, poderá trabalhar até as
21h e 30 min;
* Numa tripulação com 2
comandantes, um deles assume a responsabilidade do voo, e é denominado de
master ou mor;
* Uma tripulação mínima é
constituída basicamente de um comandante mais co-piloto e mecânico de voo, se o
equipamento assim exigir;
* Uma tripulação composta
possui 2 pilotos, 1 co-piloto, 2 mecânicos de voo e comissários;
* Uma tripulação simples
acrescida de 1 piloto, 1 co-piloto, 1 mecânico de voo e 50% do número de
comissários, constitui uma tripulação de revezamento;
* Uma tripulação de
revezamento é constituída basicamente de uma tripulação mínima, uma simples e
50% de comissários;
* Uma tripulação simples de um
Boeing 747, contém 1 comandante, 1 co-piloto, 1 mecânico de voo e 9
comissários. Transformando-se esta tripulação para composta, ficará 2
comandantes, 1 co-piloto, 2 mecânicos de voo e 12 comissários;
* No que se refere à
composição, as tripulações poderão ser mínima, simples, composta e revezamento;
* Os tripulantes que compõem
uma tripulação de revezamento terão direito a descanso na horizontal para os
tripulantes técnicos acrescidos e poltronas reclináveis par 50%dos
não-técnicos;
* Os tripulantes que compõem
uma tripulação composta terão direito a descanso em poltronas reclináveis, em
número igual ao número de tripulantes acrescidos;
* Além de outras situações
permitidas por lei, também se utiliza uma tripulação mínima em voo de
experiência e de instrução;
* Uma tripulação simples
poderá ser transformada em composta em voos domésticos para atender atrasos
ocasionados por condições meteorológicas desfavoráveis ou trabalhos de
manutenção, na origem do voo e até 3 horas a partir da apresentação da
tripulação original do voo;
* Uma tripulação simples
apresentou-se na origem do voo, às 9 horas. Devido a um atraso por condições
meteorológicas desfavoráveis,
esta tripulação poderá ser transformada em composta até o limite horário de 12
horas;
* A jornada do aeronauta é
encerrada 30 minutos após a parada dos motores, na escala final;
* O artigo 22 da
regulamentação diz que os limites das jornadas de trabalho poderão ser
ampliados em alguns casos e à critério exclusivo do comandante por 60 minutos;
*
O aeronauta tem direito a férias anualmente e em período não inferior a 30
dias;
* A duração do trabalho do
aeronauta, computado os tempos de voo, de serviços em terra durante a viagem,
reserva, e 1/3 do sobreaviso, não poderá exceder a 60 horas semanais e 176
mensais;
* O espaço de tempo
compreendido entre o início do deslocamento da aeronave antes da decolagem e o
momento em que a mesma se imobiliza após o pouso, é denominado de
calço-a-calço;
* O limite de horas de
trabalho de uma tripulação simples não deverá exceder a 11 horas;
* De acordo com a Lei 7183, a
apresentação no aeroporto não poderá ser inferior ao horário previsto para a
decolagem em 30 minutos;
* A duração de trabalho do
aeronauta, contada entre a hora de apresentação no local de trabalho e a hora
em que a mesma é encerrada é chamada de jornada de trabalho;
* Para facilitar a comunicação
entre as aeronaves e os funcionários da torre de controle dos diferentes países
do mundo, foi criado um alfabeto fonético. As letras A, K, L, N, T, X e Y são
enunciadas, respectivamente, alfa, kilo, lima, november, tango, x-ray e yankee;
* Não se consideram como
integrantes da remuneração, as importâncias pagas com ajuda de custo, diárias
de hospedagem, alimentação e transporte fora da base;
* O trabalho noturno não
poderá exceder a 10 horas para as tripulações simples;
* O trabalho realizado pelo
aeronauta, contado desde o momento em que sai da sua base até o regresso à
mesma, denomina-se viagem;
* Uma tripulação base RIO
efetuou a programação:
→ 5a – RIO/BSB/BEL
→ 6a – BEL/RIO/POA
→ Sáb – POA/RIO, nesta
situação, realizaram 3 jornadas e 2 viagens;
* Uma tripulação base SAO
efetuou a programação:
→ 2a – SAO/SSA/FOR
→ 3a – FOR/BEL/MAO
→ 4a – MAO (inativo)
→ 5a – MAO/BSB/GIG
→ 6a – GIG/SAO, nesta
situação, realizaram4 jornadas e 1 viagem;
* Ocorrendo o regresso de
viagem de uma tripulação simples entre 23:00 e 6:00 horas, tendo havido pelo
menos 3 horas de jornada, o tripulante não poderá ser escalado para trabalho
dentro desse espaço de tempo do período noturno subsequente;
* Para uma jornada de trabalho
de 15 horas, deverá ser escalada uma tripulação de revezamento;
* Quando, a critério do
comandante, houver ampliação dos limites das horas de trabalho, este deverá
comunicar o fato ao empregador, após a viagem, no máximo até 24 horas;
*
Ao passar por sua base em um voo, o aeronauta pode continuar o voo desde que
esteja em escala, ou lhe seja solicitado pela empresa, e que não altere sua
programação subsequente;
* A situação do comissário que
permanece em local de trabalho por um período determinado, pronto para assumir
as funções em qualquer voo, caso haja necessidade, é denominado reserva;
* A situação do comissário que
