Comissários Bloco I
* A
emergência em que há tempo hábil para se determinar a posição que minimiza os
efeitos do impacto sobre os passageiros denomina-se preparada;
*
Despressurização significa a saída de ar de um meio de maior, para um de menor
pressão;
* O
oxigênio terapêutico (máscara oro - nasal) tem como finalidade atender
tripulantes e passageiros com insuficiência respiratória;
* O
conjunto de sobrevivência no mar é um equipamento obrigatório para aeronaves
que efetuam voos transoceânicos;
* O uso
correto dos megafones existentes a bordo é em caso de pane no sistema P.A. e
para orientar os passageiros em pousos de emergência;
*
Durante o voo, cheques nos toaletes e monitoramento da cabine de passageiros
devem ser feitos freqüentemente, como medida de rotina e segurança;
* No
caso de um pouso de emergência, para se evitar ferimentos, todo material solto
na cabine deve ser recolhido e guardado nos toaletes, travando-os;
*
Morte de passageiro não determina a necessidade de um pouso de emergência;
*
Quando acontece falha no sistema normal de comunicação, é acionado
automaticamente um sistema de emergência. Neste caso, na maioria das aeronaves
há, externamente, iluminação junto às saídas principais e de serviço e nas
áreas sobre as asas;
* As aeronaves,
em caso de despressurização, estão equipadas com um sistema fixo de oxigênio
(PSU);
* Os
equipamentos auxiliares de evacuação, para a homologação das portas como saídas
de emergência são as escorregadeiras infláveis;
*
Qualquer passageiro que estiver recebendo oxigênio terapêutico por tempo
prolongado, sofrerá um ressecamento no rosto e nas mucosas. Para minimizar os
efeitos deste ressecamento, deve-se promover, a cada 10 minutos, a umidificação
da área, verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio;
* Em
uma situação de emergência real, a instrução que deverá ser dada aos
passageiros, em relação à utilização dos coletes salva-vidas, é para que estes
sejam inflados na soleira da porta ou sobre a asa, antes de abandonar a
aeronave;
*
Durante uma turbulência, os comissários devem ficar em seus assentos com os
cintos afivelados;
* O
uso de cigarros é expressamente proibido em todas as fases do voo, no solo e
nas escalas;
*
Visando à segurança dos passageiros, ao serem comunicados que passarão por
turbulência, os comissários adotam alguns procedimentos como: suspender o
serviço de bordo, travar os compartimentos da galley e avisar os passageiros;
* Num
pouso de emergência em terra, ao checar a operatividade da saída de emergência
de sua responsabilidade, o comissário verifica que a mesma está emperrada. O
procedimento correto é abandonar a sua saída e ir ajudar um colega na saída
operativa mais próxima;
* Ao
verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-voo, o comissário deverá ter
em mente que a relação quantidade de kit´s/passageiros deverá ser de 1 para
cada 50 passageiros, desprezando-se as frações;
*
Para que o comissário possa atuar com sucesso em uma situação de emergência
deve-se, antes de tudo, estar familiarizado com os equipamentos de emergência
disponíveis a bordo;
* O
sistema de oxigênio fixo existente na aeronave é dividido em dois, sendo 1 para
a cabine de comando e 1 para a cabine de passageiros;
*
Quando ocorrer qualquer incidente na cabine de passageiros é dever do
comissário avisar o comandante e manter os passageiros sob controle;
*
Preparando-se para um pouso de emergência, os comissários deverão verificar
passageiro com cintos atados, mesinhas travadas, encostos das poltronas na
posição vertical;
* Nos
lavatórios das aeronaves sob a pia há extintores de gás freon;
* A
posição de impacto que o comissário deve adotar num pouso de emergência,
estando sentado de frente para o nariz da aeronave é: cinto de inércia, braços
cruzados e cabeça baixa;
* A
existência de uma máscara de oxigênio a mais na unidade de serviço de
passageiro (PSU) é caso haja um colo ou para o comissário numa situação de
despressurização;
* Por
medida de segurança em pousos e decolagens, a iluminação deve ser reduzida,
deixando-se a mínima luminosidade possível;
* Os
passageiros devem iniciar a evacuação numa situação de emergência imediatamente
após a parada total da aeronave e o corte dos motores;
*
Numa situação de emergência não evidente, o comando de evacuação na ordem
hierárquica deverá ser: comandante, qualquer membro técnico, chefe de equipe e
comissários;
* Em
caso de despressurização da cabine de passageiros, os procedimentos que os
comissários deverão adotar são: sentar na poltrona mais próxima e pegar a
máscara sobressalente para atender os passageiros mais próximos;
*
Antes de um pouso de emergência, a distribuição de mantas e travesseiros será
para colocar sobre os joelhos para a proteção do rosto na posição de impacto;
* É
vedado o uso de aparelhos celulares para passageiros e tripulantes em qualquer
fase do voo;
*
Para ativar o sistema de oxigênio da PSU, deve-se puxar a máscara para baixo;
* No
pré-voo, a prioridade do check-list deverá ser com relação à equipamentos de
emergência;
* Um
procedimento de segurança adotado pelos comissários em voos noturnos é durante
os pousos e decolagens manter a lanterna elétrica de mão acesa, discretamente,
e sem que os passageiros percebam;
* Em
uma emergência preparada, o motivo pelo qual os comissários mandam retirar os
brincos e objetos pontiagudos, é para evitar ferimentos no pouso;
* Em
caso de falha no sistema elétrico da APU, os comissários deverão se comunicar
com os passageiros em caso de emergência através do megafone;
* A
bordo das aeronaves, os equipamentos que auxiliam, além dos extintores, em
situação de incêndio são: machadinha, CAF, luvas de amianto e óculos contra
fumaça;
*
Durante uma evacuação de emergência, o comissário percebe fogo do lado externo
da aeronave. O mesmo deverá permanecer junto à saída e direcionar os passageiros
para outra saída;
* No
check pré-voo os comissários deverão observar que a posição do manômetro do
extintor de halon esteja na posição faixa verde;
*
Para atuar com sucesso numa situação de emergência, deve-se estar familiarizado
com todo equipamento que se tem à disposição;
*
Durante preparação de passageiros para pouso de emergência na água, os mesmos
deverão ser instruídos para retirar os sapatos, óculos e outros objetos
pontiagudos e vestir os coletes salva-vidas, mantendo-se sentados com os cintos
atados;
* O
que os comissários deverão adotar antes de ser comunicada uma situação de
emergência é posicionar-se ao longo da cabine para conter as primeiras
manifestações de pânico;
* O
momento adequado para se abrir as saídas de emergência, quando a evacuação se
tornar evidente, após a parada total da aeronave, será efetuar o corte dos
motores e a verificação da área externa;
* Ao
se utilizar uma escorregadeira numa evacuação em terra, o procedimento correto
