domingo, 3 de março de 2013

Bloco 01


Comissários Bloco I


* A emergência em que há tempo hábil para se determinar a posição que minimiza os efeitos do impacto sobre os passageiros denomina-se preparada;

* Despressurização significa a saída de ar de um meio de maior, para um de menor pressão;

* O oxigênio terapêutico (máscara oro - nasal) tem como finalidade atender tripulantes e passageiros com insuficiência respiratória;

* O conjunto de sobrevivência no mar é um equipamento obrigatório para aeronaves que efetuam voos transoceânicos;

* O uso correto dos megafones existentes a bordo é em caso de pane no sistema P.A. e para orientar os passageiros em pousos de emergência;

* Durante o voo, cheques nos toaletes e monitoramento da cabine de passageiros devem ser feitos freqüentemente, como medida de rotina e segurança;

* No caso de um pouso de emergência, para se evitar ferimentos, todo material solto na cabine deve ser recolhido e guardado nos toaletes, travando-os;

* Morte de passageiro não determina a necessidade de um pouso de emergência;

* Quando acontece falha no sistema normal de comunicação, é acionado automaticamente um sistema de emergência. Neste caso, na maioria das aeronaves há, externamente, iluminação junto às saídas principais e de serviço e nas áreas sobre as asas;

* As aeronaves, em caso de despressurização, estão equipadas com um sistema fixo de oxigênio (PSU);

* Os equipamentos auxiliares de evacuação, para a homologação das portas como saídas de emergência são as escorregadeiras infláveis;

* Qualquer passageiro que estiver recebendo oxigênio terapêutico por tempo prolongado, sofrerá um ressecamento no rosto e nas mucosas. Para minimizar os efeitos deste ressecamento, deve-se promover, a cada 10 minutos, a umidificação da área, verificando a necessidade de continuar a aplicação de oxigênio;

* Em uma situação de emergência real, a instrução que deverá ser dada aos passageiros, em relação à utilização dos coletes salva-vidas, é para que estes sejam inflados na soleira da porta ou sobre a asa, antes de abandonar a aeronave;

* Durante uma turbulência, os comissários devem ficar em seus assentos com os cintos afivelados;

* O uso de cigarros é expressamente proibido em todas as fases do voo, no solo e nas escalas;

* Visando à segurança dos passageiros, ao serem comunicados que passarão por turbulência, os comissários adotam alguns procedimentos como: suspender o serviço de bordo, travar os compartimentos da galley e avisar os passageiros;

* Num pouso de emergência em terra, ao checar a operatividade da saída de emergência de sua responsabilidade, o comissário verifica que a mesma está emperrada. O procedimento correto é abandonar a sua saída e ir ajudar um colega na saída operativa mais próxima;

* Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-voo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kit´s/passageiros deverá ser de 1 para cada 50 passageiros, desprezando-se as frações;

* Para que o comissário possa atuar com sucesso em uma situação de emergência deve-se, antes de tudo, estar familiarizado com os equipamentos de emergência disponíveis a bordo;

* O sistema de oxigênio fixo existente na aeronave é dividido em dois, sendo 1 para a cabine de comando e 1 para a cabine de passageiros;

* Quando ocorrer qualquer incidente na cabine de passageiros é dever do comissário avisar o comandante e manter os passageiros sob controle;

* Preparando-se para um pouso de emergência, os comissários deverão verificar passageiro com cintos atados, mesinhas travadas, encostos das poltronas na posição vertical;

* Nos lavatórios das aeronaves sob a pia há extintores de gás freon;

* A posição de impacto que o comissário deve adotar num pouso de emergência, estando sentado de frente para o nariz da aeronave é: cinto de inércia, braços cruzados e cabeça baixa;

* A existência de uma máscara de oxigênio a mais na unidade de serviço de passageiro (PSU) é caso haja um colo ou para o comissário numa situação de despressurização;

* Por medida de segurança em pousos e decolagens, a iluminação deve ser reduzida, deixando-se a mínima luminosidade possível;

* Os passageiros devem iniciar a evacuação numa situação de emergência imediatamente após a parada total da aeronave e o corte dos motores;

* Numa situação de emergência não evidente, o comando de evacuação na ordem hierárquica deverá ser: comandante, qualquer membro técnico, chefe de equipe e comissários;

* Em caso de despressurização da cabine de passageiros, os procedimentos que os comissários deverão adotar são: sentar na poltrona mais próxima e pegar a máscara sobressalente para atender os passageiros mais próximos;

* Antes de um pouso de emergência, a distribuição de mantas e travesseiros será para colocar sobre os joelhos para a proteção do rosto na posição de impacto;

* É vedado o uso de aparelhos celulares para passageiros e tripulantes em qualquer fase do voo;

* Para ativar o sistema de oxigênio da PSU, deve-se puxar a máscara para baixo;

* No pré-voo, a prioridade do check-list deverá ser com relação à equipamentos de emergência;

* Um procedimento de segurança adotado pelos comissários em voos noturnos é durante os pousos e decolagens manter a lanterna elétrica de mão acesa, discretamente, e sem que os passageiros percebam;

* Em uma emergência preparada, o motivo pelo qual os comissários mandam retirar os brincos e objetos pontiagudos, é para evitar ferimentos no pouso;

* Em caso de falha no sistema elétrico da APU, os comissários deverão se comunicar com os passageiros em caso de emergência através do megafone;

* A bordo das aeronaves, os equipamentos que auxiliam, além dos extintores, em situação de incêndio são: machadinha, CAF, luvas de amianto e óculos contra fumaça;

* Durante uma evacuação de emergência, o comissário percebe fogo do lado externo da aeronave. O mesmo deverá permanecer junto à saída e direcionar os passageiros para outra saída;

* No check pré-voo os comissários deverão observar que a posição do manômetro do extintor de halon esteja na posição faixa verde;

* Para atuar com sucesso numa situação de emergência, deve-se estar familiarizado com todo equipamento que se tem à disposição;

* Durante preparação de passageiros para pouso de emergência na água, os mesmos deverão ser instruídos para retirar os sapatos, óculos e outros objetos pontiagudos e vestir os coletes salva-vidas, mantendo-se sentados com os cintos atados;

* O que os comissários deverão adotar antes de ser comunicada uma situação de emergência é posicionar-se ao longo da cabine para conter as primeiras manifestações de pânico;

* O momento adequado para se abrir as saídas de emergência, quando a evacuação se tornar evidente, após a parada total da aeronave, será efetuar o corte dos motores e a verificação da área externa;

* Ao se utilizar uma escorregadeira numa evacuação em terra, o procedimento correto é saltar e deslizar após a constatação da inflação total da mesma;

* Em momentos de reabastecimento com passageiros a bordo, no momento do speech feito pelo chefe de equipe, estes não poderão fumar, acender fósforo, isqueiros e quaisquer objetos que produzam faísca;