permanece em casa por um período determinado, pronto para assumir qualquer voo
dentro de 90 minutos, caso seja necessário, denomina-se sobreaviso;
* O período de reserva para
aeronautas de empresa de transporte aéreo regular, não poderá exceder a 6
horas;
* Um aeronauta não poderá
exceder a 2 sobreavisos semanais e 8 mensais;
* A situação do aeronauta que
permanece em local de sua escolha, dentro do perímetro urbano assumir, por um
período determinado, pronto para uma nova tarefa num prazo de 90 minutos,
denomina-se sobreaviso;
* O empregador deverá
assegurar ao aeronauta acomodações adequadas para seu descanso, se o período da
reserva for superior a 3 horas;
* Em uma jornada, 15 horas é o
limite de horas de voo de uma tripulação de revezamento;
* Hora de voo ou tempo para
aeronave de asa fixa, é o período compreendido entre o início do deslocamento,
com fins de decolagem, até o estacionamento, quando do término do voo
(calço-a-calço);
* Em uma jornada, o limite de
horas de voo de uma tripulação simples é 9h 30min;
* A duração de horas de
trabalho e o limite de tempo de voo permitido para um aeronauta, integrante de
uma tripulação composta é de, respectivamente, 14 e 12 horas de voo;
* Não há limites de pousos
para aeronauta na condição de tripulante extra, desde que obedeça ao limite das
horas de trabalho;
* Se um tripulante, que voa
aviões a jato, efetuou 85 horas de voo em janeiro, 85 horas em fevereiro,
poderá efetuar 60 horas de voo em março;
* Quando o aeronauta tripular
diferentes tipos de aeronaves à jato e aviões turboélice, deverá ser observado,
com relação ao limite de hora de voo, o menor limite;
* O limite de horas de voo que
um tripulante poderá efetuar, se trabalhasse apenas 18 dias e voasse aviões à
jato, é de 61 horas;
* Uma tripulação de
revezamento pode ter 15 horas de limites de horas de voo e efetuar 4 pousos por
jornada;
* Um tripulante, ao retornar
de uma transferência provisória, terá direito a 2 dias de licença remunerada
referente ao primeiro mês e 1 dia para cada mês subsequente ou fração mês,
sendo que no mínimo 2 dias não poderão coincidir com sábado, domingo ou
feriado;
*
Os limites de tempo de voo para aeronautas de empresas de transporte aéreo
regular em espaço inferior a 30 dias, serão proporcionais ao limite mensal + 10
horas;
* O limite de horas de voo de
uma tripulação composta não deverá exceder a 12 horas;
* Os limites de horas de voo e
pousos permitidos na hipótese de integrante de tripulação mínima ou simples,
serão, respectivamente, 9h 30min e 5 pousos;
* A critério do comandante, o
limite de horas de voo e de horas de trabalho (jornada) de uma tripulação
simples, poderá ser ampliado em até 60 min;
* Voo noturno é aquele
realizado entre o pôr e o nascer do sol;
* Para uma tripulação simples,
nos horários mistos, a hora noturna será computada como 52'30'';
* Considera-se reserva, o
período em que o aeronauta permanecer em local de trabalho, à disposição do empregador;
* Às 10 horas de uma 2a feira,
um tripulante apresentou-se para dar início às suas atividades. Sua folga
dar-se-á obrigatoriamente, no domingo, às 22 horas;
* O tripulante poderá gozar
folga fora da base quando estiver efetuando um curso fora da mesma;
* O repouso após uma jornada
inicia-se depois de passados os 30 minutos que se seguem à parada final dos
motores;
* A folga tem início após a
conclusão do repouso da jornada;
* Entende-se por jornada mista
a que abrange períodos diurnos e noturnos de trabalho;
* O número de folgas mensais
não poderá ser inferior a 8 períodos de 24 horas;
* O número máximo de períodos
consecutivos que um aeronauta poderá efetuar, sem acarretar danos na sua
regulamentação é de 6 períodos;
* O espaço de tempo entre duas
jornadas denomina-se repouso;
* O repouso assegurado ao
aeronauta de uma tripulação de revezamento, após uma jornada de 9 horas,
será de 12 horas;
* O repouso assegurado do
aeronauta de uma tripulação simples, para uma jornada de até 12 horas será de,
no mínimo, 12 horas;
* O repouso assegurado ao
aeronauta de uma tripulação composta, após uma jornada de até 15 horas será
de, no mínimo, 16 horas;
* O repouso está diretamente
ligado a horas de jornada anterior;
* O espaço de tempo em que o
aeronauta fica dispensado de qualquer atividade relacionada com o seu trabalho
denomina-se folga, e deverá ser, no mínimo, de 24 horas;
*
Ocorrendo o cruzamento de 3 fusos horários ou mais em um dos sentidos da
viagem, o tripulante terá direito a 2 horas a mais de repouso por fuso cruzado,
quando do seu retorno à sua base;
* Um comissário de tripulação
simples retornou à 1 hora de uma 2a feira, e teve uma jornada superior a 3
horas. Este comissário poderá voar na 2a feira até as 22:30 horas, respeitando
o seu repouso;
* O último período de folga
deve terminar dentro do mês, ou seja, até a 24a hora do último dia do
respectivo mês, caso contrário, o aeronauta não completará o mínimo legal.