é saltar e deslizar após a constatação da inflação total da mesma;
* Em
momentos de reabastecimento com passageiros a bordo, no momento do speech feito
pelo chefe de equipe, estes não poderão fumar, acender fósforo, isqueiros e
quaisquer objetos que produzam faísca;
* Num
pouso de emergência preparado, havendo um passageiro paralítico a bordo, o
comissário deverá sentá-lo em poltrona próxima a uma porta, designando um
passageiro para assisti-lo durante o pouso;
* As
aeronaves comerciais são, obrigatoriamente, equipadas com um sistema de
iluminação normal e outro de emergência;
* Em
situação normal, durante as operações de decolagem e pouso, os comissários, por
medida de segurança, devem executar com rigor os cheques preparatórios com
relação aos passageiros, cabine, galley e toaletes;
* As
portas de uma aeronave podem ser operadas interna e externamente, tanto em
situação normal quanto em emergência;
* A
maneira correta para se utilizar o megafone é pressionar o botão enquanto fala;
* A
dinâmica de impacto em pouso ou decolagem será verificar a operatividade da saída
e abrir a porta, inflar escorregadeira e gritar para que os passageiros saltem;
*
Para melhor acomodação dos passageiros, em situação normal, e como prevenção
contra uma possível emergência, as bagagens de mão devem ser acomodadas embaixo
da poltrona, à frente do passageiro e nos compartimentos apropriados
(gavetões);
* Em
uma evacuação, constatando-se que uma saída não deve ser aberta por haver
condições externas adversas, o comissário responsável pela mesma deverá
permanecer junto à saída em questão e direcionar os
passageiros;
* De
acordo com o RBHA-121, as aeronaves com capacidade para até 180 passageiros
deverão possuir a bordo, para casos de emergência, conjunto de primeiros
socorros em número de 1;
* As
saídas de emergência com coeficiente de evacuação de 30-40 passageiros em 90
segundos, são as saídas do tipo II;
* Nos
toaletes, como sistema preventivo de fogo, existe um dispositivo em seu
interior que é o detector de fumaça;
* A
seqüência correta para uma pessoa abandonar a aeronave através das janelas de
emergência da cabine de comando é passar, inicialmente, uma das pernas, a
cabeça, a parte superior do tronco e por fim, a outra perna;
* Nas
aeronaves equipadas com escorregadeiras, o instante para armá-los será no
momento em que as portas forem fechadas, antes da partida dos motores;
* Na
maioria das aeronaves, o equipamento auxiliar de evacuação existente nas
janelas de emergência, tanto na cabine de comando quanto na cabine principal
são as cordas ou tiras de escape rápido;
*
Havendo necessidade de utilização dos botes ou escorregadeiras-barco, o
equipamento de sobrevivência no mar localiza-se no próprio bote;
* Os
botes salva-vidas ou escorregadeiras-barco e os equipamentos individuais de
flutuação são obrigatórios para aeronaves que efetuam voos transoceânicos;
* No
cheque pré-voo do extintor de gás freon verifica-se porta corta-fogo fechada;
*
Quando houver falha no sistema normal de iluminação, nas aeronaves em geral,
ocorrerá que as luzes de emergência serão acesas automaticamente;
* No
caso do cinto de segurança não ser suficiente para travar ao redor da cintura
do passageiro, o comissário deverá providenciar um cinto extensório;
* As
saídas que, normalmente, oferecem maiores restrições numa evacuação de
emergência em terra são as janelas sobre as asas;
* Em
locais com fumaça ou gases, os itens necessários para o combate a focos de
incêndio, além do extintor adequado e luvas de amianto são cilindro de oxigênio
com máscara full-face e CAF;
* O
colete salva-vidas, em adultos, deve ser ajustado nos ombros e na cintura;
*
Havendo vazamento de pressão por uma das portas da aeronave, o comissário deve
avisar ao comandante e retirar o passageiro da área;
* Na
eventualidade de se promover o embarque ou desembarque dos passageiros com um
dos motores em funcionamento, em qualquer tipo de aeronave deve-se direcionar
os passageiros para o lado oposto do motor em questão;
*
Havendo uma despressurização da cabine, as máscaras do sistema fixo de oxigênio
ficarão disponíveis para uso quando a altitude da cabine atingir 14.000 pés;
*
Havendo necessidade de preparar a cabine para um pouso de emergência na água,
deve-se selecionar ajudantes que saibam nadar, pedir aos passageiros que
coloquem coletes, sem inflá-los no interior da aeronave;
* Na
preparação da cabine para um pouso de emergência, os passageiros são instruídos
para assumir a posição de impacto ao sinal do comandante, e, quando ouvirem a
ordem “POSIÇÃO DE IMPACTO”, deverão manter essa posição até a parada total da
aeronave;
*
Informações claras, objetivas, usando frases curtas e afirmativas, acompanhadas
de mímica, são procedimentos de emergência imprevista ou preparada com
evacuação da cabine;
* Para
inflar o colete salva-vidas, pode-se puxar as alças de inflação de cor vermelha
ou inflar pelos tubos;
*
Para portas tipo “A”, tem-se como coeficiente de evacuação para saída de
emergência operativa, 90 a 100 pessoas em 90 segundos;
*
Para um tripulante utilizar CAF em casos de emergência, antes de vesti-lo
deverá puxar a alça de liberação de O2;
* Os
extintores de gás freon estão localizados em compartimentos sob a pia dos
lavatórios, nos motores e em aeronaves maiores, no compartimento de carga;
* Os
fatores que podem originar um acidente são técnicos, humanos, meteorológicos,
causais e desconhecidos;
* Os
coletes salva-vidas em crianças deverão ser ajustados nos ombros e nas pernas;
* O
tempo de uso da CAF será de 15 minutos;
*
Havendo uma evacuação com utilização das janelas de emergência sobre a asa,
tem-se como equipamento auxiliar de evacuação tiras ou cordas de escape que são
embutidos ao encaixe superior da janela, ficando aparente somente com a
retirada da janela;
* Ao
operar o escape slide em uma evacuação, percebe-se que não inflou
automaticamente. O procedimento imediato deverá ser puxar a alça de inflação
manual de cor vermelha que se encontra do lado direito do mesmo;
*
Para que uma pessoa possa segurar com firmeza o assento flutuante, existem na
parte inferior alças vermelhas em número de “2”;
* O
sistema de pressurização tem como finalidade manter o interior da aeronave a
uma altitude de 8.000 pés, mesmo variando em sua real altitude;
*
Quando a aeronave estiver em processo de despressurização, soará um alarme na
cabine de comando, quando a altitude da cabine atingir 10.000 pés;
* Os
procedimentos rotineiros de segurança antes do pouso incluem guardar e travar
os compartimentos de galleys, efetuar alocução de segurança e checar a cabine;
* Um
dos itens da NOSER-IAC sobre abastecimento de aeronaves com passageiro a bordo,
será alocução apropriada sobre os procedimentos e medidas de segurança
pertinentes;
*
Considera-se urna funerária, perecíveis e animais vivos como carregamento