* Num pouso de emergência preparado, havendo um passageiro paralítico a bordo, o comissário deverá sentá-lo em poltrona próxima a uma porta, designando um passageiro para assisti-lo durante o pouso;

* As aeronaves comerciais são, obrigatoriamente, equipadas com um sistema de iluminação normal e outro de emergência;

* Em situação normal, durante as operações de decolagem e pouso, os comissários, por medida de segurança, devem executar com rigor os cheques preparatórios com relação aos passageiros, cabine, galley e toaletes;

* As portas de uma aeronave podem ser operadas interna e externamente, tanto em situação normal quanto em emergência;

* A maneira correta para se utilizar o megafone é pressionar o botão enquanto fala;

* A dinâmica de impacto em pouso ou decolagem será verificar a operatividade da saída e abrir a porta, inflar escorregadeira e gritar para que os passageiros saltem;

* Para melhor acomodação dos passageiros, em situação normal, e como prevenção contra uma possível emergência, as bagagens de mão devem ser acomodadas embaixo da poltrona, à frente do passageiro e nos compartimentos apropriados (gavetões);

* Em uma evacuação, constatando-se que uma saída não deve ser aberta por haver condições externas adversas, o comissário responsável pela mesma deverá permanecer junto à saída em questão e direcionar os
passageiros;

* De acordo com o RBHA-121, as aeronaves com capacidade para até 180 passageiros deverão possuir a bordo, para casos de emergência, conjunto de primeiros socorros em número de 1;

* As saídas de emergência com coeficiente de evacuação de 30-40 passageiros em 90 segundos, são as saídas do tipo II;

* Nos toaletes, como sistema preventivo de fogo, existe um dispositivo em seu interior que é o detector de fumaça;

* A seqüência correta para uma pessoa abandonar a aeronave através das janelas de emergência da cabine de comando é passar, inicialmente, uma das pernas, a cabeça, a parte superior do tronco e por fim, a outra perna;

* Nas aeronaves equipadas com escorregadeiras, o instante para armá-los será no momento em que as portas forem fechadas, antes da partida dos motores;

* Na maioria das aeronaves, o equipamento auxiliar de evacuação existente nas janelas de emergência, tanto na cabine de comando quanto na cabine principal são as cordas ou tiras de escape rápido;

* Havendo necessidade de utilização dos botes ou escorregadeiras-barco, o equipamento de sobrevivência no mar localiza-se no próprio bote;

* Os botes salva-vidas ou escorregadeiras-barco e os equipamentos individuais de flutuação são obrigatórios para aeronaves que efetuam voos transoceânicos;

* No cheque pré-voo do extintor de gás freon verifica-se porta corta-fogo fechada;

* Quando houver falha no sistema normal de iluminação, nas aeronaves em geral, ocorrerá que as luzes de emergência serão acesas automaticamente;

* No caso do cinto de segurança não ser suficiente para travar ao redor da cintura do passageiro, o comissário deverá providenciar um cinto extensório;

* As saídas que, normalmente, oferecem maiores restrições numa evacuação de emergência em terra são as janelas sobre as asas;

* Em locais com fumaça ou gases, os itens necessários para o combate a focos de incêndio, além do extintor adequado e luvas de amianto são cilindro de oxigênio com máscara full-face e CAF;

* O colete salva-vidas, em adultos, deve ser ajustado nos ombros e na cintura;

* Havendo vazamento de pressão por uma das portas da aeronave, o comissário deve avisar ao comandante e retirar o passageiro da área;

* Na eventualidade de se promover o embarque ou desembarque dos passageiros com um dos motores em funcionamento, em qualquer tipo de aeronave deve-se direcionar os passageiros para o lado oposto do motor em questão;

* Havendo uma despressurização da cabine, as máscaras do sistema fixo de oxigênio ficarão disponíveis para uso quando a altitude da cabine atingir 14.000 pés;

* Havendo necessidade de preparar a cabine para um pouso de emergência na água, deve-se selecionar ajudantes que saibam nadar, pedir aos passageiros que coloquem coletes, sem inflá-los no interior da aeronave;

* Na preparação da cabine para um pouso de emergência, os passageiros são instruídos para assumir a posição de impacto ao sinal do comandante, e, quando ouvirem a ordem “POSIÇÃO DE IMPACTO”, deverão manter essa posição até a parada total da aeronave;

* Informações claras, objetivas, usando frases curtas e afirmativas, acompanhadas de mímica, são procedimentos de emergência imprevista ou preparada com evacuação da cabine;

* Para inflar o colete salva-vidas, pode-se puxar as alças de inflação de cor vermelha ou inflar pelos tubos;

* Para portas tipo “A”, tem-se como coeficiente de evacuação para saída de emergência operativa, 90 a 100 pessoas em 90 segundos;

* Para um tripulante utilizar CAF em casos de emergência, antes de vesti-lo deverá puxar a alça de liberação de O2;

* Os extintores de gás freon estão localizados em compartimentos sob a pia dos lavatórios, nos motores e em aeronaves maiores, no compartimento de carga;

* Os fatores que podem originar um acidente são técnicos, humanos, meteorológicos, causais e desconhecidos;

* Os coletes salva-vidas em crianças deverão ser ajustados nos ombros e nas pernas;

* O tempo de uso da CAF será de 15 minutos;

* Havendo uma evacuação com utilização das janelas de emergência sobre a asa, tem-se como equipamento auxiliar de evacuação tiras ou cordas de escape que são embutidos ao encaixe superior da janela, ficando aparente somente com a retirada da janela;

* Ao operar o escape slide em uma evacuação, percebe-se que não inflou automaticamente. O procedimento imediato deverá ser puxar a alça de inflação manual de cor vermelha que se encontra do lado direito do mesmo;

* Para que uma pessoa possa segurar com firmeza o assento flutuante, existem na parte inferior alças vermelhas em número de “2”;

* O sistema de pressurização tem como finalidade manter o interior da aeronave a uma altitude de 8.000 pés, mesmo variando em sua real altitude;

* Quando a aeronave estiver em processo de despressurização, soará um alarme na cabine de comando, quando a altitude da cabine atingir 10.000 pés;

* Os procedimentos rotineiros de segurança antes do pouso incluem guardar e travar os compartimentos de galleys, efetuar alocução de segurança e checar a cabine;

* Um dos itens da NOSER-IAC sobre abastecimento de aeronaves com passageiro a bordo, será alocução apropriada sobre os procedimentos e medidas de segurança pertinentes;

* Considera-se urna funerária, perecíveis e animais vivos como carregamento especial;

* Havendo alijamento de combustível, o comissário deverá avisar aos passageiros quanto a não acender e nem ligar luzes individuais ou usar objeto que produza faísca;

* O número de saídas de emergência com escape slide na aeronave Boeing 737 é “4”;

* São procedimentos rotineiros de segurança não entrar na cabine de comando 5 minutos antes do pouso e 10 minutos após a decolagem;