Portanto, para que isso ocorra,
sabendo-se que esta tripulação
é simples, o corte dos motores deverá ser às 11:30 horas do penúltimo dia do
mês;
* O aeronauta é responsável
pela revalidação de seus certificados, portanto, deverá informar à escala de
voo as respectivas datas de vencimento de seus certificados com uma
antecedência de 60 dias, por escrito;
* Uma tripulação efetuou uma
jornada de trabalho de 16 horas. Logo, terá assegurado um repouso de 24 horas;
* Uma tripulação apresenta-se
para dar início à sua jornada às 4:30 horas, e a mesma é encerrada às 17:30
horas. O repouso desta tripulação deverá ser de 16 horas;
* Fora da base contratual, o
aeronauta tem acomodação para repouso e transporte, sendo que é por conta da
empresa;
* Em um voo internacional de
longa distância, o número máximo de períodos trabalhados pode ser estendido a
7, em casos de pane ou aeroportos fechados;
* Nas situações em que o
comandante precisa aumentar em 60 minutos o limite de uma jornada de sua
tripulação, após ter sido entregue à empresa o seu relatório, esta deverá
encaminhá-lo para a ANAC no prazo de 15 dias;
* Quando o tripulante tem
folga fora da base, em caso de curso de mais de 30 dias, a empresa deverá
assegurar no seu regresso uma licença de 1 dia para cada 15 dias fora da base,
não podendo ser sábado, domingo ou feriado;
* O limite mínimo de 8 folgas
por mês, 2 terão que, obrigatoriamente, abranger um sábado ou domingo
integralmente (folga social);
* É permitido ao aeronauta
converter suas férias em abono pecuniário com exceção dos casos de rescisão de
contrato;
* A alimentação assegurada ao
tripulante, quando em voo, deverá ser servida com intervalos máximos de 4 horas
e quando em terra e após a parada dos motores, terá a duração mínima de 45
minutos e máxima de 60 minutos;
* A remuneração do aeronauta
além do salário, é composta por gratificação de cargo e hora extra;
* Transferência permanente é o
deslocamento do aeronauta de sua base, por período superior a 120 dias com
mudança de domicílio;
*
Transferência provisória, para efeitos legais, é o deslocamento do aeronauta de
sua base, por um período mínimo de 30 dias, e máximo de 120 dias;
* A publicação da escala de
voo deverá ser, no mínimo, semanal;
* Quando o comissário não
puder cumprir sua programação por motivos particulares, deverá avisar a escala
de voo com a maior antecedência possível;
* As peças do uniforme do
aeronauta e os equipamentos exigidos em sua atividade profissional, serão
fornecidos pela empresa, sem ônus para o aeronauta;
* O tempo de deslocamento de
sua base por um período superior a 120 dias, é para o aeronauta, transferência
permanente, com mudança de domicílio;
* A escala de voo de um
tripulante é divulgada com antecedência mínima de 2 dias para a primeira semana
e 7 dias para as demais;
* Segundo a Lei 7183, a
notificação a ser feita pelo empregador ao aeronauta em caso de uma
transferência provisória, deverá ser dada com antecedência mínima de 15 dias;
* Os limites das horas de voo
para aviões turboélice por mês, trimestre ou ano, não poderá exceder,
respectivamente a 100 – 255 – 935 horas.
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