especial;
*
Havendo alijamento de combustível, o comissário deverá avisar aos passageiros
quanto a não acender e nem ligar luzes individuais ou usar objeto que produza
faísca;
* O
número de saídas de emergência com escape slide na aeronave Boeing 737 é “4”;
* São
procedimentos rotineiros de segurança não entrar na cabine de comando 5 minutos
antes do pouso e 10 minutos após a decolagem;
* Os
comissários deverão fechar portas e armar escape slide antes da decolagem;
*
Explosivos inflamáveis, oxidantes, venenosos, materiais radioativos,
corrosivos, são artigos considerados perigosos e classificados como carga
restrita, sendo seu transporte efetuado de acordo com a determinação de órgãos
competentes;
*
Pode-se dizer que em uma despressurização há perda de pressão interna para o
exterior da aeronave, equalizando as pressões interna e externa;
* Em
caso de evacuação da cabine, as ordens dadas aos passageiros devem ser acompanhadas
de mímica, pois é uma linguagem internacional e atende a passageiros surdos;
*
Como prevenção de pânico a bordo, mediante “receio de voar”, realiza-se serviço
de bordo e desenvolvimento de programa de programa de diversão a bordo;
*
Pode-se dizer que uma emergência imprevista é o acontecimento imprevisto, sem
conhecimento prévio, com evacuação da cabine;
* A
posição de impacto para gestante, além de cinto de segurança no baixo ventre
deve ser protegida com travesseiros e cabeça lateralizada;
* A
necessidade de atenção constante durante pousos e decolagens tem como objetivo
estar atento caso haja alguma anormalidade;
* Se
durante uma evacuação, ao olhar o visor o comissário perceber que há fogo, o
procedimento correto para esta situação será não abrir a porta, permanecer
junto a ela, gritando “FOGO” e reorientar para outras saídas;
* O
sistema fixo de oxigênio quando gerado por geradores químicos tem a duração de
15 minutos;
* As
poltronas da cabine de passageiro são equipadas com cintos de segurança com
retenção abdominal;
* O
sistema de detectores de fumaça dos lavatórios tem como finalidade indicar
qualquer tipo de fumaça no interior do lavatório;
* Os
equipamentos de combate ao fogo existentes no cockpit são garrafa de O2,
máscaras full-face ou CAF, extintor halon, óculos para fumaça e luvas de
amianto;
*
Considera-se como uso principal para as machadinhas colocadas a bordo cortar os
fios energizados;
* As
luvas de amianto servem para proteção das mãos em situações de combate a incêndio
a bordo;
* O
CAF deve ser utilizado por comissários, como uso em situações de emergência;
* A
descrição de uma garrafa portátil de oxigênio, com máscara full-face, indica
que ela possui uma válvula de fluxo sob demanda e uma máscara de proteção
visual e respiratória;
*
Para que as luzes de emergência possam funcionar automaticamente, as posições
das chaves devem estar “ARMED” na cabine de comando e “NORMAL” na cabine de
passageiro;
* A
duração das luzes de emergência será de 20 minutos;
*
Para que uma aeronave receba a homologação para voo, considera-se o número de
saídas de emergência compatível com o número de assentos oferecido;
* O
procedimento certo para se abrir uma janela de emergência da cabine de
passageiro (Boeing 737) será puxar o comando superior para baixo, com a outra
mão levantar um pouco e retirar a janela;
* No
Boeing 737, em caso de pouso forçado no mar, as saídas que devem ser usadas são
as que estiverem acima do nível da água;
*
Para abrir uma saída de emergência sobre a asa, pelo lado de fora, deve-se
pressionar o retângulo acima do visor da janela para dentro;
*
Quanto ao uso de assentos flutuantes, deve-se informar aos passageiros que eles
devem levá-los consigo e abraçar usando as tiras;
* O
preparo de tripulantes através de cursos, treinamentos e reciclagens visa a
manutenção de segurança, como também minimizar as conseqüências de um acidente;
* O
comandante, quando no exercício de sua função, é responsável pela integridade
física de passageiros e tripulantes, e pela segurança da aeronave desde o
momento em que assume o voo até o final do mesmo;
* O
procedimento correto em relação à utilização de equipamento auxiliar de
evacuação, para janelas de emergência da cabine de passageiros é retirar a
corda ou tira do compartimento e levá-la para fora da aeronave e prender o
gancho na argola no extradorso da asa;
*
Nenhuma pessoa pode atuar como membro de uma tripulação de aeronave civil
brasileira se nas últimas 8 horas houver ingerido bebidas alcoólicas ou
similares;
*
Durante o voo, o comissário não deve permitir que os passageiros permaneçam por
muito tempo fora de seus lugares, alegando que se houver uma despressurização
da cabine, as máscaras de oxigênio encontram-se nas PSU;
* São
considerados líquidos voláteis e devem ser retirados do passageiro quando
encontrados o álcool, a benzina, éter e acetona;
* O
código internacional que poderá ser dado ao comandante através de interfone,
avisando que há um seqüestro em andamento na cabine de passageiro é 7500;
*
Havendo aviso de sabotagem ou bomba a bordo, estando a aeronave em solo, será
providenciado o desembarque de todos os passageiros, devendo o comissário
recomendar que deverão levar consigo todos os pertences de mão trazidos a
bordo;
*
“Coeficiente de evacuação” corresponde ao número de pessoas que podem sair por
uma saída de emergência operativa em 90 segundos;
* O
tipo 1 de saída de emergência corresponde a portas com escape slide pista
simples;
* Os
fatores que podem originar um acidente são desconhecidos, meteorológicos,
operacionais, casuais, técnicos e humanos;
* Na
cabine de passageiros, o extintor de gás freon localiza-se embaixo da pia dos
lavatórios;
* Ao
sair da aeronave por uma saída de emergência sobre a asa deve-se escorregar
pelo flap do bordo de fuga da asa (Boeing 737-300);
* O
equipamento auxiliar de evacuação para a cabine de comando é cordas de escape
rápido;
* Os
cintos de segurança para tripulantes abrangem a região torácico-abdominal
através do cinto de inércia;
*
Para se capturar aves que se aproximem do bote, numa sobrevivência no mar,
deve-se esperar que pousem, fechem as asas e então pegá-las com as mãos;
*
Estando os sobreviventes, após um pouso efetuado no mar, dentro do bote
salva-vidas, como medida de segurança, em dias frios, deve-se, com relação ao
bote, repor o ar nas câmaras;
* Os
maiores perigos que os sobreviventes irão encontrar na selva estão relacionados
a insetos e parasitas transmissores de doenças;
* O
material a ser utilizado para fazer fumaça branca, durante uma sobrevivência na
selva é folhas verdes, musgos e pequena quantidade de água;
*
Durante uma sobrevivência na selva, com a quantidade de água diminuta, os
sobreviventes deverão dar preferência para comer vegetais;
*
Durante uma sobrevivência na selva, se houver necessidade de se empreender uma
jornada, a pessoa a deslocar-se deverá levar consigo, no que se refere à