* Os comissários deverão fechar portas e armar escape slide antes da decolagem;

* Explosivos inflamáveis, oxidantes, venenosos, materiais radioativos, corrosivos, são artigos considerados perigosos e classificados como carga restrita, sendo seu transporte efetuado de acordo com a determinação de órgãos competentes;

* Pode-se dizer que em uma despressurização há perda de pressão interna para o exterior da aeronave, equalizando as pressões interna e externa;

* Em caso de evacuação da cabine, as ordens dadas aos passageiros devem ser acompanhadas de mímica, pois é uma linguagem internacional e atende a passageiros surdos;

* Como prevenção de pânico a bordo, mediante “receio de voar”, realiza-se serviço de bordo e desenvolvimento de programa de programa de diversão a bordo;

* Pode-se dizer que uma emergência imprevista é o acontecimento imprevisto, sem conhecimento prévio, com evacuação da cabine;

* A posição de impacto para gestante, além de cinto de segurança no baixo ventre deve ser protegida com travesseiros e cabeça lateralizada;

* A necessidade de atenção constante durante pousos e decolagens tem como objetivo estar atento caso haja alguma anormalidade;

* Se durante uma evacuação, ao olhar o visor o comissário perceber que há fogo, o procedimento correto para esta situação será não abrir a porta, permanecer junto a ela, gritando “FOGO” e reorientar para outras saídas;

* O sistema fixo de oxigênio quando gerado por geradores químicos tem a duração de 15 minutos;

* As poltronas da cabine de passageiro são equipadas com cintos de segurança com retenção abdominal;

* O sistema de detectores de fumaça dos lavatórios tem como finalidade indicar qualquer tipo de fumaça no interior do lavatório;

* Os equipamentos de combate ao fogo existentes no cockpit são garrafa de O2, máscaras full-face ou CAF, extintor halon, óculos para fumaça e luvas de amianto;

* Considera-se como uso principal para as machadinhas colocadas a bordo cortar os fios energizados;

* As luvas de amianto servem para proteção das mãos em situações de combate a incêndio a bordo;

* O CAF deve ser utilizado por comissários, como uso em situações de emergência;

* A descrição de uma garrafa portátil de oxigênio, com máscara full-face, indica que ela possui uma válvula de fluxo sob demanda e uma máscara de proteção visual e respiratória;

* Para que as luzes de emergência possam funcionar automaticamente, as posições das chaves devem estar “ARMED” na cabine de comando e “NORMAL” na cabine de passageiro;

* A duração das luzes de emergência será de 20 minutos;

* Para que uma aeronave receba a homologação para voo, considera-se o número de saídas de emergência compatível com o número de assentos oferecido;

* O procedimento certo para se abrir uma janela de emergência da cabine de passageiro (Boeing 737) será puxar o comando superior para baixo, com a outra mão levantar um pouco e retirar a janela;

* No Boeing 737, em caso de pouso forçado no mar, as saídas que devem ser usadas são as que estiverem acima do nível da água;

* Para abrir uma saída de emergência sobre a asa, pelo lado de fora, deve-se pressionar o retângulo acima do visor da janela para dentro;

* Quanto ao uso de assentos flutuantes, deve-se informar aos passageiros que eles devem levá-los consigo e abraçar usando as tiras;

* O preparo de tripulantes através de cursos, treinamentos e reciclagens visa a manutenção de segurança, como também minimizar as conseqüências de um acidente;

* O comandante, quando no exercício de sua função, é responsável pela integridade física de passageiros e tripulantes, e pela segurança da aeronave desde o momento em que assume o voo até o final do mesmo;

* O procedimento correto em relação à utilização de equipamento auxiliar de evacuação, para janelas de emergência da cabine de passageiros é retirar a corda ou tira do compartimento e levá-la para fora da aeronave e prender o gancho na argola no extradorso da asa;

* Nenhuma pessoa pode atuar como membro de uma tripulação de aeronave civil brasileira se nas últimas 8 horas houver ingerido bebidas alcoólicas ou similares;

* Durante o voo, o comissário não deve permitir que os passageiros permaneçam por muito tempo fora de seus lugares, alegando que se houver uma despressurização da cabine, as máscaras de oxigênio encontram-se nas PSU;

* São considerados líquidos voláteis e devem ser retirados do passageiro quando encontrados o álcool, a benzina, éter e acetona;

* O código internacional que poderá ser dado ao comandante através de interfone, avisando que há um seqüestro em andamento na cabine de passageiro é 7500;

* Havendo aviso de sabotagem ou bomba a bordo, estando a aeronave em solo, será providenciado o desembarque de todos os passageiros, devendo o comissário recomendar que deverão levar consigo todos os pertences de mão trazidos a bordo;

* “Coeficiente de evacuação” corresponde ao número de pessoas que podem sair por uma saída de emergência operativa em 90 segundos;
* O tipo 1 de saída de emergência corresponde a portas com escape slide pista simples;

* Os fatores que podem originar um acidente são desconhecidos, meteorológicos, operacionais, casuais, técnicos e humanos;

* Na cabine de passageiros, o extintor de gás freon localiza-se embaixo da pia dos lavatórios;

* Ao sair da aeronave por uma saída de emergência sobre a asa deve-se escorregar pelo flap do bordo de fuga da asa (Boeing 737-300);

* O equipamento auxiliar de evacuação para a cabine de comando é cordas de escape rápido;

* Os cintos de segurança para tripulantes abrangem a região torácico-abdominal através do cinto de inércia;

* Para se capturar aves que se aproximem do bote, numa sobrevivência no mar, deve-se esperar que pousem, fechem as asas e então pegá-las com as mãos;

* Estando os sobreviventes, após um pouso efetuado no mar, dentro do bote salva-vidas, como medida de segurança, em dias frios, deve-se, com relação ao bote, repor o ar nas câmaras;

* Os maiores perigos que os sobreviventes irão encontrar na selva estão relacionados a insetos e parasitas transmissores de doenças;

* O material a ser utilizado para fazer fumaça branca, durante uma sobrevivência na selva é folhas verdes, musgos e pequena quantidade de água;

* Durante uma sobrevivência na selva, com a quantidade de água diminuta, os sobreviventes deverão dar preferência para comer vegetais;

* Durante uma sobrevivência na selva, se houver necessidade de se empreender uma jornada, a pessoa a deslocar-se deverá levar consigo, no que se refere à quantidade de provisões, em relação ao grupo, o dobro;

* Numa sobrevivência na selva, em tempo frio, o corpo necessita, no mínimo, por dia, para manter sua eficiência, de 2 litros de água;

* Numa sobrevivência na selva, após descansar física e mentalmente, um dos tripulantes deverá dar a cada indivíduo válido uma tarefa a cumprir;

* Dentre as cobras peçonhentas das Américas, a única que não possui fosseta loreal é a coral;