quantidade de provisões, em relação ao grupo, o dobro;
*
Numa sobrevivência na selva, em tempo frio, o corpo necessita, no mínimo, por
dia, para manter sua eficiência, de 2 litros de água;
*
Numa sobrevivência na selva, após descansar física e mentalmente, um dos
tripulantes deverá dar a cada indivíduo válido uma tarefa a cumprir;
*
Dentre as cobras peçonhentas das Américas, a única que não possui fosseta
loreal é a coral;
* Na
sobrevivência no mar, poder-se-á diminuir o espaço entre os botes,
encurtando-se as cordas que os unem somente quando as águas estiverem calmas;
*
Estando os sobreviventes no bote, após uma amerissagem, o procedimento correto
com relação ao colete salva-vidas será permanecer com eles inflados até a
equipe de resgate chegar;
* Nas
costas marítimas, o local apropriado para encontrar água potável é acima das
marés altas;
* Em
caso de sobrevivência no mar, estando no bote, o sobrevivente deverá utilizar
para proteção contra pingos da água do mar e raios solares o corpo totalmente
recoberto, óculos, batom protetor, chapéu e toldo sempre armado;
*
Estando os sobreviventes em uma ilha, o local em que poderá encontrar
caranguejos com maior facilidade será nos baixios dos mangues;
*
Numa sobrevivência no mar, durante o dia, os sobreviventes saberão que a
aeronave de busca e salvamento os avistou quando a mesma fizer um sinal balançando
as asas;
*
Numa sobrevivência na selva, para se sinalizar com foguete pirotécnico, deve
segurá-lo a 45o em relação à linha do horizonte e à favor do vento;
* Os
apitos deverão ser usados durante uma sobrevivência no mar quando for ouvido ou
avistado algum avião ou embarcação, para atrair a atenção de pessoas na praia,
durante o nevoeiro;
*
Durante uma sobrevivência no mar, os sobreviventes deverão liberar um pouco de
ar das câmaras nos dias quentes;
* Os
equipamentos que poderão ser danificados com a umidade do bote, numa
sobrevivência no mar são: bússola, relógio, fósforo e sinalizador pirotécnico;
* O
cuidado que se deve ter com a biruta d água, no caso de uma sobrevivência no
mar, é verificar que não fique presa nos destroços da aeronave;
*
Numa sobrevivência na selva, os sobreviventes poderão utilizar-se de brotos de
algumas plantas para a sua alimentação. Com relação aos brotos de samambaia,
após a primeira fervura, deve-se fervê-los por mais 40 minutos;
*
Numa sobrevivência na selva, para facilitar a localização durante o dia, os
sobreviventes poderão produzir fumaça negra utilizando borracha e óleo de
motor;
*
Depois de um pouso forçado na selva, o sobrevivente poderá voltar ao interior
da aeronave somente quando os motores esfriarem e o combustível derramado
evaporar;
* O
pó marcador deve ser utilizado numa sobrevivência no mar ao avistar ou ouvir
aeronave durante o dia;
* A
forma de obtenção de água numa sobrevivência no mar, que dispensa a purificação
é a água da chuva colhida diretamente em recipientes limpos;
*
Quando no combate a incêndio de equipamentos elétricos energizados se corta a
fonte de energia, o objetivo é de transformar o incêndio classe “C” em classe
“A” e ter-se mais opções de combate ao fogo;
* No
que se refere aos procedimentos dos sobreviventes numa situação de pouso de
emergência em terra, após a parada da aeronave, os principais são afastar-se da
aeronave e prestar os primeiros socorros;
*
Numa situação de sobrevivência, com relação à sinalização, os pirotécnicos, pó
marcador e espelho deverão ser usados quando ouvir ou avistar uma aeronave
durante o dia;
* Os
equipamentos de flutuação para passageiro-tripulantes em voos continentais
(domésticos) são, respectivamente, assentos flutuantes e encostos flutuantes;
* São
exemplos de materiais combustíveis pertencentes à classe B: gasolina, álcool e
querosene;
*
Observa-se por trás das térmicas da galley o desprendimento de fumaça. Caso tal
ocorrência evolua para um incêndio, esse será classe “C”;
* O
sobrevivente ao pescar, deverá evitar alimentar-se de peixes que possuam boca
semelhante a bico de papagaio;
*
Alguns peixes dos rios brasileiros são perigosos. Em especial, o sobrevivente
que estiver na água deverá tomar cuidado com o poraquê, porque este peixe
possui como arma de defesa e ataque uma descarga elétrica violenta;
* As
formas de extinção de fogo são: retirada do material, resfriamento e
abafamento;
* Uma
das causas mais comuns de incêndio em uma aeronave está relacionada a curtos
circuitos devido a materiais elétricos e eletrônicos;
* Um
dos peixes mais perigosos dos nossos rios, carnívoro e extremamente feroz é a
piranha;
* O
extintor de água é indicado para incêndio de classe “A”;
* A
combustão resultante da fermentação natural de materiais orgânicos que com o
calor proporcional atingem o ponto de ignição é a espontânea;
* A
propagação do calor pode ocorrer por condução, convecção e irradiação;
* No
caso de incêndio, retirando-se o material combustível, o fogo extinguirá por
abafamento;
* O
tipo de material combustível que, em locais fechados emana gases tóxicos e
explosão é do tipo “D”;
* Ao
combater o fogo deve-se direcionar o extintor para a base da chama;
* O
extintor pó químico, utilizado em ambientes fechados, pode causar dificuldade
de respirar;
* Os
combustíveis que compõem o fogo podem ser sólidos, líquidos e gasosos;
* Os
elementos indispensáveis para a eclosão do fogo são: calor, combustível,
oxigênio e reação em cadeia;
* O
tipo de extintor que pode ser usado na classe “C”, mesmo se sabendo que possui
um agente extintor corrosivo e aderente após um determinado tempo é o pó
químico;
*
Combatendo-se um incêndio, utilizando o sufocamento do combustível, por
exemplo, o extintor de espuma, o método empregado é o de abafamento;
* Em
um incêndio, a extinção do fogo por abafamento é o método aplicado para se
retirar o comburente;
*
Entre os peixes perigosos de nossos rios, deve-se ter cuidado com os mandis
porque possuem ferrões junto às nadadeiras dorsais e peitorais;
*
Numa sobrevivência na selva, os sobreviventes que encontram a “Árvore da
Providência” poderão obter água, comida, entre outras utilidades que a mesma
proporciona. Esta árvore é a palmeira;
* Ao
passar um avião sobre o local do acidente, pode-se usar a lanterna. A aeronave
de busca e salvamento, durante a noite, acusará o recebimento e entendimento da
mensagem utilizando o sinalizador verde;
* O
melhor lugar para procurar abrigo, após um pouso forçado na selva, é em local
próximo à aeronave, alto, plano, afastado de grandes árvores e também dos
coqueiros;
* Os
alimentos de origem vegetal que devem ser assados, a fim de se tornarem mais
digeríveis e agradáveis ao paladar são grãos e sementes;
* No
caso de pouso forçado na selva, o procedimento adequado dos sobreviventes, com
relação aos agasalhos e roupas de frio, ainda a bordo, será levá-los consigo;
* A
biruta d água (âncora) tem por finalidade evitar que o bote se afaste muito do
local do acidente;
* O
método de extinção de fogo mais utilizado, e que consiste em se retirar calor
do material em combustão, é o método de resfriamento;
* Em
caso de incêndio a bordo, havendo fumaça densa na cabine, a melhor maneira de
se deslocar rumo à saída de emergência será arrastando-se pelo chão, por junto
a este, permanece uma camada de ar menos contaminada;
*
Após usar um extintor de halon ou de pó químico para apagar o fogo em poltrona,
cortina, revestimento ou papel, deverá ser adotado o procedimento de rescaldar
os resíduos, para que não haja reignição do fogo;
*
Para casos de emergência no mar, as aeronaves que operam voos transoceânicos
tem obrigatoriedade de portar equipamentos de flutuação individuais e
coletivos, como coletes salva-vidas e barcos salva-vidas;
*
Após um pouso de emergência na selva, várias ações podem ser executadas
imediata e simultaneamente. Para melhor organização dessas ações, um
tripulante, como líder, deverá assumir o comando e distribuir as tarefas;
* O
abrigo improvisado mais fácil de se armar, em caso de sobrevivência na selva,
consiste em lona ou pára-quedas estendidos sobre corda ou vara, amarrados a
estacas ou árvores;
*
Para purificar a água encontrada na selva utilizando-se a tintura de iodo, o
tempo de espera antes de bebê-la será de 30 minutos;
*
Após um pouso forçado na selva, calculando-se o tempo para ser resgatado, as
provisões deverão ser divididas em 3 partes;
*
Vestes frouxas e proteção sobre a cabeça é uma atenção que se deve ter, em caso
de sobrevivência no deserto. Tais medidas visam a prevenção contra a perda
demasiada de líquido;
* Ao
ser percebido o cheiro de queimado e/ou fumaça saindo de um forno, a ação
imediata do comissário deverá ser fechar a porta do forno e desconectar os
disjuntores correspondentes;
*
Para acionar manualmente o radio farol de emergência, modelo RESCUE 99, é
necessário soltar a antena, retirar o invólucro interior de plástico e
adicionar qualquer líquido à base de água;
* O
procedimento a ser seguido caso haja mais de um bote salva-vidas lançados no
mar, será de ligá-los por meio de amarras;
*
Para facilitar o uso pelo sobrevivente, identifica-se o lado da sinalização noturna
do foguete pirotécnico através da superfície em alto relevo;
* Os
tipos de cipó que fornecem água fresca e cristalina são os de casca grossa;
*
Após o pouso forçado e a evacuação de emergência, e tendo os sobreviventes
afastados da aeronave visando já a operação de sobrevivência na selva, a
seqüência correta a ser seguida é socorrer os feridos e acionar o rádio de
emergência, procurar abrigo, descansar física e mentalmente e procurar fonte de
água;
*
Para se tornar mais fácil a localização dos sobreviventes, em um pouso de
emergência na selva, devemos permanecer junto à aeronave e fazer todas as
sinalizações que forem possíveis;
*
Para serem comidos, os brotos de bambu de todas as espécies, devem ser fervidos
a fim de remover-lhes o gosto amargo;
* Em
caso de falta do recipiente para o cozimento da caça, o sobrevivente deve assar
a carne da melhor maneira possível;
* A
fim de facilitar a localização à noite, do bote salva-vidas no mar utiliza-se
apito, sinais de luz vermelha e lanterna;
* O
sobrevivente de um pouso forçado deve aproximar-se de um helicóptero de
salvamento curvado e em direção ao piloto ou co-piloto;
* Os
peixes marinhos que “não” devem ser ingeridos, por apresentarem risco de
envenenamento, são os que apresentam pele com espinhos;
* Ao
identificar um foco de incêndio a bordo, o comissário deverá, prioritariamente,
extinguir o fogo;
* O
extintor de água deverá ser utilizado para combater incêndio causado por
madeira, estofamento, papel e tecido;
* Os
incêndios em reservatórios de querosene, aparelhos de um centro de computação
em funcionamento e transformadores de energia fora de uso possuem,
respectivamente, a seguinte classificação: “B”, “C” e “A”;
* De
frente para uma fogueira, o calor chega até o sobrevivente por irradiação;
* As
regras básicas para a utilização dos recursos de sinalização, em uma
sobrevivência na selva são, com exceção do rádio transmissor, conservar os
demais para quando se ouvir ou avistar aeronave ou embarcação;
* O
agente extintor do tipo BCF é conhecido na aeronave no sistema portátil
interno;
* Num
pouso de emergência no mar, os barcos salva-vidas deverão estar dobrados e
guardados nos seus respectivos lugares;
* Em
um pouso forçado em terra, a decisão de abandonar o local do acidente deverá
ser tomada quando houver certeza de ser encontrado socorro;
* A
água da chuva, quando retirada do gravatá deverá ser coada e purificada;
* Na
caça, em uma sobrevivência na selva, poderão ser utilizados armadilhas do tipo
arapucas e laços;
*
Todas as cobras podem servir como alimento, exceto a cobra do mar;
* Os
equipamentos coletivos de flutuação possuem um componente de grande
importância, que retarda a deriva da embarcação, que é a biruta d água;
* O
corante marcador de água é um recurso utilizado para se fazer sinalização
apenas durante o dia;
*
Havendo um foco de incêndio em um toalete e estando a porta do mesmo muito
quente, antes de abri-la para combater o fogo deve-se abrir uma fresta ou fazer
um furo na parte superior da porta do toalete, e descarregar um extintor de
halon, de preferência;
* As
conseqüências de um incêndio em um ambiente fechado serão aumento da
temperatura e pressão;
*
Após o pouso forçado na selva e conseqüente evacuação de emergência, o melhor
procedimento a ser adotado pelos sobreviventes será, se possível, usar a
aeronave como abrigo e esperar o salvamento;
*
Dentre os peixes de rio, o que é considerado mais perigoso é o candiru;
* O
maior problema que um sobrevivente enfrenta em uma área gelada está relacionado
a manutenção de temperatura corporal;
* Em
uma sobrevivência no mar, caso o sobrevivente consiga caçar uma gaivota ou
pescar um peixe, ele deve mascar a sua carne e beber o seu sangue;
* Em
uma sobrevivência no mar, as vísceras dos peixes ou aves capturados e abatidos,
servirão como iscas para pescarias;
* Em
uma sobrevivência no mar, a quantidade mínima de água que o sobrevivente
necessita por dia, é de aproximadamente 500 ml;
* É
aconselhável que os sobreviventes que estejam em um bote no mar utilizem toldo
de proteção lateral, dossel de cobertura e vestimenta que cubra todo o corpo;
* O
agente extintor que devido à sua baixa temperatura poderá provocar queimaduras
quando em contato com a pele é o CO2;
* Em
locais de fumaça ou gases, os itens necessários para o combate a focos de
incêndio, além do extintor adequado e luvas de amianto são cilindro de oxigênio
com máscara full face ou CAF;
* Os
sobreviventes de um pouso de emergência em terra devem dar preferência aos
alimentos de origem animal, pois possuem maior valor nutritivo;
* Em