* Na sobrevivência no mar, poder-se-á diminuir o espaço entre os botes, encurtando-se as cordas que os unem somente quando as águas estiverem calmas;

* Estando os sobreviventes no bote, após uma amerissagem, o procedimento correto com relação ao colete salva-vidas será permanecer com eles inflados até a equipe de resgate chegar;

* Nas costas marítimas, o local apropriado para encontrar água potável é acima das marés altas;

* Em caso de sobrevivência no mar, estando no bote, o sobrevivente deverá utilizar para proteção contra pingos da água do mar e raios solares o corpo totalmente recoberto, óculos, batom protetor, chapéu e toldo sempre armado;

* Estando os sobreviventes em uma ilha, o local em que poderá encontrar caranguejos com maior facilidade será nos baixios dos mangues;

* Numa sobrevivência no mar, durante o dia, os sobreviventes saberão que a aeronave de busca e salvamento os avistou quando a mesma fizer um sinal balançando as asas;

* Numa sobrevivência na selva, para se sinalizar com foguete pirotécnico, deve segurá-lo a 45o em relação à linha do horizonte e à favor do vento;

* Os apitos deverão ser usados durante uma sobrevivência no mar quando for ouvido ou avistado algum avião ou embarcação, para atrair a atenção de pessoas na praia, durante o nevoeiro;

* Durante uma sobrevivência no mar, os sobreviventes deverão liberar um pouco de ar das câmaras nos dias quentes;

* Os equipamentos que poderão ser danificados com a umidade do bote, numa sobrevivência no mar são: bússola, relógio, fósforo e sinalizador pirotécnico;

* O cuidado que se deve ter com a biruta d água, no caso de uma sobrevivência no mar, é verificar que não fique presa nos destroços da aeronave;

* Numa sobrevivência na selva, os sobreviventes poderão utilizar-se de brotos de algumas plantas para a sua alimentação. Com relação aos brotos de samambaia, após a primeira fervura, deve-se fervê-los por mais 40 minutos;

* Numa sobrevivência na selva, para facilitar a localização durante o dia, os sobreviventes poderão produzir fumaça negra utilizando borracha e óleo de motor;

* Depois de um pouso forçado na selva, o sobrevivente poderá voltar ao interior da aeronave somente quando os motores esfriarem e o combustível derramado evaporar;

* O pó marcador deve ser utilizado numa sobrevivência no mar ao avistar ou ouvir aeronave durante o dia;

* A forma de obtenção de água numa sobrevivência no mar, que dispensa a purificação é a água da chuva colhida diretamente em recipientes limpos;

* Quando no combate a incêndio de equipamentos elétricos energizados se corta a fonte de energia, o objetivo é de transformar o incêndio classe “C” em classe “A” e ter-se mais opções de combate ao fogo;

* No que se refere aos procedimentos dos sobreviventes numa situação de pouso de emergência em terra, após a parada da aeronave, os principais são afastar-se da aeronave e prestar os primeiros socorros;

* Numa situação de sobrevivência, com relação à sinalização, os pirotécnicos, pó marcador e espelho deverão ser usados quando ouvir ou avistar uma aeronave durante o dia;

* Os equipamentos de flutuação para passageiro-tripulantes em voos continentais (domésticos) são, respectivamente, assentos flutuantes e encostos flutuantes;

* São exemplos de materiais combustíveis pertencentes à classe B: gasolina, álcool e querosene;

* Observa-se por trás das térmicas da galley o desprendimento de fumaça. Caso tal ocorrência evolua para um incêndio, esse será classe “C”;

* O sobrevivente ao pescar, deverá evitar alimentar-se de peixes que possuam boca semelhante a bico de papagaio;

* Alguns peixes dos rios brasileiros são perigosos. Em especial, o sobrevivente que estiver na água deverá tomar cuidado com o poraquê, porque este peixe possui como arma de defesa e ataque uma descarga elétrica violenta;

* As formas de extinção de fogo são: retirada do material, resfriamento e abafamento;

* Uma das causas mais comuns de incêndio em uma aeronave está relacionada a curtos circuitos devido a materiais elétricos e eletrônicos;

* Um dos peixes mais perigosos dos nossos rios, carnívoro e extremamente feroz é a piranha;

* O extintor de água é indicado para incêndio de classe “A”;

* A combustão resultante da fermentação natural de materiais orgânicos que com o calor proporcional atingem o ponto de ignição é a espontânea;

* A propagação do calor pode ocorrer por condução, convecção e irradiação;

* No caso de incêndio, retirando-se o material combustível, o fogo extinguirá por abafamento;

* O tipo de material combustível que, em locais fechados emana gases tóxicos e explosão é do tipo “D”;

* Ao combater o fogo deve-se direcionar o extintor para a base da chama;

* O extintor pó químico, utilizado em ambientes fechados, pode causar dificuldade de respirar;

* Os combustíveis que compõem o fogo podem ser sólidos, líquidos e gasosos;

* Os elementos indispensáveis para a eclosão do fogo são: calor, combustível, oxigênio e reação em cadeia;

* O tipo de extintor que pode ser usado na classe “C”, mesmo se sabendo que possui um agente extintor corrosivo e aderente após um determinado tempo é o pó químico;

* Combatendo-se um incêndio, utilizando o sufocamento do combustível, por exemplo, o extintor de espuma, o método empregado é o de abafamento;

* Em um incêndio, a extinção do fogo por abafamento é o método aplicado para se retirar o comburente;

* Entre os peixes perigosos de nossos rios, deve-se ter cuidado com os mandis porque possuem ferrões junto às nadadeiras dorsais e peitorais;

* Numa sobrevivência na selva, os sobreviventes que encontram a “Árvore da Providência” poderão obter água, comida, entre outras utilidades que a mesma proporciona. Esta árvore é a palmeira;

* Ao passar um avião sobre o local do acidente, pode-se usar a lanterna. A aeronave de busca e salvamento, durante a noite, acusará o recebimento e entendimento da mensagem utilizando o sinalizador verde;

* O melhor lugar para procurar abrigo, após um pouso forçado na selva, é em local próximo à aeronave, alto, plano, afastado de grandes árvores e também dos coqueiros;

* Os alimentos de origem vegetal que devem ser assados, a fim de se tornarem mais digeríveis e agradáveis ao paladar são grãos e sementes;

* No caso de pouso forçado na selva, o procedimento adequado dos sobreviventes, com relação aos agasalhos e roupas de frio, ainda a bordo, será levá-los consigo;

* A biruta d água (âncora) tem por finalidade evitar que o bote se afaste muito do local do acidente;

* O método de extinção de fogo mais utilizado, e que consiste em se retirar calor do material em combustão, é o método de resfriamento;

* Em caso de incêndio a bordo, havendo fumaça densa na cabine, a melhor maneira de se deslocar rumo à saída de emergência será arrastando-se pelo chão, por junto a este, permanece uma camada de ar menos contaminada;