uma sobrevivência na selva, pode-se obter água de alguns cipós, porém, dentre
estes, deve-se evitar os que produzam líquido leitoso e amargo;
* Em
uma sobrevivência na selva, ao se preparar o local para montagem de uma
fogueira, deve-se observar que a área esteja limpa e a terra seca;
* A
classe de incêndio que queima em superfície e em profundidade, deixando
resíduos após o processo de queimar é “A”;
* O
extintor de dióxido de carbono (CO2) tem como princípios de extinção do fogo
abafamento e resfriamento;
*
Numa sobrevivência na selva pode-se fazer fogão montados a 50 cm acima da
fogueira, formando um tripé que é chamado de moquém;
*
Numa sobrevivência na selva, para purificar 3 litros de água utilizando-se
tintura de iodo é necessário 24 gotas;
* Num
pouso forçado na selva, o alimento mais abundante e fácil de conseguir é de
origem vegetal;
* O
agente extintor utilizado no PQS é sulfato de alumínio ou bicarbonato de sódio;
* A
principal causa porque não se deve aproximar por trás do helicóptero é rotor
girando em alta rotação;
* É
indispensável para uma sobrevivência em terra: sono, comida e água;
*
Carrapatos são encontrados freqüentemente em capinzais;
* O
serviço de busca e salvamento é conhecido mundialmente pela sigla SAR;
*
Numa sobrevivência em terra, com relação a vestuário, deve-se usar o máximo de
roupas possível, protegendo-se todo o corpo, inclusive extremidades e rosto;
*
Numa situação de pouso forçado em terra, ainda a bordo, o procedimento com
relação aos agasalhos e roupas de frio será levá-los, uma vez que à noite a
temperatura é sempre bem mais baixa;
*
Procure acampar sempre que possível em pequenas elevações a mais de 100 metros
de um curso de água;
*
Quando o sobrevivente for dormir, deve procurar construir a cama utilizando
folhas e, sobre estas, colocar mais folhas largas, ficando distante do solo;
* Num
pouso forçado no deserto, durante a noite, o local mais seguro para o
sobrevivente será dentro da aeronave;
* Em
regiões desérticas, a melhor proteção para o calor do dia, é encontrada à
sombra das dunas;
*
Numa sobrevivência no gelo, o tipo de abrigo que se deve ter certo cuidado ao
utilizá-lo é a caverna;
*
Numa sobrevivência no gelo, o tipo de abrigo mais fácil de improvisar é a
trincheira;
*
Numa sobrevivência no deserto, a temperatura caracteriza-se elevada durante o
dia e queda brusca à noite;
*
Numa sobrevivência na selva, a aeronave, no que se refere a abrigos, poderá ser
utilizada se estiver
aproveitável,
ou usar suas partes para improvisá-los;
*
Para melhor localização na selva, durante o dia, deve-se colocar na asa e ao
redor do avião objetos brilhantes e de coloração viva;
* Na
sinalização visual terra e ar, a letra “X” significa: necessitamos assistência
médica;
*
Nunca deixe de providenciar em seu acampamento fogueiras num raio de 50 a 100
metros;
*
Numa sinalização visual terra e ar, a letra “N” significa não ou negativo;
* Uma
aeronave SAR localizou um acampamento de sobreviventes. Estes fizeram
sinalizações. A aeronave SAR fez curva de 360o pela direita. Isto significa que
recebeu a mensagem e não entendeu;
* Na
sinalização visual terra e ar, o sinal “→” significa que estamos avançando
nesta direção;
* Na
sinalização visual terra e ar, a letra “Y” significa sim ou positivo;
*
Para fazer sinalização com cartuchos pirotécnicos, usa-se o lado da fumaça
durante o dia e a tocha vermelha à noite;
* Os
períodos internacionais de silêncio correspondem, respectivamente, nos
hemisférios ocidental e oriental, dos 15 aos 18 minutos/dos 45 aos 48 minutos e
do 00 aos 03 minutos/30 aos 33 minutos de cada hora cheia;
*
Pode-se dizer que fogo seja uma reação química que se caracteriza pela presença
de luz e calor;
*
Pode-se improvisar um espelho de sinalização utilizando-se pedaço de carenagem
do avião, com o lado sem pintura virado para cima;
* Na
sinalização visual terra e ar, a letra “F” significa necessitamos alimento e
água;
* As
freqüências do rádio transmissor de emergência são 121,5 MHz (civil) e 243 MHz
(militar);
* Nas
regiões desérticas as fontes de água potável poderão ser mais facilmente
encontradas onde houver vegetação;
* A
água dos riachos, rios, lagos, nascentes, mananciais e brejos pode ser bebida
sem risco após ter sido purificada;
*
Quando na preparação para um pouso de emergência em locais desabitados,
tripulantes e passageiros devem saciar completamente a sede antes do pouso;
* As
trilhas de animais poderão conduzir os sobreviventes a uma corrente ou nascente
de água;
* Os
sobreviventes não dispõem de muita água. Neste caso, deverão preferir os
alimentos hidrocarbonetos;
* Em
caso de emergência, a água pode ser purificada através de itens encontrados no
conjunto de sobrevivência, a saber, iodo e halazone;
* O
cuidado que se deve ter em relação à água antes de ser bebida é a devida
purificação, com exceção da água da chuva ou de origem vegetal;
* A
água a ser purificada por meio de fervura, deve-se fazê-lo durante pelo menos 1
minuto;
*
Numa sobrevivência no deserto, o calor do corpo humano é normalmente eliminado
e transferido para o ambiente pelos processos de irradiação, condução e
convecção;
*
Para se obter água na selva, não se encontrando um regato ou rio, deve-se cavar
o chão pelo menos ½ metro de profundidade;
*
Durante uma sobrevivência em regiões geladas, poder-se-á obter água através do
gelo;
* A
existência de grave e iminente risco e a necessidade de socorro imediato é
indicada em radiotelefonia (ou qualquer outro processo de transmissão de voz
humana) pela enunciação da palavra MAYDAY;
*
Alimentos que contenham amido devem ser ingeridos somente cozidos;
* Os
órgãos de caça que possuem vitaminas essenciais são coração, fígado e rins;
*
Durante uma sobrevivência na selva, alguns insetos poderão ser ingeridos, tais
como escaravelhos, cupins, gafanhotos e grilos;
*
Acaju, arraia, poraquê e baiacu são alguns peixes perigosos dos rios
brasileiros;
* O
baiacu é um peixe de água doce e de água salgada, sendo venenoso;
*
Tendo de permanecer 6 dias na selva, após um pouso de emergência devemos
distribuir as provisões: 2/3 para os 3 primeiros dias e 1/3 para os outros 3
dias;
*
Durante uma sobrevivência na selva, o sobrevivente poderá usar o arpão de ponta
dupla e feito de bambu para pescar;
*
Pode-se ingerir a carne da caça fervida durante 2 ou 3 minutos;
*
Qualquer vegetal ou frutos encontrados na selva, se houver dúvidas em comê-los,
deve-se cozinhá-los antes;
* Os
alimentos silvestres antes de serem ingeridos devem ser cozidos porque mantém
certo valor nutritivo e oferecem menos perigo;
* Os
vegetais que os macacos e os pássaros utilizam para comer são os que devem ser
comidos;
*
Dentre os peixes fluviais perigosos, destacam-se os bagres, mandis, acaju,
arraia, candiru e poraquê;
* Uma
das plantas mais completas é a palmeira, também chamada árvore da providência,
dela um sobrevivente poderá utilizar como alimento frutos, seiva e palmito;
*
Encontrando-se brotos de coco caídos no chão germinando, podem ser comidos e
tem sabor de aipo;
*
Encontrando-se ostras e mariscos, a melhor forma de lavá-los é deixando-os
dentro de uma vasilha com água durante a noite. No dia seguinte estarão limpos,
pois se limpam sozinhos;
* Na
selva, os alimentos são abundantes. Entre os frutos, destacam-se maça do mato,
ameixa selvagem, coco, manga, amora e sapoti;
*
Para a manutenção do fogo na ausência de vegetação e na impossibilidade de
utilizar os destroços da aeronave, o sobrevivente de um pouso forçado no gelo
poderá usar gordura animal;
* As
armadilhas e alçapões para pássaros e pequenos animais deverão ser armados à
tarde e recolhidos pela manhã;
* As
marchas deverão ser iniciadas pela manhã e interrompidas para acampar às 15
horas;
* O
deslocamento na selva poderá ser feito desde que o trajeto percorrido seja
marcado;
*
Durante uma jornada, deve-se caminhar por 3 horas e descansar por 1 hora;
*
Tendo decidido encetar marcha ao abandonar o local do acidente, deslocando-se
pela selva à procura de socorro, encontrando o sobrevivente à sua frente uma
elevação muito acentuada, o melhor procedimento será subir em ziguezague para
facilitar o acesso e cansar menos;
*
Para locomover-se na floresta, se possível, deve-se orientar pelos altímetros e
bússolas retirados do avião, não se esquecendo de remover os ímãs de
compensação;
* O
deslocamento na floresta deve ser feito seguindo-se um curso de um rio ou
trilha de índios;
* Ao
se deslocar pela selva, o trajeto percorrido deverá ser marcado por meio de
cortes de árvores, galhos quebrados, setas desenhadas e tiras amarradas em
árvores;
*
Antes de iniciar um voo sobre grandes extensões de floresta, deve-se checar todo
equipamento de salvamento transportado pelo avião;
* O
conjunto de sobrevivência de lona impermeável, cor laranja, a ser transportado
pela aeronave em voo sobre a selva, deve conter uma bolsa de sobrevivência e
uma de primeiros socorros;
* A
bolsa de primeiros socorros contém o mínimo de equipamentos de primeiros
socorros necessários ao atendimento e tratamento de emergência dos
sobreviventes de acidentes aeronáuticos. O número de bolsas adicionais que
devem existir a bordo é calculado na base de 1 para cada 10 pessoas;
* Os
soros específicos para picada de cascavel e de urutu são, respectivamente,
crotálico e botrópico;
* Uma
cobra picou uma criança e fugiu. No local da picada, há linhas de escoriação
sangrentas, sem
orifícios
nítidos. Trata-se de uma picada de cobra jibóia;
* Na
selva, o sobrevivente deverá procurar pelo alimento vegetal porque é o que há
em maior quantidade e é mais fácil de ser encontrado. Entretanto, deverá ter
cuidado com algumas espécies, que somente poderão ser ingeridas cozidas, pois
cruas são venenosas. Tem como representante a mandioca brava;
* Uma
aeronave com capacidade para 90 passageiros deve levar a bordo farmácia médica
em número de “1”;
* O
veneno da cobra coral é do tipo neurotóxico;
* Em
caso de acidente por cascavel, deve-se manter a vítima em repouso;
* O
soro eficaz para a picada da cobra surucucu é anti-laquético;
*
Quando em uma vítima picada por escorpião coloca-se no local da lesão compressa
mornas, tem-se por objetivo abrandar a dor;
* A
quantidade de soro contra picada de qualquer cobra venenosa em média, visa
neutralizar em miligramas de veneno, o correspondente a 100 MG;
* Ao
avistar um grupo de indígenas, deve-se deixar que os mesmos se aproximem,
partindo deles o entendimento;
* O
soro específico para picada de cobra coral venenosa é o soro anti-micrúrico;
* Nas
picadas de cobras venenosas, escorpiões e aranhas deve-se retirar a maior
quantidade possível de veneno, através da sucção, de preferência, pela própria
vítima;
* No
caso de picada de escorpião da espécie serrulatus, o soro específico é o soro
antiaracnídeo e antiescorpiônico;
* O
garroteamento ou torniquete, no caso de picadas de cobras do grupo Bothrops,
poderá gangrenar o local afetado;
*
Quando num acampamento indígena, deve-se respeitar o costume e hábitos dos
índios, principalmente os religiosos;
* No
hemisfério sul, os sobreviventes poderão orientar-se pela constelação Cruzeira
do Sul;
*
Levando-se em conta a Rosa dos Ventos, estendendo-se o braço direito na direção
que o Sol nasce, tem-se que o norte fica na direção do rosto;
* O
transmissor de emergência, quando jogado na água, emite o sinal de SOS;
* Em
uma sobrevivência no mar, em função da eficiência e da segurança, o sistema de
vigilância por turno nos botes salva-vidas, não deverá ultrapassar o período de
2 horas;
* As
saídas que, normalmente oferecem maiores restrições numa evacuação de
emergência no mar, na maior parte das aeronaves, são as portas dianteiras;
*
Após um pouso no mar, a primeira providência que os sobreviventes deverão fazer
é se afastar do avião;
* A
evacuação da aeronave, após um pouso de emergência no mar, deverá ser iniciada
quando o avião estiver totalmente parado;
*
Antes de lançar o bote deve-se fixá-lo no avião em local apropriado na soleira
da porta ou sobre a asa;
* Os
passageiros, na iminência de pouso no mar, deverão ser orientados a como
colocar, usar e inflar os coletes;
*
Normalmente, nas aeronaves, os coletes salva-vidas dos passageiros localizam-se
sob os assentos na cabine principal;
* No
caso de um bote salva-vidas inflar acidentalmente, dentro da aeronave, o
comissário deverá rasgá-lo imediatamente;
* O
balde de lona do bote servirá para guardar vísceras de aves, peixes, ossos,
serve como vaso sanitário e para armazenar água;
* A
esponja desidratada, que faz parte do equipamento do bote, servirá para manter
seco o fundo do bote;
* Os
métodos de purificação da água do mar são: purificador químico e destilador
solar;
*
Quando for pescar o sobrevivente que estiver com a linha de pesca deverá
mantê-la segura com as mãos;
*
Poderá ser improvisado para pescar no bote numa sobrevivência no mar uma faca
amarrada a um estol ou montante;
*
Pode-se saber que há terra próxima pelo tom mais claro da água do mar;
*
Deve-se usar o corante de marcação ao se ouvir/vir uma aeronave/navio, durante
o dia;
*
Numa sobrevivência na selva, utilizando-se o método da estaca, é possível
achar-se o meio dia aparente e também o meridiano norte-sul;
* A
melhor maneira de se construir uma fogueira, de maneira eficiente e protegida
do vento é próximo a uma rocha ou de um anteparo feito de tronco;
*
Algumas árvores tem cascas comestíveis. Destas, a parte com a qual se faz a
farinha é a interna branca;
* Em
princípio não devem ser comidos os alimentos que sejam amargos, cabeludo e
leitoso;
* As
ostras e mariscos agarrados aos cascos enferrujados dos navios jamais devem ser
comidos;
* Um
dos maiores perigos que um sobrevivente enfrentará, está relacionado com os