* Após usar um extintor de halon ou de pó químico para apagar o fogo em poltrona, cortina, revestimento ou papel, deverá ser adotado o procedimento de rescaldar os resíduos, para que não haja reignição do fogo;

* Para casos de emergência no mar, as aeronaves que operam voos transoceânicos tem obrigatoriedade de portar equipamentos de flutuação individuais e coletivos, como coletes salva-vidas e barcos salva-vidas;

* Após um pouso de emergência na selva, várias ações podem ser executadas imediata e simultaneamente. Para melhor organização dessas ações, um tripulante, como líder, deverá assumir o comando e distribuir as tarefas;

* O abrigo improvisado mais fácil de se armar, em caso de sobrevivência na selva, consiste em lona ou pára-quedas estendidos sobre corda ou vara, amarrados a estacas ou árvores;

* Para purificar a água encontrada na selva utilizando-se a tintura de iodo, o tempo de espera antes de bebê-la será de 30 minutos;

* Após um pouso forçado na selva, calculando-se o tempo para ser resgatado, as provisões deverão ser divididas em 3 partes;

* Vestes frouxas e proteção sobre a cabeça é uma atenção que se deve ter, em caso de sobrevivência no deserto. Tais medidas visam a prevenção contra a perda demasiada de líquido;

* Ao ser percebido o cheiro de queimado e/ou fumaça saindo de um forno, a ação imediata do comissário deverá ser fechar a porta do forno e desconectar os disjuntores correspondentes;

* Para acionar manualmente o radio farol de emergência, modelo RESCUE 99, é necessário soltar a antena, retirar o invólucro interior de plástico e adicionar qualquer líquido à base de água;

* O procedimento a ser seguido caso haja mais de um bote salva-vidas lançados no mar, será de ligá-los por meio de amarras;

* Para facilitar o uso pelo sobrevivente, identifica-se o lado da sinalização noturna do foguete pirotécnico através da superfície em alto relevo;

* Os tipos de cipó que fornecem água fresca e cristalina são os de casca grossa;

* Após o pouso forçado e a evacuação de emergência, e tendo os sobreviventes afastados da aeronave visando já a operação de sobrevivência na selva, a seqüência correta a ser seguida é socorrer os feridos e acionar o rádio de emergência, procurar abrigo, descansar física e mentalmente e procurar fonte de água;

* Para se tornar mais fácil a localização dos sobreviventes, em um pouso de emergência na selva, devemos permanecer junto à aeronave e fazer todas as sinalizações que forem possíveis;

* Para serem comidos, os brotos de bambu de todas as espécies, devem ser fervidos a fim de remover-lhes o gosto amargo;

* Em caso de falta do recipiente para o cozimento da caça, o sobrevivente deve assar a carne da melhor maneira possível;

* A fim de facilitar a localização à noite, do bote salva-vidas no mar utiliza-se apito, sinais de luz vermelha e lanterna;

* O sobrevivente de um pouso forçado deve aproximar-se de um helicóptero de salvamento curvado e em direção ao piloto ou co-piloto;

* Os peixes marinhos que “não” devem ser ingeridos, por apresentarem risco de envenenamento, são os que apresentam pele com espinhos;

* Ao identificar um foco de incêndio a bordo, o comissário deverá, prioritariamente, extinguir o fogo;

* O extintor de água deverá ser utilizado para combater incêndio causado por madeira, estofamento, papel e tecido;

* Os incêndios em reservatórios de querosene, aparelhos de um centro de computação em funcionamento e transformadores de energia fora de uso possuem, respectivamente, a seguinte classificação: “B”, “C” e “A”;

* De frente para uma fogueira, o calor chega até o sobrevivente por irradiação;

* As regras básicas para a utilização dos recursos de sinalização, em uma sobrevivência na selva são, com exceção do rádio transmissor, conservar os demais para quando se ouvir ou avistar aeronave ou embarcação;

* O agente extintor do tipo BCF é conhecido na aeronave no sistema portátil interno;

* Num pouso de emergência no mar, os barcos salva-vidas deverão estar dobrados e guardados nos seus respectivos lugares;

* Em um pouso forçado em terra, a decisão de abandonar o local do acidente deverá ser tomada quando houver certeza de ser encontrado socorro;

* A água da chuva, quando retirada do gravatá deverá ser coada e purificada;

* Na caça, em uma sobrevivência na selva, poderão ser utilizados armadilhas do tipo arapucas e laços;

* Todas as cobras podem servir como alimento, exceto a cobra do mar;

* Os equipamentos coletivos de flutuação possuem um componente de grande importância, que retarda a deriva da embarcação, que é a biruta d água;

* O corante marcador de água é um recurso utilizado para se fazer sinalização apenas durante o dia;

* Havendo um foco de incêndio em um toalete e estando a porta do mesmo muito quente, antes de abri-la para combater o fogo deve-se abrir uma fresta ou fazer um furo na parte superior da porta do toalete, e descarregar um extintor de halon, de preferência;

* As conseqüências de um incêndio em um ambiente fechado serão aumento da temperatura e pressão;

* Após o pouso forçado na selva e conseqüente evacuação de emergência, o melhor procedimento a ser adotado pelos sobreviventes será, se possível, usar a aeronave como abrigo e esperar o salvamento;

* Dentre os peixes de rio, o que é considerado mais perigoso é o candiru;

* O maior problema que um sobrevivente enfrenta em uma área gelada está relacionado a manutenção de temperatura corporal;

* Em uma sobrevivência no mar, caso o sobrevivente consiga caçar uma gaivota ou pescar um peixe, ele deve mascar a sua carne e beber o seu sangue;

* Em uma sobrevivência no mar, as vísceras dos peixes ou aves capturados e abatidos, servirão como iscas para pescarias;

* Em uma sobrevivência no mar, a quantidade mínima de água que o sobrevivente necessita por dia, é de aproximadamente 500 ml;

* É aconselhável que os sobreviventes que estejam em um bote no mar utilizem toldo de proteção lateral, dossel de cobertura e vestimenta que cubra todo o corpo;

* O agente extintor que devido à sua baixa temperatura poderá provocar queimaduras quando em contato com a pele é o CO2;

* Em locais de fumaça ou gases, os itens necessários para o combate a focos de incêndio, além do extintor adequado e luvas de amianto são cilindro de oxigênio com máscara full face ou CAF;

* Os sobreviventes de um pouso de emergência em terra devem dar preferência aos alimentos de origem animal, pois possuem maior valor nutritivo;

* Em uma sobrevivência na selva, pode-se obter água de alguns cipós, porém, dentre estes, deve-se evitar os que produzam líquido leitoso e amargo;

* Em uma sobrevivência na selva, ao se preparar o local para montagem de uma fogueira, deve-se observar que a área esteja limpa e a terra seca;

* A classe de incêndio que queima em superfície e em profundidade, deixando resíduos após o processo de queimar é “A”;

* O extintor de dióxido de carbono (CO2) tem como princípios de extinção do fogo abafamento e resfriamento;

* Numa sobrevivência na selva pode-se fazer fogão montados a 50 cm acima da fogueira, formando um tripé que é chamado de moquém;

* Numa sobrevivência na selva, para purificar 3 litros de água utilizando-se tintura de iodo é necessário 24 gotas;

* Num pouso forçado na selva, o alimento mais abundante e fácil de conseguir é de origem vegetal;

* O agente extintor utilizado no PQS é sulfato de alumínio ou bicarbonato de sódio;

* A principal causa porque não se deve aproximar por trás do helicóptero é rotor girando em alta rotação;

* É indispensável para uma sobrevivência em terra: sono, comida e água;

* Carrapatos são encontrados freqüentemente em capinzais;

* O serviço de busca e salvamento é conhecido mundialmente pela sigla SAR;

* Numa sobrevivência em terra, com relação a vestuário, deve-se usar o máximo de roupas possível, protegendo-se todo o corpo, inclusive extremidades e rosto;

* Numa situação de pouso forçado em terra, ainda a bordo, o procedimento com relação aos agasalhos e roupas de frio será levá-los, uma vez que à noite a temperatura é sempre bem mais baixa;

* Procure acampar sempre que possível em pequenas elevações a mais de 100 metros de um curso de água;

* Quando o sobrevivente for dormir, deve procurar construir a cama utilizando folhas e, sobre estas, colocar mais folhas largas, ficando distante do solo;

* Num pouso forçado no deserto, durante a noite, o local mais seguro para o sobrevivente será dentro da aeronave;

* Em regiões desérticas, a melhor proteção para o calor do dia, é encontrada à sombra das dunas;

* Numa sobrevivência no gelo, o tipo de abrigo que se deve ter certo cuidado ao utilizá-lo é a caverna;

* Numa sobrevivência no gelo, o tipo de abrigo mais fácil de improvisar é a trincheira;

* Numa sobrevivência no deserto, a temperatura caracteriza-se elevada durante o dia e queda brusca à noite;

* Numa sobrevivência na selva, a aeronave, no que se refere a abrigos, poderá ser utilizada se estiver
aproveitável, ou usar suas partes para improvisá-los;

* Para melhor localização na selva, durante o dia, deve-se colocar na asa e ao redor do avião objetos brilhantes e de coloração viva;

* Na sinalização visual terra e ar, a letra “X” significa: necessitamos assistência médica;

* Nunca deixe de providenciar em seu acampamento fogueiras num raio de 50 a 100 metros;

* Numa sinalização visual terra e ar, a letra “N” significa não ou negativo;

* Uma aeronave SAR localizou um acampamento de sobreviventes. Estes fizeram sinalizações. A aeronave SAR fez curva de 360o pela direita. Isto significa que recebeu a mensagem e não entendeu;

* Na sinalização visual terra e ar, o sinal “→” significa que estamos avançando nesta direção;

* Na sinalização visual terra e ar, a letra “Y” significa sim ou positivo;

* Para fazer sinalização com cartuchos pirotécnicos, usa-se o lado da fumaça durante o dia e a tocha vermelha à noite;

* Os períodos internacionais de silêncio correspondem, respectivamente, nos hemisférios ocidental e oriental, dos 15 aos 18 minutos/dos 45 aos 48 minutos e do 00 aos 03 minutos/30 aos 33 minutos de cada hora cheia;

* Pode-se dizer que fogo seja uma reação química que se caracteriza pela presença de luz e calor;

* Pode-se improvisar um espelho de sinalização utilizando-se pedaço de carenagem do avião, com o lado sem pintura virado para cima;

* Na sinalização visual terra e ar, a letra “F” significa necessitamos alimento e água;

* As freqüências do rádio transmissor de emergência são 121,5 MHz (civil) e 243 MHz (militar);

* Nas regiões desérticas as fontes de água potável poderão ser mais facilmente encontradas onde houver vegetação;

* A água dos riachos, rios, lagos, nascentes, mananciais e brejos pode ser bebida sem risco após ter sido purificada;

* Quando na preparação para um pouso de emergência em locais desabitados, tripulantes e passageiros devem saciar completamente a sede antes do pouso;

* As trilhas de animais poderão conduzir os sobreviventes a uma corrente ou nascente de água;

* Os sobreviventes não dispõem de muita água. Neste caso, deverão preferir os alimentos hidrocarbonetos;

* Em caso de emergência, a água pode ser purificada através de itens encontrados no conjunto de sobrevivência, a saber, iodo e halazone;

* O cuidado que se deve ter em relação à água antes de ser bebida é a devida purificação, com exceção da água da chuva ou de origem vegetal;

* A água a ser purificada por meio de fervura, deve-se fazê-lo durante pelo menos 1 minuto;

* Numa sobrevivência no deserto, o calor do corpo humano é normalmente eliminado e transferido para o ambiente pelos processos de irradiação, condução e convecção;

* Para se obter água na selva, não se encontrando um regato ou rio, deve-se cavar o chão pelo menos ½ metro de profundidade;

* Durante uma sobrevivência em regiões geladas, poder-se-á obter água através do gelo;

* A existência de grave e iminente risco e a necessidade de socorro imediato é indicada em radiotelefonia (ou qualquer outro processo de transmissão de voz humana) pela enunciação da palavra MAYDAY;

* Alimentos que contenham amido devem ser ingeridos somente cozidos;

* Os órgãos de caça que possuem vitaminas essenciais são coração, fígado e rins;

* Durante uma sobrevivência na selva, alguns insetos poderão ser ingeridos, tais como escaravelhos, cupins, gafanhotos e grilos;

* Acaju, arraia, poraquê e baiacu são alguns peixes perigosos dos rios brasileiros;

* O baiacu é um peixe de água doce e de água salgada, sendo venenoso;

* Tendo de permanecer 6 dias na selva, após um pouso de emergência devemos distribuir as provisões: 2/3 para os 3 primeiros dias e 1/3 para os outros 3 dias;

* Durante uma sobrevivência na selva, o sobrevivente poderá usar o arpão de ponta dupla e feito de bambu para pescar;

* Pode-se ingerir a carne da caça fervida durante 2 ou 3 minutos;

* Qualquer vegetal ou frutos encontrados na selva, se houver dúvidas em comê-los, deve-se cozinhá-los antes;

* Os alimentos silvestres antes de serem ingeridos devem ser cozidos porque mantém certo valor nutritivo e oferecem menos perigo;

* Os vegetais que os macacos e os pássaros utilizam para comer são os que devem ser comidos;

* Dentre os peixes fluviais perigosos, destacam-se os bagres, mandis, acaju, arraia, candiru e poraquê;

* Uma das plantas mais completas é a palmeira, também chamada árvore da providência, dela um sobrevivente poderá utilizar como alimento frutos, seiva e palmito;