insetos transmissores de doença. Deve-se proteger da malária, ingerindo
comprimidos de atebrina ou aralen;
* O
veneno do escorpião é doloroso de 4 a 6 horas;
* Em
uma sobrevivência no mar é importante observar a velocidade média diária das
correntes oceânicas, que varia normalmente entre 6 a 8 milhas;
* O
procedimento adequado no caso de enjôo marítimo é suspender a alimentação e
repouso;
* Em
um pouso no mar a evacuação é comandada pelo comandante;
* Uma
vez afastados do avião, os barcos deverão ser reunidos e amarrados uns aos
outros com uma distância mínima de 8 metros;
* O
tempo e a distância em que é visível a sinalização produzida pelo pó marcador
de água são, respectivamente, aproximadamente 3 horas e 10 milhas náuticas;
* Os
soros específicos para picadas das cobras venenosas coral, jararaca, surucucu e
cascavel são, respectivamente, os antimicrúrico, botrópico, laquético e
crotálico;
* Os
animais peçonhentos mais importantes da selva compreendem aranhas, escorpiões,
cobras e marimbondos;
*
Havendo a necessidade de o comissário permanecer no solo, o melhor ângulo que
ele deverá ficar em relação ao piloto do helicóptero de resgate é 45o à
direita;
*
Para manutenção do fogo na ausência de vegetação e na impossibilidade de
utilizar destroços da aeronave, o sobrevivente de um pouso forçado poderá usar
breu vegetal;
*
Deve-se utilizar o pirotécnico fora do bote na posição horizontal, a favor do
vento;
* No
caso de desidratação durante uma sobrevivência no mar, deve-se suspender a
alimentação, dar bastante líquido e manter a pessoa em repouso;
* Não
é permitida a utilização do extintor de pó químico na cabine de comando por ser
seu agente corrosivo;
* Na
utilização do extintor de água pressurizada, antes de apertar o gatilho,
deve-se remover a trava de segurança;
* A
maneira de se evitar a explosão espontânea é arrumar os produtos sujeitos a
essas reações em compartimentos frescos e ventilados;
* Os
extintores nas aeronaves estão alojados em locais de fácil acesso e rápido
alcance, e os tipos mais comuns são água (A), CO2 e halon (B) e pó químico ©;
* As
combustões podem classificar-se quanto à sua velocidade em ativa, lenta,
explosão e espontânea;
*
Ponto de fulgor é a temperatura mínima na qual o corpo combustível começa a
desprender gases ou vapores, não havendo constância na chama;
*
Abafamento está para CO2 assim como abafamento está para pó químico;
*
Para se utilizar o extintor de CO2, deve-se posicionar o tubo difusor, apertar
o gatilho e dirigir o jato para a base da chama;
* O
extintor de BCF é do tipo pressurizado;
*
Para se utilizar o extintor de BCF, deve-se puxar o pino e/ou pressurizar a
trava de segurança, apertar o gatilho e direcionar o jato para base da chama,
formando uma nuvem;
* As
verificações a serem feitas com relação aos extintores portáteis de bordo são:
verificar o lacre, validade e, eventualmente, manômetro, quando o extintor o
possuir;
* A
combustão além do combustível é uma reação química que depende de oxigênio e
calor;
*
Deve-se proteger dos respingos de água do mar numa sobrevivência porque o sal
contido na água do mar poderá provocar ulcerações na pele;
*
Ponto de combustão é a temperatura mínima necessária para que um corpo emita
vapores em quantidade suficiente para que a chama seja permanente;
*
Combustível é o elemento que é possível de queimar, alimentar a combustão e
serve de campo para a propagação;
*
Combustão ativa é aquela em que o fogo, além de produzir calor, produz chama,
porque o ambiente é rico em oxigênio;
*
Condução é a forma de transmissão de calor que ocorre através da proximidade de
uma molécula à outra molécula do material combustível;
*
Para se extinguir o fogo em combustível gasoso, deve-se cortar o fornecimento
do gás, quebrando-se o equilíbrio do triângulo, pela retirada do material
combustível;
* Um
comissário deve ter em mente 3 princípios básicos para atuar com segurança em caso
de fogo à bordo: Prevenção/salvamento/combate;
* A
reunião de combustível, calor e comburente forma o triângulo do fogo;
*
Quando se lança determinados agentes extintores ao fogo, para combater a reação
em cadeia, está se agindo por extinção química;
*
Todos os extintores quando usados deverão estar na posição vertical;
*
Existem combustíveis que pela sua grande velocidade de queima, criam uma enorme
produção de gases e, quando inflamados em compartimentos fechados, produzem o
fenômeno da explosão;
* Em
caso de incêndio à bordo, havendo fumaça densa na cabine, a melhor maneira de
se deslocar rumo à saída de emergência será arrastando-se com o rosto próximo
ao chão;
*
Fogo é um fenômeno químico que se caracteriza pela presença de luz e calor;
* O
elemento ativador do fogo é o comburente;
*
Condução é a transmissão de calor molécula a molécula;
* A
temperatura mínima na qual um combustível desprende vapores e, em contato com o
oxigênio e com uma fonte externa de calor ele se incendeia, porém sem
constância na chama é chamado de ponto de fulgor;
* O
sistema fixo de extinção de incêndio dos toaletes é acionado automaticamente
quando a temperatura atingir 170o F;
*
Oxigênio portátil com máscara full face ou CAF, extintor apropriado à classe de
incêndio e luvas de amianto são necessários no combate ao fogo na cabine de
comando;
* Os
extintores dos motores ou reatores de uma aeronave estão localizados no
alojamento do trem de pouso principal, cone de cauda e compartimento de carga;
* O
fogo gera calor. O calor desprende vapores e gases que se inflamam, gerando
mais calor, mais vapores e mais fogo. Tal fenômeno é conhecido como reação em
cadeia;
*
Combustão na qual o fogo só produz calor, não tem chamas e onde o ambiente é
pobre em oxigênio é denominada combustão lenta;
* Um
extintor pressurizado apresenta exteriormente uma manômetro;
*
Extintores portáteis são aparelhos operados por uma única pessoa no combate a
princípio de incêndio;
* O
oxigênio é um comburente;
* O
extintor de PQS age por abafamento. Na cabine de comando existe extintor de BCF
(na maioria das aeronaves) e o agente extintor mais usado é a água;
* O
fogo nos motores ou reatores de uma aeronave, durante o voo, será extinto
através de sistemas fixos de acionamento manual;
*
Abafamento está para BCF assim como abafamento está para CO2;
* Os
agentes extintores mais utilizados são: água, pó químico, componentes
halogenados, gás carbônico e espuma;
* As
temperaturas que atuam na combustão são: fulgor, combustão, ignição e ignição
explosiva;
* O
elemento que dá início à combustão é o calor;
*
Pode-se dizer que agentes extintores são toda substância ou material que pode
ser utilizado para apagar incêndio.
Excelente Material Pedro. Muito Obrigada!
ResponderExcluirAmei todo conteúdo
ResponderExcluirMuito útil
ResponderExcluirNossa muito útil isso tudo muito obrigada por compartilhar ��♥️
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