* Encontrando-se brotos de coco caídos no chão germinando, podem ser comidos e tem sabor de aipo;

* Encontrando-se ostras e mariscos, a melhor forma de lavá-los é deixando-os dentro de uma vasilha com água durante a noite. No dia seguinte estarão limpos, pois se limpam sozinhos;

* Na selva, os alimentos são abundantes. Entre os frutos, destacam-se maça do mato, ameixa selvagem, coco, manga, amora e sapoti;

* Para a manutenção do fogo na ausência de vegetação e na impossibilidade de utilizar os destroços da aeronave, o sobrevivente de um pouso forçado no gelo poderá usar gordura animal;

* As armadilhas e alçapões para pássaros e pequenos animais deverão ser armados à tarde e recolhidos pela manhã;

* As marchas deverão ser iniciadas pela manhã e interrompidas para acampar às 15 horas;

* O deslocamento na selva poderá ser feito desde que o trajeto percorrido seja marcado;

* Durante uma jornada, deve-se caminhar por 3 horas e descansar por 1 hora;

* Tendo decidido encetar marcha ao abandonar o local do acidente, deslocando-se pela selva à procura de socorro, encontrando o sobrevivente à sua frente uma elevação muito acentuada, o melhor procedimento será subir em ziguezague para facilitar o acesso e cansar menos;

* Para locomover-se na floresta, se possível, deve-se orientar pelos altímetros e bússolas retirados do avião, não se esquecendo de remover os ímãs de compensação;

* O deslocamento na floresta deve ser feito seguindo-se um curso de um rio ou trilha de índios;

* Ao se deslocar pela selva, o trajeto percorrido deverá ser marcado por meio de cortes de árvores, galhos quebrados, setas desenhadas e tiras amarradas em árvores;

* Antes de iniciar um voo sobre grandes extensões de floresta, deve-se checar todo equipamento de salvamento transportado pelo avião;

* O conjunto de sobrevivência de lona impermeável, cor laranja, a ser transportado pela aeronave em voo sobre a selva, deve conter uma bolsa de sobrevivência e uma de primeiros socorros;

* A bolsa de primeiros socorros contém o mínimo de equipamentos de primeiros socorros necessários ao atendimento e tratamento de emergência dos sobreviventes de acidentes aeronáuticos. O número de bolsas adicionais que devem existir a bordo é calculado na base de 1 para cada 10 pessoas;

* Os soros específicos para picada de cascavel e de urutu são, respectivamente, crotálico e botrópico;

* Uma cobra picou uma criança e fugiu. No local da picada, há linhas de escoriação sangrentas, sem
orifícios nítidos. Trata-se de uma picada de cobra jibóia;

* Na selva, o sobrevivente deverá procurar pelo alimento vegetal porque é o que há em maior quantidade e é mais fácil de ser encontrado. Entretanto, deverá ter cuidado com algumas espécies, que somente poderão ser ingeridas cozidas, pois cruas são venenosas. Tem como representante a mandioca brava;

* Uma aeronave com capacidade para 90 passageiros deve levar a bordo farmácia médica em número de “1”;

* O veneno da cobra coral é do tipo neurotóxico;

* Em caso de acidente por cascavel, deve-se manter a vítima em repouso;

* O soro eficaz para a picada da cobra surucucu é anti-laquético;

* Quando em uma vítima picada por escorpião coloca-se no local da lesão compressa mornas, tem-se por objetivo abrandar a dor;

* A quantidade de soro contra picada de qualquer cobra venenosa em média, visa neutralizar em miligramas de veneno, o correspondente a 100 MG;

* Ao avistar um grupo de indígenas, deve-se deixar que os mesmos se aproximem, partindo deles o entendimento;

* O soro específico para picada de cobra coral venenosa é o soro anti-micrúrico;

* Nas picadas de cobras venenosas, escorpiões e aranhas deve-se retirar a maior quantidade possível de veneno, através da sucção, de preferência, pela própria vítima;

* No caso de picada de escorpião da espécie serrulatus, o soro específico é o soro antiaracnídeo e antiescorpiônico;

* O garroteamento ou torniquete, no caso de picadas de cobras do grupo Bothrops, poderá gangrenar o local afetado;

* Quando num acampamento indígena, deve-se respeitar o costume e hábitos dos índios, principalmente os religiosos;

* No hemisfério sul, os sobreviventes poderão orientar-se pela constelação Cruzeira do Sul;

* Levando-se em conta a Rosa dos Ventos, estendendo-se o braço direito na direção que o Sol nasce, tem-se que o norte fica na direção do rosto;

* O transmissor de emergência, quando jogado na água, emite o sinal de SOS;

* Em uma sobrevivência no mar, em função da eficiência e da segurança, o sistema de vigilância por turno nos botes salva-vidas, não deverá ultrapassar o período de 2 horas;

* As saídas que, normalmente oferecem maiores restrições numa evacuação de emergência no mar, na maior parte das aeronaves, são as portas dianteiras;

* Após um pouso no mar, a primeira providência que os sobreviventes deverão fazer é se afastar do avião;

* A evacuação da aeronave, após um pouso de emergência no mar, deverá ser iniciada quando o avião estiver totalmente parado;

* Antes de lançar o bote deve-se fixá-lo no avião em local apropriado na soleira da porta ou sobre a asa;

* Os passageiros, na iminência de pouso no mar, deverão ser orientados a como colocar, usar e inflar os coletes;

* Normalmente, nas aeronaves, os coletes salva-vidas dos passageiros localizam-se sob os assentos na cabine principal;

* No caso de um bote salva-vidas inflar acidentalmente, dentro da aeronave, o comissário deverá rasgá-lo imediatamente;

* O balde de lona do bote servirá para guardar vísceras de aves, peixes, ossos, serve como vaso sanitário e para armazenar água;

* A esponja desidratada, que faz parte do equipamento do bote, servirá para manter seco o fundo do bote;

* Os métodos de purificação da água do mar são: purificador químico e destilador solar;

* Quando for pescar o sobrevivente que estiver com a linha de pesca deverá mantê-la segura com as mãos;

* Poderá ser improvisado para pescar no bote numa sobrevivência no mar uma faca amarrada a um estol ou montante;

* Pode-se saber que há terra próxima pelo tom mais claro da água do mar;

* Deve-se usar o corante de marcação ao se ouvir/vir uma aeronave/navio, durante o dia;

* Numa sobrevivência na selva, utilizando-se o método da estaca, é possível achar-se o meio dia aparente e também o meridiano norte-sul;

* A melhor maneira de se construir uma fogueira, de maneira eficiente e protegida do vento é próximo a uma rocha ou de um anteparo feito de tronco;

* Algumas árvores tem cascas comestíveis. Destas, a parte com a qual se faz a farinha é a interna branca;

* Em princípio não devem ser comidos os alimentos que sejam amargos, cabeludo e leitoso;

* As ostras e mariscos agarrados aos cascos enferrujados dos navios jamais devem ser comidos;

* Um dos maiores perigos que um sobrevivente enfrentará, está relacionado com os insetos transmissores de doença. Deve-se proteger da malária, ingerindo comprimidos de atebrina ou aralen;

* O veneno do escorpião é doloroso de 4 a 6 horas;

* Em uma sobrevivência no mar é importante observar a velocidade média diária das correntes oceânicas, que varia normalmente entre 6 a 8 milhas;

* O procedimento adequado no caso de enjôo marítimo é suspender a alimentação e repouso;

* Em um pouso no mar a evacuação é comandada pelo comandante;

* Uma vez afastados do avião, os barcos deverão ser reunidos e amarrados uns aos outros com uma distância mínima de 8 metros;

* O tempo e a distância em que é visível a sinalização produzida pelo pó marcador de água são, respectivamente, aproximadamente 3 horas e 10 milhas náuticas;

* Os soros específicos para picadas das cobras venenosas coral, jararaca, surucucu e cascavel são, respectivamente, os antimicrúrico, botrópico, laquético e crotálico;

* Os animais peçonhentos mais importantes da selva compreendem aranhas, escorpiões, cobras e marimbondos;

* Havendo a necessidade de o comissário permanecer no solo, o melhor ângulo que ele deverá ficar em relação ao piloto do helicóptero de resgate é 45o à direita;

* Para manutenção do fogo na ausência de vegetação e na impossibilidade de utilizar destroços da aeronave, o sobrevivente de um pouso forçado poderá usar breu vegetal;

* Deve-se utilizar o pirotécnico fora do bote na posição horizontal, a favor do vento;

* No caso de desidratação durante uma sobrevivência no mar, deve-se suspender a alimentação, dar bastante líquido e manter a pessoa em repouso;

* Não é permitida a utilização do extintor de pó químico na cabine de comando por ser seu agente corrosivo;

* Na utilização do extintor de água pressurizada, antes de apertar o gatilho, deve-se remover a trava de segurança;

* A maneira de se evitar a explosão espontânea é arrumar os produtos sujeitos a essas reações em compartimentos frescos e ventilados;

* Os extintores nas aeronaves estão alojados em locais de fácil acesso e rápido alcance, e os tipos mais comuns são água (A), CO2 e halon (B) e pó químico ©;

* As combustões podem classificar-se quanto à sua velocidade em ativa, lenta, explosão e espontânea;

* Ponto de fulgor é a temperatura mínima na qual o corpo combustível começa a desprender gases ou vapores, não havendo constância na chama;

* Abafamento está para CO2 assim como abafamento está para pó químico;

* Para se utilizar o extintor de CO2, deve-se posicionar o tubo difusor, apertar o gatilho e dirigir o jato para a base da chama;

* O extintor de BCF é do tipo pressurizado;

* Para se utilizar o extintor de BCF, deve-se puxar o pino e/ou pressurizar a trava de segurança, apertar o gatilho e direcionar o jato para base da chama, formando uma nuvem;

* As verificações a serem feitas com relação aos extintores portáteis de bordo são: verificar o lacre, validade e, eventualmente, manômetro, quando o extintor o possuir;

* A combustão além do combustível é uma reação química que depende de oxigênio e calor;

* Deve-se proteger dos respingos de água do mar numa sobrevivência porque o sal contido na água do mar poderá provocar ulcerações na pele;

* Ponto de combustão é a temperatura mínima necessária para que um corpo emita vapores em quantidade suficiente para que a chama seja permanente;

* Combustível é o elemento que é possível de queimar, alimentar a combustão e serve de campo para a propagação;

* Combustão ativa é aquela em que o fogo, além de produzir calor, produz chama, porque o ambiente é rico em oxigênio;

* Condução é a forma de transmissão de calor que ocorre através da proximidade de uma molécula à outra molécula do material combustível;

* Para se extinguir o fogo em combustível gasoso, deve-se cortar o fornecimento do gás, quebrando-se o equilíbrio do triângulo, pela retirada do material combustível;

* Um comissário deve ter em mente 3 princípios básicos para atuar com segurança em caso de fogo à bordo: Prevenção/salvamento/combate;

* A reunião de combustível, calor e comburente forma o triângulo do fogo;

* Quando se lança determinados agentes extintores ao fogo, para combater a reação em cadeia, está se agindo por extinção química;

* Todos os extintores quando usados deverão estar na posição vertical;

* Existem combustíveis que pela sua grande velocidade de queima, criam uma enorme produção de gases e, quando inflamados em compartimentos fechados, produzem o fenômeno da explosão;

* Em caso de incêndio à bordo, havendo fumaça densa na cabine, a melhor maneira de se deslocar rumo à saída de emergência será arrastando-se com o rosto próximo ao chão;

* Fogo é um fenômeno químico que se caracteriza pela presença de luz e calor;

* O elemento ativador do fogo é o comburente;

* Condução é a transmissão de calor molécula a molécula;

* A temperatura mínima na qual um combustível desprende vapores e, em contato com o oxigênio e com uma fonte externa de calor ele se incendeia, porém sem constância na chama é chamado de ponto de fulgor;

* O sistema fixo de extinção de incêndio dos toaletes é acionado automaticamente quando a temperatura atingir 170o F;

* Oxigênio portátil com máscara full face ou CAF, extintor apropriado à classe de incêndio e luvas de amianto são necessários no combate ao fogo na cabine de comando;

* Os extintores dos motores ou reatores de uma aeronave estão localizados no alojamento do trem de pouso principal, cone de cauda e compartimento de carga;

* O fogo gera calor. O calor desprende vapores e gases que se inflamam, gerando mais calor, mais vapores e mais fogo. Tal fenômeno é conhecido como reação em cadeia;

* Combustão na qual o fogo só produz calor, não tem chamas e onde o ambiente é pobre em oxigênio é denominada combustão lenta;

* Um extintor pressurizado apresenta exteriormente uma manômetro;

* Extintores portáteis são aparelhos operados por uma única pessoa no combate a princípio de incêndio;

* O oxigênio é um comburente;

* O extintor de PQS age por abafamento. Na cabine de comando existe extintor de BCF (na maioria das aeronaves) e o agente extintor mais usado é a água;

* O fogo nos motores ou reatores de uma aeronave, durante o voo, será extinto através de sistemas fixos de acionamento manual;

* Abafamento está para BCF assim como abafamento está para CO2;

* Os agentes extintores mais utilizados são: água, pó químico, componentes halogenados, gás carbônico e espuma;

* As temperaturas que atuam na combustão são: fulgor, combustão, ignição e ignição explosiva;

* O elemento que dá início à combustão é o calor;

* Pode-se dizer que agentes extintores são toda substância ou material que pode ser utilizado para apagar incêndio.

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